14º Encontro Nacional de Escolas Luteranas (14º ENEL)

Em 1524, Lutero elaborou um documento que lançaria as bases de conceitos como educação pública e gratuita, universalização do ensino, ludicidade no processo ensino-aprendizagem, educação interacionista, protagonismo do aluno, aprendizagem significativa e de uma educação com propósitos existenciais, fundamentada nos princípios cristãos.

Prof. Esp. Nelci Naor Senger
Diretor Executivo da Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL)

            A importância do conteúdo da carta de Martinho Lutero, “Aos Conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs”, ainda é pouco conhecida entre nós. A história da educação, em geral, escrita por pessoas não ligadas ao contexto da Igreja Luterana, enfatiza o trabalho de pedagogos posteriores ao período de Lutero, sem demonstrar como estes foram impactados pelo pensamento educacional emanado do movimento da Reforma Luterana. A Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL), aproveitando o fato de que esta carta está completando 500 anos de publicação em 2024, estruturou um projeto cujos objetivos principais eram trazer à luz as proposições pedagógicas de Lutero, demonstrando o quanto elas são contemporâneas e, principalmente, criar condições para que estas proposições pudessem ser estudadas, compreendidas e aplicadas nas salas de aula de hoje.

É admirável constatarmos que, em 1524, Lutero tenha elaborado um documento que lançaria as bases de conceitos como educação pública e gratuita, universalização do ensino, ludicidade no processo ensino-aprendizagem, educação interacionista, protagonismo do aluno, aprendizagem significativa e de uma educação com propósitos existenciais, fundamentada nos princípios cristãos. A história da educação enfatiza a importância das contribuições de pessoas como Friedrich Fröbel (1782-1852), por exemplo, considerado o “Pai do Jardim de Infância”, sem mencionar, muitas vezes, como as proposições da Reforma chegaram até ele, cujo pai era um pastor protestante. De certa forma, o mesmo ocorre com Jean Amos Comenius (1592-1670), chamado o “Pai da Didática Moderna”, e que, além de ter sido educado num contexto familiar protestante, teve também oportunidade de estudar, em 1613, na Universidade de Heidelberg, transformada em uma instituição de ensino protestante desde 1556.

Ciente da importância dos escritos de Lutero para a educação contemporânea e visando tornar esses ensinamentos acessíveis às escolas da IELB, a ANEL lançou, em 2022, o projeto Outros 500 Anos da Pedagogia Luterana, o qual tornou-se o eixo norteador do 14º ENEL, realizado em Santo Amaro da Imperatriz, SC, de 16 a 19 de julho. A preparação para este Encontro iniciou no segundo semestre de 2020 com a produção de artigos sobre a carta de Lutero mencionada acima, bem como sobre a “Prédica para que se mandem os filhos à Escola” (1530). Além de oferecer palestras e oficinas sobre temas ligados ao que Lutero propôs em termos educacionais, o 14º ENEL terá como item em destaque o momento de culminância do projeto Outros 500 Anos, que incluirá o lançamento do livro de mesmo título com o conteúdo dos seis artigos escritos por capelães e diretores de escolas associadas à ANEL, sob a coordenação do departamento pedagógico da Editora Positivo. Como o objetivo de todo esse trabalho é estimular o estudo e a aplicação do pensamento pedagógico de Lutero, este ENEL também será palco de lançamento do projeto A Pedagogia Luterana na Sala de Aula Hoje: compartilhando experiências, o qual deverá se converter em uma publicação com relatos de práticas pedagógicas fundamentadas na pedagogia luterana a ser lançada no 15º Encontro Nacional de Escolas Luteranas que será realizado em julho de 2026.

Em tempos em que a escola confessional cristã brasileira é ameaçada por projetos de lei que restringem sua liberdade e tornam obrigatória a inserção de conteúdos antibíblicos no currículo, é fundamental que a igreja promova ações com o objetivo de reforçar os princípios e fortalecer as práticas pedagógicas voltadas para a formação “tanto de meninos como de meninas em toda a parte, visto que também o mundo precisa de homens e mulheres excelentes e aptos para manter seu estado secular exteriormente” (Lutero, 1524). O 14º ENEL é uma dessas ações. Saiba mais sobre o evento em https://ielb.info/14enel.

Acesse aqui a versão impressa.

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