Preparados para responder

Em diversas situações procuramos estar preparados, pois a falta de preparo pode trazer insegurança diante do desconhecido.

A pandemia da Covid-19 trouxe ao mundo inteiro muitos desafios e questionamentos. Quem estava preparado para enfrentá-la?

A falta de conhecimento e de preparo para enfrentar este vírus trouxe muita angústia, insegurança e até pavor.

Autoridades civis e sanitárias, em diferentes países, buscavam respostas para agir. Aliás, cada ser humano buscava sua resposta.

Nessa busca desenfreada por respostas, até Deus foi mencionado como o causador dessa desgraça. E até mesmo no mundo cristão surgiram interpretações para esse fato.

Não temos resposta para todas as indagações, mas temos algo a questionar quanto à afirmação de que Deus é o responsável pela epidemia da Covid-19: por que os homens, em seu livre arbítrio, inventam e criam coisas que trazem consequências danosas, responsabilizam Deus pelos resultados?

Como cristãos, sabemos, pelas Escrituras Sagradas, que “Deus é amor” (1Jo 4.8), isto é, ele nos ama e quer o nosso bem, conforme as palavras de Romanos 8.28: que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Não aceitamos que Deus seja culpado pelas maldades humanas, apesar de sofrermos as suas consequências.

Deus age em nossa vida, oferecendo, não obrigando, o seu auxílio nas diferentes adversidades, como diz o salmo 46.1: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”. Daí orarmos, diariamente, pedindo o seu auxílio, a sua proteção e orientação, sem esquecer de pedir perdão por tudo que nós fazemos e pensamos contra a sua vontade, bem como pela nossa omissão onde há tanto por fazer.

Gosto muito do versículo 15 de 1Pedro 3, onde lemos: “santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”, pois ele me motiva a buscar respostas em Deus e oferecê-las a tantas pessoas que necessitam de um alento, de uma voz amiga e consoladora, principalmente nesses dias tão sofridos para muitos.

Como é bom termos uma congregação que busca diferentes alternativas de aprendizagem da Palavra de Deus e de ações que beneficiam outras pessoas, que ainda não conhecem a fé salvadora em Jesus Cristo.

Nosso testemunho e as obras de nossas mãos, por amor a Deus, são riquezas inestimáveis neste mundo, onde pessoas estão perdendo valores que dignificam o ser humano.

Sempre haverá pessoas que irão criticar e zombar de nossas atitudes, mas, mais uma vez, escutamos o que nos diz a Bíblia: “Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos” (1Pe 2.15).

A motivação, a coragem, a fé, o amor, Deus nos dá, cabe a nós fazermos o serviço.

Há muito a ser feito, e não há desculpas quanto à epidemia, pois temos criatividade, e a tecnologia tem sido uma ótima ferramenta nesta ocasião.

Alguns já encontraram a sua maneira de agir; vamos todos nós encontrar uma forma de responder a tantos desafios que estão à nossa frente, nos alegrando em SERVIR AO SENHOR.

Edelgard M. M. Garlipp

Imbé, RS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação

Veja também

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação

Departamentos fazem última reunião antes do CD 2024

Integrantes se reuniram de forma online para apresentação de relatórios

Congregação Da Santa Cruz celebra 76 anos

Culto festivo também lembrou os 175 anos da imigração alemã na região