Comunicado de falecimento do pastor Paulo Gerhard Pietzsch

A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o falecimento do pastor Paulo Gerhard Pietzsch, ocorrido no dia 18 de fevereiro, na cidade de Novo Hamburgo, RS. Alcançou a idade de 59 anos, 3 meses e 11 dias.

A despedida ocorreu no dia 19 de fevereiro, no Crematório Ecumênico Cristo Rei, em São Leopoldo, RS.

Deixa enlutados sua esposa Núbia Fernanda de Lima Pietzsch, os filhos Paulo Fernando de Lima Pietzsch e Thaís de Lima Pietzsch, sobrinhos e demais familiares e amigos.

Que Deus, em sua infinita graça e misericórdia, conforte os corações da família e amigos enlutados, com a certeza da vida eterna pela fé no Salvador Jesus Cristo.

“Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.”  (Ap 14.13)

Trajetória

Paulo Gerhard Pietzsch nasceu em 07 de novembro de 1965, em Cruz Alta, RS, onde foi batizado em 21 de novembro do mesmo ano. Confirmou sua fé em 13 de junho de 1979, em Pomerode, SC. Em 1987, formou-se em Teologia pelo Seminário Concórdia, em Porto Alegre, RS. Era pós-graduado em Educação Musical pela UPF (2002), mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2002) e doutor em Teologia pela mesma instituição (2008).

Casou-se com Núbia Fernanda de Lima Pietzsch em 20 de agosto de 1988, com quem teve os filhos: Paulo (1993) e Thaís (2000).

Em 1988, serviu na Paróquia de Santa Rosa, RS, como pastor. Em 1996, iniciou sua carreira como professor de Teologia em São Leopoldo, RS, lecionando no Seminário Concórdia nos cursos de graduação e pós-Graduação até 2016. Também foi professor de Teologia na Ulbra, de 1996 a 2019.

Em 2009, assumiu a função de capelão na ULBRA, em Porto Alegre, RS, e, no ano seguinte, passou a atuar como capelão em Canoas, RS. Em 2016, serviu na Congregação São João Batista de São Leopoldo, RS. Desde 2023, exercia a função de conselheiro do DICO (Distrito Concórdia).

Além disso, colaborou com a Faculdade FETEV e como conteudista na FACOS. Atualmente, era professor colaborador da ETE (Escola Teológica por Extensão – Seminário Concórdia). Seu legado no ensino e no ministério pastoral permanece como testemunho de sua dedicação ao serviço do Senhor.

No dia 17 de dezembro de 2024, publicou um texto em sua página nas redes sociais que havia escrito no dia 15 de dezembro (leia abaixo):

ABC DA PALAVRA DE DEUS –DOMINGO, 15/12/2024

“E QUANDO…CHEGAR A HORA DE ENFRENTAR O LUTO E PERDA DE ENTES QUERIDOS? Perder alguém é sempre uma situação dolorosa. Afinal, aquela pessoa marcou a vida das pessoas a sua volta com alegria e momentos de aprendizagem. Assim, o luto é justamente sentir o peso dessa perda. E, infelizmente, essa etapa faz parte da vida, todos terão esta experiência, e precisamos lidar com ela, às vezes de forma leve e outras impactantes. Encarando e entendendo o luto, e aceitando essa fase da vida vai ensinar como superar a morte de alguém querido e entender como se constitui a dor da ausência, passando por pontos como: A importância de viver o luto; há fases da perda; há diversos sintomas do luto; procuramos aprender como tornar esse processo menos dolorido. A perda de entes queridos é uma experiência profunda e muitas vezes comovente, também para os filhos e filhas de Deus, e a Bíblia oferece conforto e esperança através de numerosos versículos que abordam a dor do luto e a promessa de vida eterna. As Escrituras garantem que aqueles que faleceram na fé em Jesus, estão na presença de Deus, livres de doenças e sofrimentos, e estão em paz. Jesus, ao enfrentar a morte de um amigo (Lázaro), juntamente com as irmãs deste, nos traz o mais doce conforto diante da realidade da morte: “Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;. 26 e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente.” (Jo 11.25 e 26). O mesmo Jesus conforta os seus discípulos nas palavras: “Não se perturbem os seus corações. Vocês acreditam em Deus; acreditem também em mim. A casa de meu Pai tem muitos quartos; se não fosse assim, eu lhes teria dito que vou lá para preparar um lugar para vocês? E se eu for e preparar lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo, para que vocês também estejam onde eu estiver”. – João 14.1-3. Falando sobre o último inimigo a ser vencido, o apóstolo Paulo, falando sobre a morte, destaca a certeza da ressurreição em Cristo Jesus, em 1Co 15. Pense nisso, console-se nisso e que Deus o abençoe. ORAÇÃO: Querido Jesus. Fortalece a minha fé, especialmente nos momentos de perda e luto e dá-me a certeza da tua paz e da vida eterna que conquistaste para mim. Que a certeza da tua ressurreição também me fortaleça na certeza da minha ressurreição para a vida eterna. Amém.”

