Pr. Márcio Alves
Gerente Regional da SBB – RS/SC
Estava dirigindo enquanto ouvia a moça do rádio perguntar ao adestrador de cães quais as características essenciais do seu border-collie. A resposta foi: “É um cão divertido como qualquer outro. A diferença é que foi feito para pastorear, cuidar e guiar ovelhas, e, por esse motivo, tem no próprio serviço a sua maior recompensa. Nada pode trazer mais alegria a um border collie do que fazer aquilo para o que ele foi feito”. O nome disso é vocação.
Falar da obra bíblica é falar de uma obra sempre inacabada. É apreciar o que Deus fez, está fazendo e irá fazer por meio da sua igreja. Fazer com que a Palavra chegue às pessoas é o motivo pelo qual a igreja existe e se regozija naquele que a chamou (1Pe 2.9, Is 52.7, Sl 126.6, Rm 10.14-16, Lc 15.7-10).
Há 220 anos, numa época em que a Bíblia era hóspede raro na vida das pessoas, o movimento das Sociedades Bíblicas surgiu com o propósito de fazer da Bíblia um livro de todos. Oficialmente, em nosso país, o movimento chegou em 1948. No dia 10 de junho daquele ano, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) foi fundada sob o lema “Dar a Bíblia à Pátria”.
É isso o que temos perseguido há quase oito décadas. Todos os anos, ao celebrar o aniversário da SBB, agradecemos a Deus por ter feito da igreja brasileira também um celeiro de “sementes” capazes de consolar e dar vida.
Neste ano, no Rio Grande do Sul, no mês que antecede o aniversário da SBB, vivenciamos o mesmo paradoxo do salmo 126.5, ou seja, “lágrimas” e “júbilo”.
Não fosse Deus, em sua infinita misericórdia, os meses de maio e junho de 2024 ficariam marcados na memória dos gaúchos apenas como um vale de lágrimas – uma multidão de pessoas desabrigadas, chorando seus mortos e cuidando dos seus feridos espalhados pelos 497 munícipios que formam este Estado. Pontes quebradas, rodovias destruídas, casas, igrejas, hospitais e outras entidades de serviços essenciais submersas sem condições de operarem normalmente.
A unidade da SBB em Porto Alegre, em dependências compartilhadas com a Editora Concórdia, teve sua unidade completamente inundada. Privados de acessar nosso espaço de trabalho desde o dia 3 de maio, nos juntamos à igreja do RS nas mais diversas frentes de serviços e acolhimento à população. Disponibilizamos nossas redes sociais, veículos, funcionários e voluntários como uma grande rede, a fim de fazer chegar mantimento, água, roupa, material de higiene, medicamentos e, especialmente, a Bíblia às pessoas.
Com o apoio de doadores, coordenadamente com as igrejas, a SBB realizou a entrega gratuita das primeiras 10 mil Bíblias em abrigos e áreas de risco, e colocou à disposição cerca de 200 mil Bíblias a preço de custo, a fim de que a Palavra de Deus chegasse àqueles que tanto precisavam.
Para alegria nossa e glória do nosso Deus, nos primeiros 30 dias, distribuímos 100 mil Bíblias. Isso equivale a 10 vezes o número realizado entre maio e junho de 2023. São 100 mil sementes, 100 mil pessoas com a Palavra de Deus!
Ainda que com lágrimas, no mês de aniversário da SBB, como diria aquele adestrador do border-collie, temos no serviço nossa maior recompensa. E não poderíamos receber maior recompensa que essa: semear amplamente a Palavra que transforma vidas.
Temos o que chorar e lamentar, mas também temos com o que jubilar! Gratidão a todos os que têm ajudado a SBB na semeadura da Palavra de Deus.
“De fato, grandes coisas o SENHOR fez por nós; por isso, estamos alegres” (Sl 126.3).
Saiba mais sobre a PALAVRA que transforma vidas para sempre em www.sbb.org.br.
Assista a LIVE: A Bíblia e a Calamidade – S.O.S. Rio Grande do Sul (12 de maio 2024)
Contatos:
Pr. Márcio Alves
Gerente Regional da SBB – RS/SC
+55 51 9328-5897
Acesse aqui a versão impressa.