Igreja Luterana da Letônia pede filiação ao Conselho Luterano Internacional

A Igreja Evangélica Luterana da Letônia (Latvijas Evangeliski Luteriska Baznica – LELB) realizou uma reunião do sínodo no dia 06 de agosto, para filiação ao International Lutheran Council (ILC). Segundo o secretário geral da ILC, Timothy Quill, a LELB tem um relacionamento longo, frutífero e harmonioso com muitas igrejas que são membros do ILC. “Nós conhecemos bem e temos a mesma mente e coração na doutrina e prática luterana. Estamos muito satisfeitos em saber que a Igreja da Letônia votou para se tornar membro do Conselho Luterano Internacional”, enfatiza.

A Igreja Evangélica Luterana da Letônia é a maior igreja da Letônia, com aproximadamente 700 mil membros. O Conselho Luterano Internacional é uma associação global de órgãos confessionais da Igreja Luterana que proclamam o Evangelho de Jesus Cristo com base em um compromisso incondicional com as Sagradas Escrituras e as Confissões Luteranas. O ILC existe para encorajar, fortalecer e promover a teologia e prática luterana confessional centrada em Jesus Cristo entre seus membros e em todo o mundo.

Os delegados do sínodo do LELB reuniram-se sob o tema “Serviremos ao Senhor” (Josué 24.15), em uma instalação ao ar livre em Roja. Esta foi a primeira vez que um sínodo do LELB foi realizado fora de Riga (capital da Letônia). O sínodo havia sido programado para ocorrer em junho de 2020, mas foi adiado devido à pandemia da COVID-19. Acesse aqui a reportagem completa no site do ILC.

O presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, manifestou grande alegria e gratidão a Deus em receber a notícia que a Igreja Evangélica Luterana da Letônia decidiu filiar-se ao ILC. “Em 2017, celebramos os 500 anos da Reforma Luterana, por meio da qual o bondoso Deus devolveu à sua Igreja a Boa Nova da salvação pela fé em Cristo Jesus. E nós somos testemunhas do quanto esta mensagem foi preciosa aos nossos pais, é preciosa para nós e continuará sendo preciosa para nossos filhos e para todas as gerações vindouras. Por isso, somos luteranos confessionais, membros do ILC, pois, juntamente com as demais igrejas cristãs luteranas confessionais, queremos trabalhar e lutar para preservar e compartilhar este precioso tesouro com as pessoas de todas as gerações e do mundo todo, observando o que nos recomenda o autor da carta aos Hebreus, no capítulo 10, versículo 25: ‘Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel’. Que isto continue acontecendo no Brasil, na Letônia e em todo o mundo! Soli Deo gloria!”, comemorou.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.