Protagonismo da liderança leiga é destaque do CD 2022

Cerca de 200 pessoas se reuniram entre os dias 12 e 15 de novembro, no Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS, para o encontro anual do Conselho Diretor. A programação, que reúne os pastores conselheiros e líderes leigos dos 59 Distritos da IELB, os representantes dos Departamentos de Ação Social, Administração, Comunicação, Educação Cristã, Ensino e Expansão Missionária, a Diretoria Nacional da IELB e representantes das ligas e organizações auxiliares, discutiu sobre diversas questões da igreja, apresentou relatórios, analisou moções e planejou atividades para o próximo ano.

A dinâmica do CD 2022 foi bem diversificada, com foco na liderança leiga da Igreja, sob o tema ” Grandes líderes para uma grande missão”. Além das palestras conduzidas pelos leigos da Diretoria Nacional, “Líder – O protagonista na execução” (vice-presidente de Administração da IELB, Gustavo Becker da Silveira) e “É obvio, sempre foi assim. Será?” (vice-presidente de Comunicação da IELB, Éderson Wasem), houve um momento prático em que todos os participantes foram divididos em 11 grupos de trabalho conduzidos por um representante das diretorias do CD e da IELB. Cada grupo recebeu um problema distinto de um distrito e teriam que apresentar a solução para o mesmo. Após, os grupos se reuniram novamente no plenário para apresentar seus problemas e suas soluções para o grande grupo.

Homenagem aos líderes leigos

Outro momento importante foi a entrega do crucifixo com o símbolo da IELB que os Conselheiros recebem quando empossados, também aos líderes leigos, demonstrando o reconhecimento e valorização da igreja também aos Líderes Leigos do CD.

O presidente do CD, Juliano Belz, juntamente com o secretário do Departamento de Administração, Rev. Walduíno Littig Jr., e Líder Leigo do Distrito Verdes Vales, Hélio Hand, apresentaram o GPS (Guia Prático do Sínodo) da Liderança da IELB, reorganizando o organograma da IELB para que se tenha melhor compreensão dos papéis e funções de cada organismo dentro da Igreja.

Painéis

A tradicional programação com apresentação dos relatórios da Diretoria e dos departamentos também teve uma mudança significativa, tornando-se mais dinâmica e atrativa. Ao invés das apresentações individuais, foram feitos dois painéis: um com os integrantes da Diretoria Nacional e outro com os coordenadores dos departamentos do CD. As demais organizações auxiliares, comissões e conselhos tiveram suas exposições normais.

Também houve a apreciação e votação das 11 moções enviadas a esta reunião (que serão compartilhadas em breve com a toda a igreja por meio da ata do encontro) e da temática do quadriênio 2023-2026, que está disponível para download aqui. Os Conselheiros receberam os cartazes impressos que serão entregues para cada congregação de seu distrito.

Tour pelo Seminário

Como de costume, o primeiro encontro da nova gestão do CD, eleita na Convenção Nacional da IELB, acontece no Seminário Concórdia, a fim de oportunizar melhor conhecimento e interação com o local de formação dos pastores da IELB. Desta vez, o grupo fez um tour pela instituição a fim de conhecer a realidade e necessidades do espaço.

Houve ainda momento especial de homenagem aos professores do Seminário que estão deixando suas funções e o diretor Dr. Gerson Linden aproveitou a oportunidade e presença do Rev. Nerlinho Balz para entregar seu diploma de mestrado, devido à impossibilidade da participação do pastor Nerlinho na formatura. O coordenador da ETE (Educação Teológica por Extensão), Rev. Leonidio Görl, apresentou as novidades dos cursos, sobretudo para auxiliar na atuação e capacitação da liderança leiga.

O Seminário e o Projeto Eliézer assinaram convênio, formalizando uma prática que faz parte da formação de pastores no Seminário Concórdia.

O culto de encerramento foi conduzido pelo Distrito Concórdia e teve como pregador o diretor do Seminário, Dr. Gerson Linden.

Parte da programação (abertura, palestras e culto de encerramento) foi transmitida pelo canal da IELB no Youtube (confira a playlist aqui).

A próxima reunião ordinária anual do CD será de 12 a 15 de outubro de 2023, novamente no Seminário Concórdia devido às comemorações dos 120 anos da instituição responsável pela formação dos nossos pastores. Antes disso, porém, haverá uma reunião extraordinária online, programada para o dia 27 de maio.

Veja o álbum completo de fotos aqui.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ovelhas geram ovelhas. Pastores apascentam ovelhas

No evangelho de João 10.11,14, Jesus é o “Bom Pastor” que apascenta e gera, espiritualmente, as ovelhas que escutam sua voz e que o conhecem e são por ele conhecidas.

Veja também

Ovelhas geram ovelhas. Pastores apascentam ovelhas

No evangelho de João 10.11,14, Jesus é o “Bom Pastor” que apascenta e gera, espiritualmente, as ovelhas que escutam sua voz e que o conhecem e são por ele conhecidas.

Cheiro de salvação

O texto de 2 Coríntios 2.14 diz assim: “Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas”.

Quem está nas trincheiras ao seu lado?

Quando a gente casa, traz uma bagagem para a vida a dois. Nessa bagagem, estão os valores aprendidos em casa, as experiências de relacionamentos anteriores, nossa profissão talvez, sonhos e desejos.