O 33º Congresso Nacional da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) reuniu mais de 1.100 participantes no hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, RS, de 18 a 22 de janeiro. Sob o tema Graciosamente e lema “E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Fp 4.7), a programação contou com três palestras, devocionais, apresentação de relatórios, análise de moções, eleição da nova diretoria para o biênio 2026-2028, sessão de autógrafos, noite cultural, além de momentos de comunhão, reencontros e de louvor com a banda Raça Eleita, de Três Coroas, RS.







O tema central foi explorado através de uma trilogia de palestras que buscou alinhar o bem-estar emocional à doutrina da graça. O pastor dr. Maximiliano Wolfgramm Silva, capelão da ULBRA, abriu o ciclo fundamentando a “Graça no coração e na mente” como o motor para uma atuação cristã baseada na justiça e na liberdade. A dra. Beatriz Carmem Warth Raymann direcionou a plenária para a dimensão psicológica, abordando a “Paz no coração e na mente” como um escudo protetor necessário para os desafios da vida cotidiana. Encerrando a série, o conselheiro da LSLB, pastor Ismar Lambrecht Pinz, enfatizou que a “Gratidão no coração e na mente” é a resposta prática e natural da serva que reconhece os dons divinos em sua caminhada.



Um dos momentos mais importantes do congresso foi a definição da liderança para o biênio 2026-2028. A atual presidente nacional, Loci Gobetti, foi reeleita para seguir à frente da Liga. Além da diretoria nacional, foram eleitas as presidentes das 11 regiões e membros do Conselho Fiscal. Veja abaixo os demais eleitos:
Presidente: Loci Marinês Narcizo Gobetti (reeleita)
2ª vice-presidente: Márcia Silveira Wiltgen (rleita)
1ª secretária: Andrea Ferreira da Silva Hannisch (homologada)
2ª Secretária: Neusa Ivone Dietrich Hoffmann (eleita)
1ª Tesoureira: Dulce Lires Dittberner Weber (reeleita)
Pastor Conselheiro: Jaques Cristiano Schlosser (eleito)
PRESIDENTES REGIONAIS:
Região Catarinense: Caroline Prusch Güths Rauschkolb (eleita)
Região Centro-Oeste: Wildenise Marta De Podestà (reeleita)
Região Espírito Santo-Minas: Iza Klippel (eleita)
Região Metropolitana: Carina Taisa Osterlein (reeleita)
Região Missioneira: Noemi Gehm Krüger (eleita)
Região Nordeste: Margareth Raquel Fernandes de Araújo (reeleita)
Região Noroeste: Ana Paula Maier (eleita)
Região Norte: Edivania dos Santos Schropfer (eleita)
Região Oeste: Vanessa Vargas Gomes Lyneburger (reeleita)
Região Paranamasul: Daisy Natalie Pieper Ücker (eleita)
Região Sul: Rose Dagmar Krauspenhar (eleita)
CONSELHO FISCAL:
3ª titular: Caroline Elisa Arndt Jacoby (eleita)
Suplente: Rejane Beatriz Flor Wachter (eleita)






A presidente reeleita avaliou positivamente o engajamento das regiões e o impacto das ações realizadas. Um dos pontos altos destacados em sua gestão foi a continuidade do Desafio Social da LSLB, decidida após a análise dos “bons resultados relatados pelas presidentes regionais” ao longo do último período. Loci também enfatizou o aspecto inclusivo desta edição, que contou pela primeira vez com intérpretes de Libras, ampliando o acesso e fortalecendo a união entre as servas.



Outros dois momentos de destaque da programação foi a celebração do 69º aniversário da LSLB, com homenagens às ex-presidentes presentes e a inclusão do cabelo divertido na noite artística, colorindo o auditório.














O espírito de serviço da LSLB traduziu-se em números expressivos. As ofertas arrecadadas totalizaram R$ 25.297,00, destinados a duas instituições da região: o Instituto Santíssima Trindade (Gramado, RS), que recebeu 70% do valor, e a Associação Integrada do Desenvolvimento do Down – AIDD (Bento Gonçalves, RS), com 30%.

Toda a programação foi transmitida pelo canal da LSLB no Youtube. Além das lives, você pode conferir os melhores momentos em episódios diários e os depoimentos de alguns participantes.






Os álbuns de fotos do evento estão disponíveis no Flickr e no Facebook da LSLB.



































