Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Já sou assinante!

Fidelidade doutrinária

Ao celebrarmos os 120 anos da IELB, expressamos nossa gratidão a Deus por sermos, ainda hoje, uma igreja séria, fiel e comprometida com o evangelho.

Era 23 de junho de 1904. Um pastor estrangeiro discursava dentro de um pequeno hotel na localidade de Rincão de São Pedro, no Rio Grande do Sul. Dezessete pessoas o ouviam atentamente. O tema da mensagem era: “Por que um Sínodo deve ficar com a Palavra de Jesus?” Com tais palavras, o orador desejava estimular a criação de um sínodo luterano no Brasil – uma união de congregações que reconhecesse a Sagrada Escritura como a Palavra infalível de Deus e as Confissões Luteranas como expressão fiel das Escrituras. 

No dia seguinte, 24 de junho de 1904, foi estabelecido o décimo quinto distrito do Sínodo de Missouri, que atualmente conhecemos como Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). 

A ênfase na fidelidade à Palavra de Deus, destacada na mensagem do pastor americano Louis Lochner, não foi por acaso. A fidelidade doutrinária tem sido uma marca da IELB desde o início da missão no Brasil. 

Um exemplo disso foi o encontro, em 1900, entre o pastor Christian J. Broders e o Sr. August Wilhelm Gowert, onde o pastor foi rigorosamente examinado antes de ser aceito como um pastor luterano confessional. Outro marco foi a fundação do Seminário Concórdia, em 1903, antes mesmo do estabelecimento do sínodo, assegurando a formação de pastores fiéis e comprometidos com a doutrina bíblica. A criação de escolas paroquiais e da Casa Publicadora Concórdia (cujo primeiro lema foi “A Palavra ficará”), também são testemunhos do compromisso da IELB com o ensino fiel das Escrituras desde o seu início.

Durante sua história, esse zelo doutrinário encontrou vários obstáculos, incluindo a escassez de pastores, a falta de materiais confessionais em português, e as crises que levaram ao fechamento de muitas escolas paroquiais. Apesar desses desafios, Deus preservou sua Palavra entre nós.

Ao celebrarmos os 120 anos da IELB, expressamos nossa gratidão a Deus por sermos, ainda hoje, uma igreja séria, fiel e comprometida com o evangelho.

Em nossa época, continuamos convivendo com desafios e oportunidades. Em uma era digital, empresas de tecnologia e mídia buscam capturar e até monopolizar a atenção. Isso tem tornado as pessoas superficiais, com pouca paciência para conteúdos mais profundos e edificantes, o que representa um obstáculo para a educação cristã das novas gerações.

Um desafio adicional é o consumo indiscriminado de conteúdo religioso. Diariamente, uma enxurrada de mensagens alcança os olhos, ouvidos e corações do povo de Deus. Lamentavelmente, a maior parte desse conteúdo, especialmente na internet e nas redes sociais, é antropocêntrica, promovendo uma visão religiosa na qual Deus é visto meramente como um meio para as pessoas alcançarem seus desejos e objetivos pessoais.

Apesar disso, o mesmo mundo digital nos proporciona oportunidades maravilhosas. A doutrina fiel e pura continua sendo divulgada e anunciada por muitas pessoas e congregações e, por meio dela, o Espírito Santo tem trazido vigor renovado à sua igreja.

Embora os desafios e oportunidades possam ser diferentes ao longo do tempo, o zelo que marca nossa igreja permanece o mesmo. A necessidade de preservar o tesouro do puro evangelho é constante. Afinal, também é constante a fidelidade de Deus, que deseja salvar pecadores, por meio de sua imutável e eterna Palavra.

Tal certeza nos anima a seguir em frente e encarar o futuro, certos de que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja de Cristo, e que esta carregará, até o fim, as puras e consoladoras promessas do Salvador Jesus.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Emergindo das águas: Um novo começo

A nossa querida Editora Concórdia irá se reerguer e continuará a ser a editora da teologia bíblica e confessional que herdamos da Reforma. Publicando a Palavra que permanece.

Veja também

Emergindo das águas: Um novo começo

A nossa querida Editora Concórdia irá se reerguer e continuará a ser a editora da teologia bíblica e confessional que herdamos da Reforma. Publicando a Palavra que permanece.

Um fim em comum!

E para cumprir com seu propósito, a IELB: utilizará os meios de comunicação; produzirá e distribuirá livros e material religioso, fundando e mantendo organizações com essa finalidade. Esse é o porquê de a Igreja ter uma editora.

14º Encontro Nacional de Escolas Luteranas (14º ENEL)

Em 1524, Lutero elaborou um documento que lançaria as bases de conceitos como educação pública e gratuita, universalização do ensino, ludicidade no processo ensino-aprendizagem, educação interacionista, protagonismo do aluno, aprendizagem significativa e de uma educação com propósitos existenciais, fundamentada nos princípios cristãos.