A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o falecimento do pastor emérito Guido Ruben Goerl, ocorrido no dia 18 de março de 2025, na cidade de Porto Alegre, RS. Alcançou a idade de 97 anos. O velório e sepultamento ocorreu no Cemitério Luterano de Porto Alegre.
Deixa enlutados seus filhos Wiliam, Veronica, Martim e Sônia, três genros, duas noras, 17 netos e 14 bisnetos, assim como sobrinhos e demais familiares e amigos.
Que Deus, em sua infinita graça e misericórdia, conforte os corações da família e amigos enlutados, com a certeza da vida eterna pela fé no Salvador Jesus Cristo.
“Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.” (Ap 14.13)
Trajetória
Filho de João Alberto Cristiano Goerl e Erna Otília Barth Goerl, Guido Goerl nasceu em Porto Alegre, RS, em 19 de fevereiro de 1928. Foi batizado no dia 11 de março de 1928 e confirmado no dia 12 de dezembro de 1942, ambos em Porto Alegre, RS. Em 1958, formou-se em Teologia no Seminário Concórdia de Porto Alegre. Casou-se em Porto Alegre, em 14 de outubro de 1950, com Irmgard Kretschmann (falecida em 18 de outubro de 2000). Tiveram 5 filhos: Wiliam Goerl (1952), Veronica Figur (1955), Gisela Goerl Lemke (1956 – falecida em dezembro de 2020), Martim Goerl (1960) e Sônia Goerl (1970).
Ao longo de sua trajetória ministerial, dedicou-se ao serviço da igreja em diversas funções. Iniciou seu ministério como pastor na Congregação Bom Pastor, em Belo Horizonte, MG, onde atuou de 1959 a 1965. Durante esse período, também serviu como conselheiro distrital do Rio de Janeiro – São Paulo – Belo Horizonte (1960-1962) e conselheiro da Liga de Servas Luteranas do Brasil (1962-1965).
De 1966 a 1979, serviu na Editora Concórdia, sendo responsável pela editoração e impressão da literatura da igreja, com destaque para publicação do Mensageiro Luterano, atuando como redator e assessor de produção na Casa Publicadora Concórdia, em Porto Alegre, RS (1965-1979).
Após a aposentadoria, dedicou-se por um breve período como administrador do Seminário Concórdia, sob a direção do pastor Ottomar Steyer. Foi também membro da Comissão de Culto entre 2000 e 2002.
Ao longo de sua vida, exerceu importante liderança na Igreja. Em 1954, foi eleito o primeiro presidente da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB). Como pastor emérito desde 1984, permaneceu firme em sua vocação, deixando um legado de fé e dedicação à obra do Senhor.
Além de seu ministério pastoral, sempre cultivou a pintura em óleo sobre tela, um hobby que exercia até o fim de sua vida. Inspirado por um relato sobre a Igreja Luterana em Moçambique, decidiu vender suas obras e reverter toda a renda para o projeto “Missão Moçambique”, apoiando a formação teológica de estudantes naquele país. Seu compromisso já possibilitou o sustento de muitos seminaristas e suas vendas continuam até hoje sendo revertidas para o projeto, sendo essa uma das muitas formas de expressar sua dedicação à missão.
Veja aqui uma notícia do Mensageiro Luterano que conta em mais detalhes a trajetória do pastor Guido.
Mensagem da Diretoria Nacional:
Estimados irmãos, hoje a família Goerl e a IELB se despedem do amado pastor Guido Ruben Goerl, que serviu a Cristo e à sua Igreja no ofício por excelência, o Ofício do Santo Ministério. Em nome da Diretoria Nacional e de toda a IELB, abraçamos fraternalmente a família Goerl e transmitimos a ela as nossas sinceras condolências.
A todos que hoje choram pela morte do pastor Guido, dedicamos as consoladoras palavras de Deus escritas no livro de Apocalipse, capítulo 21, versículos 1-5:
“E vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva enfeitada para o seu noivo. Então ouvi uma voz forte que vinha do trono e dizia: — Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que estava sentado no trono disse: — Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: — Escreva, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.”
Nós cremos que estas palavras são fiéis e verdadeiras! Por isso, nos despedimos do pastor Guido desfrutando do consolo que elas nos oferecem e, ao mesmo tempo, renovando a nossa esperança de nos reencontrarmos no glorioso Dia da Segunda Vinda de Cristo.
Porto Alegre, 18 de março de 2025
Pr. Geraldo W. Schüler – Presidente da IELB