Berço da JELB celebra centenário com culto especial

Programação em Nova Hartz contou ainda com inauguração de placa comemorativa

A Congregação Emanuel, de Nova Hartz, RS, foi palco de celebrações emocionantes, marcando os 100 anos da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), que teve sua origem nesta localidade.

No sábado, 31 de maio, um grande culto de louvor e gratidão reuniu os irmãos em uma celebração carregada de emoção e orgulho. A pregação ficou a cargo do pastor Paulo Edmundo Jung, de Terra de Areia, que também foi vice-presidente da JELB por ocasião dos seus 50 anos, quando uma placa comemorativa foi instalada. Agora, um século depois, uma nova placa dos 100 anos foi inaugurada, consolidando este marco histórico.

Adilson D. Schünke, pastor local e ex-presidente da JELB (1977-1979), também esteve presente, enquanto o vice-presidente de Comunicação da IELB, Éderson Wasem, representou a instituição no evento.

As celebrações continuaram no domingo à tarde com um evento inédito e simbólico: uma carreata. Incentivada pelo pastor Carlos Kracke, de Novo Hamburgo, a carreata partiu da Congregação São Paulo, de Novo Hamburgo, em direção à Congregação São Paulo, de Porto Alegre. O trajeto incluiu uma passagem pela rua Ernesto Fontoura, onde a Congregação estava localizada em 1925, replicando o percurso original da época.

Os participantes seguiram para Nova Hartz, refazendo o caminho percorrido há um século, e foram aguardados na estação de trem de Campo Vicente, relembrando a recepção de outrora. A carreata prosseguiu, ao som do Hino da Juventude Luterana, até a Congregação Emanuel, onde as comemorações culminaram em um momento de confraternização.

Assim, o berço de sua fundação celebrou o centenário da JELB, reafirmando a importância de sua trajetória e o legado construído ao longo de um século.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Quem somos para sermos lembrados?

O Senhor cuida do universo, meu Senhor, cuida de mim, sabe quem sou, conhece minhas possibilidades e limites.

Veja também

Quem somos para sermos lembrados?

O Senhor cuida do universo, meu Senhor, cuida de mim, sabe quem sou, conhece minhas possibilidades e limites.

Apareço, logo existo

Em uma contemporaneidade tão superficial, tão atrelada à hiperexposição, Provérbios nos faz um grande chamamento

Ulbra recebe medalha inédita da Câmara Federal

Universidade foi a única instituição a ser condecorada por acolhimento na enchente