Comunicado de falecimento do pastor Guido Ruben Goerl

A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o falecimento do pastor emérito Guido Ruben Goerl, ocorrido no dia 18 de março de 2025, na cidade de Porto Alegre, RS. Alcançou a idade de 97 anos. O velório e sepultamento ocorreu no Cemitério Luterano de Porto Alegre.

Deixa enlutados seus filhos Wiliam, Veronica, Martim e Sônia, três genros, duas noras, 17 netos e 14 bisnetos, assim como sobrinhos e demais familiares e amigos.

Que Deus, em sua infinita graça e misericórdia, conforte os corações da família e amigos enlutados, com a certeza da vida eterna pela fé no Salvador Jesus Cristo.

“Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.”  (Ap 14.13)

Trajetória

Filho de João Alberto Cristiano Goerl e Erna Otília Barth Goerl, Guido Goerl nasceu em Porto Alegre, RS, em 19 de fevereiro de 1928. Foi batizado no dia 11 de março de 1928 e confirmado no dia 12 de dezembro de 1942, ambos em Porto Alegre, RS. Em 1958, formou-se em Teologia no Seminário Concórdia de Porto Alegre. Casou-se em Porto Alegre, em 14 de outubro de 1950, com Irmgard Kretschmann (falecida em 18 de outubro de 2000). Tiveram 5 filhos: Wiliam Goerl (1952), Veronica Figur (1955), Gisela Goerl Lemke (1956 – falecida em dezembro de 2020), Martim Goerl (1960) e Sônia Goerl (1970).

Ao longo de sua trajetória ministerial, dedicou-se ao serviço da igreja em diversas funções. Iniciou seu ministério como pastor na Congregação Bom Pastor, em Belo Horizonte, MG, onde atuou de 1959 a 1965. Durante esse período, também serviu como conselheiro distrital do Rio de Janeiro – São Paulo – Belo Horizonte (1960-1962) e conselheiro da Liga de Servas Luteranas do Brasil (1962-1965).

De 1966 a 1979, serviu na Editora Concórdia, sendo responsável pela editoração e impressão da literatura da igreja, com destaque para publicação do Mensageiro Luterano, atuando como redator e assessor de produção na Casa Publicadora Concórdia, em Porto Alegre, RS (1965-1979).

Após a aposentadoria, dedicou-se por um breve período como administrador do Seminário Concórdia, sob a direção do pastor Ottomar Steyer. Foi também membro da Comissão de Culto entre 2000 e 2002.

Ao longo de sua vida, exerceu importante liderança na Igreja. Em 1954, foi eleito o primeiro presidente da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB). Como pastor emérito desde 1984, permaneceu firme em sua vocação, deixando um legado de fé e dedicação à obra do Senhor.

Além de seu ministério pastoral, sempre cultivou a pintura em óleo sobre tela, um hobby que exercia até o fim de sua vida. Inspirado por um relato sobre a Igreja Luterana em Moçambique, decidiu vender suas obras e reverter toda a renda para o projeto “Missão Moçambique”, apoiando a formação teológica de estudantes naquele país. Seu compromisso já possibilitou o sustento de muitos seminaristas e suas vendas continuam até hoje sendo revertidas para o projeto, sendo essa uma das muitas formas de expressar sua dedicação à missão.

Veja aqui uma notícia do Mensageiro Luterano que conta em mais detalhes a trajetória do pastor Guido.

Mensagem da Diretoria Nacional:

Estimados irmãos, hoje a família Goerl e a IELB se despedem do amado pastor Guido Ruben Goerl, que serviu a Cristo e à sua Igreja no ofício por excelência, o Ofício do Santo Ministério. Em nome da Diretoria Nacional e de toda a IELB, abraçamos fraternalmente a família Goerl e transmitimos a ela as nossas sinceras condolências.

A todos que hoje choram pela morte do pastor Guido, dedicamos as consoladoras palavras de Deus escritas no livro de Apocalipse, capítulo 21, versículos 1-5:

“E vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva enfeitada para o seu noivo. Então ouvi uma voz forte que vinha do trono e dizia: — Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que estava sentado no trono disse: — Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: — Escreva, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.”

Nós cremos que estas palavras são fiéis e verdadeiras! Por isso, nos despedimos do pastor Guido desfrutando do consolo que elas nos oferecem e, ao mesmo tempo, renovando a nossa esperança de nos reencontrarmos no glorioso Dia da Segunda Vinda de Cristo.

Porto Alegre, 18 de março de 2025
Pr. Geraldo W. Schüler – Presidente da IELB

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

De geração em geração

Ao olharmos para trás, somos tomados por gratidão. Por isso podemos olhar para o futuro com bom ânimo, com a convicção de que as próximas gerações levarão a mensagem do evangelho até lugares e tempos que nós mesmos jamais alcançaremos.

Veja também

De geração em geração

Ao olharmos para trás, somos tomados por gratidão. Por isso podemos olhar para o futuro com bom ânimo, com a convicção de que as próximas gerações levarão a mensagem do evangelho até lugares e tempos que nós mesmos jamais alcançaremos.

CULTO E BEM-ESTAR

O que a pesquisa confirma e Lutero já sabia