Nelci Naor Senger
Diretor-executivo da ANEL
Em reuniões realizadas nos dias 26 de fevereiro e 18 de março, o Conselho Diretivo da Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL) estabeleceu diretrizes para a organização do 26º Encontro de Gestão e Capelania (26º EGC), programado para os dias 29 a 31 de agosto, e também para o 1º Encontro Latino-americano de Escolas Luteranas, previsto para o mês de julho de 2026. Outro item importante da pauta foi a decisão de dar andamento à produção de um devocionário seriado para utilização diária nas escolas. Conforme destacou o presidente da ANEL, pastor Marlus Seling, “essa produção é um desejo antigo da ANEL sobre a qual já se falou muito e que precisa ser executada”. A direção executiva dará andamento a esse trabalho visando finalizá-lo até julho de 2026.

O ponto principal das reuniões foi a reestruturação do programa de parcerias com empresas fornecedoras de produtos e serviços voltados para o setor educacional. Iniciado em 2002, o programa tem gerado muitos benefícios tanto para a ANEL quanto para as escolas associadas. Após avaliar as propostas de três dos principais grupos que atuam nessa área no mercado nacional, o conselho diretivo decidiu dar continuidade à parceria já existente com o Grupo ARCO Educação. Com essa decisão, as escolas têm acesso a condições especiais para a aquisição de material didático e para a contratação de programas bilíngue, maker, de desenvolvimento socioemocional e de serviço de gestão de receitas. Outro aspecto relevante das parcerias é o fato de que, através delas, as escolas têm acesso gratuito a importantes programas de formação em gestão, marketing e também na área pedagógica. Esse fato tem contribuído muito para a qualificação do trabalho desenvolvido pelas escolas, fator este que resulta em crescimento do número de alunos, como tem sido demonstrado pelas estatísticas anuais.

Parabéns a todos envolvidos. ANEL crescendo a cada dia. Trabalho muito importante junto às escola luterana. Bênçãos de Deus sempre!