Éderson Wasem
Vice-presidente de Comunicação
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No aniversário de 4 anos do Jonas, meu filho mais novo, João, o mais velho, com seus 8 anos na época, passou por um momento desconfortável. Observou os brinquedos que o irmão ganhara e queria brincar com eles, tanto por um sentimento de inveja e injustiça por não ter ganho nada, quanto pelo fascínio das novidades. No entanto, eram brinquedos mais infantis do que os que ele estava acostumado a brincar, deixando-o com a sensação de estar crescendo e mudando. Momentos como esse irão se repetir ao longo da vida de João. Ele cresceu, aprendeu e desenvolveu novas motivações, e ainda nem chegou à adolescência, fase em que questionará tudo o que aprendeu e, principalmente, quem lhe ensinou. Este é um período crucial na construção da maturidade. Embora alguns demorem a alcançar a maturidade e outros nunca cheguem lá, é certo que todos passam por momentos de incerteza e de necessária mudança.
Há um padrão que se observa em empresas: a curva sigmóide, ou curva S, que mostra que tudo tem um começo, um crescimento, estabiliza, depois declina até o fim. Aubrey Malphurs, em seu livro Advanced Strategic Planning* descreve como praticamente tudo na vida segue esse ciclo: começa, cresce, atinge um platô e, em seguida, decai. Isso se aplica aos seres humanos, relacionamentos como o casamento, liderança e até civilizações, como os impérios grego e romano, e o império russo. Malphurs destaca que todas as organizações enfrentam esse ciclo, e as que sobrevivem são aquelas que, no momento do platô ou em face da queda, adotam novos começos, novas ações, mudanças que as fazem retomar o desenvolvimento.
A Editora Concórdia já viveu ciclos desta curva e novos recomeços ao longo dos seus 101 anos de história. Tudo começou com os pastores produzindo e repassando conteúdo uns aos outros, quando a IELB era pequena e nova. À medida que crescia, tornou-se necessário imprimir em maior quantidade e com preços mais acessíveis, surgindo assim a Casa Publicadora Concórdia S/A., uma gráfica que chegou a ter o maior e mais moderno parque gráfico do sul do Brasil. De gráfica e papelaria, em Porto Alegre, a Editora Concórdia sempre desenvolveu e distribuiu conteúdo para a igreja. Mudou várias vezes de sede e, em maio de 2024, teve seu estoque e mobiliário quase totalmente destruídos pelas águas da enchente no RS. Este evento trágico servirá como um novo começo para a Editora Concórdia, permitindo que ela continue produzindo o conteúdo que a igreja precisa e deseja.
Assim como João, Jonas, você e eu passamos por momentos de mudança, a nossa querida Editora Concórdia irá se reerguer e continuará a ser a editora da teologia bíblica e confessional que herdamos da Reforma. Publicando a Palavra que permanece.
*(Aubrey Malphurs, Advanced Strategic Planning: A 21st-Century Model for Church and Ministry Leaders, Baker, 2013)
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