A manifestação da vontade de Deus sempre é Epifania

No começo do ano vivemos um período muito especial para a Igreja, é o tempo de Epifania. O Messias veio e é apresentado sempre de novo na Palavra e nos sacramentos, por isso é tempo de lembrar, reforçar, a missão, o evangelismo, porque muitos ainda não o conhecem. Junto com esse período, nos debruçamos sobre o tema da IELB para o próximo ano: “Oramos e compartilhamos Cristo para todos!” – A conversa da fé com o nosso Pai nos leva a pedir que o evangelho tenha livre curso no mundo e entre nós, e que cada vez mais pessoas conheçam a mensagem da graça, do perdão e do amor de Deus que vem pela fé no Salvador. A fé nos leva à convicção de que nada melhor do que a santa e preciosa vontade de Deus para o mundo, tema do Congresso Nacional da LSLB, e esse “seja feita a tua vontade” é um desafio constante.

O que é mais comum no começo de um novo ano? Tirar férias, fazer planejamentos, respirar fundo e recomeçar, a torcida para que o ano seja diferente, no sentido de que seja melhor? Todos têm um ideal de “querer” e cada pessoa é um “deus” pois temos a nítida impressão de que a nossa vontade é a melhor e superior a todas as outras. O problema é que a nossa autoidolatria é a de milhões de outros, e quando somamos todas essas vontades, muito humanas, mas falhas e imperfeitas, acabamos refletindo o que chamamos de vontade do mundo.

Então somos desafiados pela terceira petição; não dá para não orar a terceira petição, não podemos pular essa parte, então nos submetemos a ela, às vezes, meio a contragosto. Achamos um sacrifício ter que abrir mão de nossas vontades em prol da vontade de um outro ser, mesmo que esse ser seja o próprio Deus. Como reverter essa atitude e sentimento? Como olhar para isso de uma outra forma? Primeiro, temos que olhar para nós mesmos e fazer o exercício que o apóstolo Paulo fez quando escreveu aos romanos: “Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum: pois o querer o bem está em mim; não, porém o efetuá-lo” (Rm 7.18). Fazendo esse exercício temos que ser realistas com a natureza humana, que é ainda “velho homem”. Depois, olhamos para o mundo, e não dá para dizer: “Tudo bem, essa é a vontade da maioria!”. E não, a “voz do povo” não “é a voz de Deus”, ou seja, a vontade do povo não é a vontade de Deus. E junto a isso, o diabo, que é contra tudo o que provém de Deus e contra tudo o que é justo e honesto. Esse inimigo tem duas vontades e trabalha incessantemente por elas – destruir a igreja de Cristo e assassinar, pois é homicida e mentiroso desde o princípio.

Precisamos ficar apavorados quando olhamos para nós mesmos, para o que é o mundo e para as intenções do inimigo, e orar para que uma outra vontade, superior, santa, amorosa, infinitamente boa e justa prevaleça.

Por isso orar “seja feita a tua vontade” é uma manifestação de fé e confiança em Deus, e não há nada melhor e mais seguro do que querer que a vontade do Senhor seja feita. Lutero diz que essa vontade acontece mesmo sem a nossa prece, mas oramos para que ela aconteça e prevaleça entre nós; isso, para que a nossa vontade, para que a vontade do mundo e do diabo não destruam o mundo e toda a obra de Deus.

Cada vez que oramos “seja feita a tua vontade”, colocamos em destaque o próprio Cristo e o evangelho da salvação. É da vontade de Deus que seu nome seja conhecido, que o perdão seja anunciado, que pessoas sejam chamadas à fé, sejam perdoadas e salvas. É da vontade de Deus que todos cheguem ao arrependimento e vivam uma vida que agrada ao Senhor. Cada vez que essa vontade é apresentada e destacada, e manifestamos e apresentamos Deus ao mundo, é a Epifania do Senhor!

Aleluia! Deus seja louvado! Que a sua vontade seja feita! Que o perdão seja conhecido e anunciado, e que essa seja a Epifania do Senhor!

Pastor Rubens José Ogg

Conselheiro nacional da LSLB

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação

Veja também

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação

Departamentos fazem última reunião antes do CD 2024

Integrantes se reuniram de forma online para apresentação de relatórios

Congregação Da Santa Cruz celebra 76 anos

Culto festivo também lembrou os 175 anos da imigração alemã na região