Emergindo das águas: Um novo começo

A nossa querida Editora Concórdia irá se reerguer e continuará a ser a editora da teologia bíblica e confessional que herdamos da Reforma. Publicando a Palavra que permanece.

Éderson Wasem
Vice-presidente de Comunicação
[email protected]

         No aniversário de 4 anos do Jonas, meu filho mais novo, João, o mais velho, com seus 8 anos na época, passou por um momento desconfortável. Observou os brinquedos que o irmão ganhara e queria brincar com eles, tanto por um sentimento de inveja e injustiça por não ter ganho nada, quanto pelo fascínio das novidades. No entanto, eram brinquedos mais infantis do que os que ele estava acostumado a brincar, deixando-o com a sensação de estar crescendo e mudando. Momentos como esse irão se repetir ao longo da vida de João. Ele cresceu, aprendeu e desenvolveu novas motivações, e ainda nem chegou à adolescência, fase em que questionará tudo o que aprendeu e, principalmente, quem lhe ensinou. Este é um período crucial na construção da maturidade. Embora alguns demorem a alcançar a maturidade e outros nunca cheguem lá, é certo que todos passam por momentos de incerteza e de necessária mudança.

         Há um padrão que se observa em empresas: a curva sigmóide, ou curva S, que mostra que tudo tem um começo, um crescimento, estabiliza, depois declina até o fim. Aubrey Malphurs, em seu livro Advanced Strategic Planning* descreve como praticamente tudo na vida segue esse ciclo: começa, cresce, atinge um platô e, em seguida, decai. Isso se aplica aos seres humanos, relacionamentos como o casamento, liderança e até civilizações, como os impérios grego e romano, e o império russo. Malphurs destaca que todas as organizações enfrentam esse ciclo, e as que sobrevivem são aquelas que, no momento do platô ou em face da queda, adotam novos começos, novas ações, mudanças que as fazem retomar o desenvolvimento.

        A Editora Concórdia já viveu ciclos desta curva e novos recomeços ao longo dos seus 101 anos de história. Tudo começou com os pastores produzindo e repassando conteúdo uns aos outros, quando a IELB era pequena e nova. À medida que crescia, tornou-se necessário imprimir em maior quantidade e com preços mais acessíveis, surgindo assim a Casa Publicadora Concórdia S/A., uma gráfica que chegou a ter o maior e mais moderno parque gráfico do sul do Brasil. De gráfica e papelaria, em Porto Alegre, a Editora Concórdia sempre desenvolveu e distribuiu conteúdo para a igreja. Mudou várias vezes de sede e, em maio de 2024, teve seu estoque e mobiliário quase totalmente destruídos pelas águas da enchente no RS. Este evento trágico servirá como um novo começo para a Editora Concórdia, permitindo que ela continue produzindo o conteúdo que a igreja precisa e deseja.

        Assim como João, Jonas, você e eu passamos por momentos de mudança, a nossa querida Editora Concórdia irá se reerguer e continuará a ser a editora da teologia bíblica e confessional que herdamos da Reforma. Publicando a Palavra que permanece.

        *(Aubrey Malphurs, Advanced Strategic Planning: A 21st-Century Model for Church and Ministry Leaders, Baker, 2013)

Acesse aqui a versão impressa.

Artigo anterior
Próximo artigo

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.