Educação com base na fé

Dione Galvani
Diretora da Escola São Mateus  

Inspirada em Lutero, que defendeu que o único caminho da salvação é a fé em Cristo e proporcionou o nosso acesso direto à palavra de Deus, a Congregação São Mateus, de Sapiranga, RS, representada pelos membros Arlindo Muller e Anselmo Schuller, concretizou a fundação de uma escola, em 1952.

São mais de 70 anos voltados para a educação, e, em 2019, criamos o nosso MANIFESTO, em que firmamos o nosso compromisso com uma educação baseada em uma pedagogia cristã. Acreditamos, como explica o autor César Nunes (2018, p.154), que construir escolas é afirmar uma presença no mundo com propósito e responsabilidade, promovendo fraternidade, solidariedade e sustentabilidade — dons graciosos de Deus. A pedagogia luterana coloca a Bíblia e os valores cristãos no centro do ensino e da formação de caráter, promovendo autonomia, pensamento crítico e responsabilidade. O nosso Manifesto, com seus quatro pilares, aborda tudo isso! E como ele se reflete na nossa rotina escolar e na relação entre professores, alunos e comunidade?

  1. A LINGUAGEM ME CONECTA AOS OUTROS.                                                    

           A DIFERENÇA NOS TORNA IGUAIS.


No dia a dia, a pedagogia luterana se manifesta na criação de um ambiente acolhedor, onde cada estudante é visto como uma pessoa única. Equipe diretiva, pastoral e professores atuam como guias e facilitadores, incentivando o respeito mútuo, a empatia e a convivência harmoniosa. Esta postura reforça a ideia de que todos são filhos de Deus e merecem atenção e cuidado.

  1. VENCER OS OBSTÁCULOS DE HOJE.                                                               

           O QUE NOS GUIA SÃO OS VALORES CRISTÃOS.


As aulas integram conteúdos acadêmicos com valores cristãos. Em Projeto de Vida, refletimos sobre justiça e solidariedade; em Ciências, abordamos a criação e o cuidado com o meio ambiente; na Educação Financeira, a parábola dos talentos inspira decisões responsáveis. Todos os dias, começamos as aulas com devoção, conduzida pelo capelão, pastor Alexandre Ulrich, fortalecendo a fé dos estudantes e unindo ainda mais a comunidade escolar, que acompanha esses momentos pelo site da escola: saomateus.g12.br.

  1. FAMÍLIA E ESCOLA UNIDAS NUM PROPÓSITO.                                         

           FORTALECER OS JOVENS PARA DESAFIOS QUE AINDA NÃO EXISTEM.


A pedagogia luterana também se manifesta na formação de cidadãos éticos e responsáveis, estimulando debates, ações solidárias e a prática diária do amor ao próximo. Nossa biblioteca, cuidadosamente composta, reforça princípios como ética, respeito e fé cristã, apoiando a formação integral dos estudantes. A parceria com as famílias e a comunidade é essencial, fortalecida por eventos, cultos e atividades que promovem integração e transformam a escola num espaço de transformação social, alinhado aos valores cristãos.

  1. A TECNOLOGIA NOS CERCA.                                                                                   

          A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NOS FAZ SENSATOS.   

Vemos a tecnologia como ferramenta que amplia o conhecimento e facilita o aprendizado, sempre guiada pela responsabilidade e ética cristãs. Também oferecemos disciplinas voltadas à tecnologia, orientadas pelo desenvolvimento da inteligência emocional, que conduz a relações respeitosas e responsáveis.

Como escola cristã, o nosso desejo é que toda a comunidade escolar, busque um caminho para viver com mais compaixão e responsabilidade, refletindo o amor de Deus em nossas ações e relações.

Clique aqui para ler o nosso Manifesto.

Referências bibliográficas:

NUNES, César. A Pedagogia Luterana: Dois Olhares. Canoas: Editora da Ulbra; Porto Alegre: Concórdia, 2018.

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Acídia: quando o coração esfria nas coisas de Deus

O culto vira opcional, a Bíblia fica para quando sobrar tempo, a Santa Ceia é adiada até eu estar melhor

Veja também

Acídia: quando o coração esfria nas coisas de Deus

O culto vira opcional, a Bíblia fica para quando sobrar tempo, a Santa Ceia é adiada até eu estar melhor

O trabalho na igreja continua

André Cristiano MittmannVice-presidente de Projetos LLLB         Ao longo de...

Novo Hamburgo abre grupo de Jogadores Anônimos

Encontros serão semanais, sempre aos domingos, às 16h, no espaço da Congregação Rei Jesus