No domingo, 16 de fevereiro de 2025, a Congregação da Paz, de Nove Colônias, em Nova Petrópolis, RS, celebrou seus 100 anos de história com um culto comemorativo. Fundada em 15 de fevereiro de 1925, a igreja representa a força e a perseverança da cultura e da tradição em Nova Petrópolis. Durante a celebração do centenário aconteceu o culto e apresentações teatrais e musicais, homenagens e o lançamento de um livro sobre a localidade de Nove Colônias.


Esteve presente no culto o presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), pastor Geraldo W. Schüler, que destacou em sua mensagem o empenho dos fundadores da Congregação da Paz. “Tudo foi feito por amor, e por isso essa história é tão longa, porque está fundamentada no amor, que é o vínculo da perfeição”, afirmou o pastor ao refletir sobre a dedicação e a fé dos fiéis ao longo do centenário da congregação.


O prefeito Daniel Carlos Michaelsen e o vice-prefeito, Alexandre da Silva, também estiveram presentes no culto. Na oportunidade, o prefeito enalteceu a importância da Congregação para Nova Petrópolis. “O Município só prospera preservando a sua história e herança cultural”, comentou.


A liturgia foi conduzida pelo pastor local, Leandro Born com a participação de pastores que já passaram pela Congregação e o estagiário Jesuíno!


Na ocasião, um membro da congregação, Lauri, realizou a leitura de um salmo em braile. O Pastor Born leu passagens bíblicas em língua alemã.


No culto, os jovens da comunidade encenaram uma peça teatral em homenagem à história da igreja. Também aconteceu a apresentação do Coral Paroquial. A escritora Jaqueline Maria Staudt escolheu o centenário da igreja para o lançamento de seu livro “Retalhos do Passado de Nove Colônias”, que compila as histórias de famílias da localidade.

