Desde 2017, a Congregação Esperança, de Fortaleza, CE, realiza a tradicional Festa de São João, em junho, julho ou em agosto – este ano foi no dia 19 de agosto.
Geralmente, a diretoria da Congregação toma a frente da organização e vai agregando participantes para colaborar. As servas contribuem com os pratos típicos e também ajudam na preparação. A venda das comidas fica sob a responsabilidade do departamento feminino, exceto os espetinhos, que os leigos administram.
As comidas típicas são doadas por membros e tudo é vendido por um preço bem popular. A renda da festa – que não é muita, pois a ideia é reunir os membros e confraternizar – é destinada para a manutenção da Congregação.
A programação animada, que conta com dança de São João e brincadeiras típicas para as crianças, como pescaria e argolas, atrai visitantes e convidados. Este ano, teve ainda gincana, com perguntas bíblicas e brindes para os acertadores.
“Cada ano estamos tentando melhorar, para que os nossos irmãos e visitantes voltem sempre. Como sempre falamos: uma pessoa só faz, mas pouco, e uma turminha faz muito!”, concluiu Mariza Kruger, representante do Distrito Verdes Mares, da Região Nordeste.