Mensagem da Diretoria Nacional da IELB:

Nosso querido pastor e professor Paulo Gerhard Pietzsch certamente está sendo e será lembrado na IELB pelas suas pregações, pela sua exemplar postura cristã e pastoral, mas, sem dúvida nenhuma, ele será lembrado especialmente pelos seus dons musicais e pela sua contribuição nessa importante área de ação da igreja. Quando estive em Cacoal, RO, pastoreando a Congregação Concórdia, tive o privilégio de receber o coral do Seminário Concórdia, o qual tinha como regente o nosso querido pastor e professor Paulo Gerhard Pietzsch.

Em gratidão ao nosso bondoso Deus pela vida e obra do pastor e professor Paulo Gerhard Pietzsch, em homenagem a ele e para o consolo de familiares, amigos e irmãos na fé, compartilhamos aqui as maravilhosas e consoladoras palavras do hino 422 do Hinário Luterano:

“Mais perto quero estar, meu Deus de ti. Mesmo que seja a dor que me una a ti. Sempre hei de suplicar: Mais perto quero estar, mais perto quero estar, meu Deus, de ti. Marchando triste aqui, na solidão, paz e descanso a mim teus braços dão. Nas trevas vou rogar: Mais perto quero estar, mais perto quero estar, meu Deus, de ti.

Minha alma cantará a ti, Senhor, perdão aqui terá por teu favor. Eu sempre hei de clamar: Mais perto quero estar, mais perto quero estar, meu Deus, de ti.

E quando a morte, enfim, me vier chamar, contigo, ó meu Senhor, irei morar. Então me alegrarei, perto de ti, meu Rei, perto de ti, meu rei, meu Deus, de ti”.

Em nome da Diretoria Nacional, e de toda a  IELB, manifestamos a nossa gratidão à família do pastor e professor Paulo Gerhard Pietzsch pelo precioso trabalho realizado na Igreja de Cristo, estendemos o nosso fraterno abraço e os nossos sinceros sentimentos neste momento de dor e despedida, na certeza do feliz reencontro no Glorioso Dia da Segunda Vinda de Cristo.

Pr. Geraldo W. Schüler

Presidente da IELB

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

ECEC 2025

Confira a agenda dos Encontros de Capacitação para a Educação Cristã deste ano

Veja também

ECEC 2025

Confira a agenda dos Encontros de Capacitação para a Educação Cristã deste ano

Um tesouro revelado

“Os teus ensinamentos são a minha riqueza para sempre; eles são a alegria do meu coração” (Salmo 119.111)

Liberdade religiosa no Brasil: avanços e desafios

Os eventos de 2024 evidenciam a importância de um diálogo contínuo e equilibrado entre o Estado e as diversas expressões religiosas presentes no país. A defesa da liberdade religiosa, aliada ao respeito pela laicidade estatal, permanece um desafio constante, exigindo atenção e comprometimento de todas as esferas da sociedade brasileira