Gestores e capelães escolares debatem visão, realidade e valores eternos

Participantes do 24º EGC/ANEL foram desafiados a elaborar Documento Norteador sobre questões relacionadas à identidade de gênero

O 24º Encontro de Gestão e Capelania (EGC), promovido pela Associação Nacional das Escolas Luteranas (ANEL), reuniu cerca de 100 participantes, entre mantenedores, gestores, capelães e agentes da pastoral, professores e auxiliares administrativos que atuam nas escolas da rede luterana de educação, parceiros e demais interessados.

Sob o tema “Liderança: visão, realidade e valores eternos”, o evento aconteceu de 29 de setembro a 1º de outubro, no Hotel Mabu Curitiba Business, em Curitiba, PR. A programação contou com sete palestras de formação, além de palestras no formato pocket, ministradas pelas empresas parceiras da ANEL (veja abaixo).

Destaque para o protagonismo dos participantes que puderam compartilhar cases e experiências em temas atuais e desafiadores, como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e identidade de gênero. Este último recebeu atenção especial: além da palestra conduzida pelo vice-presidente de Educação Cristã da IELB, pastor Fernando Garske, houve um momento de reflexão em grupos, dividido entre os gestores e os capelães. O primeiro foi dirigido pelo advogado Dr. Jean Regina, que ministrou a palestra sobre ADO 26 e a escola confessional; e o segundo grupo foi mediado pelo pastor Fernando. Ambos com a tarefa de analisar casos relacionados à questão de gênero vivenciados pelas escolas e apontar tópicos para elaboração de um Documento Norteador sobre o assunto a ser disponibilizado para as escolas. Depois, os grupos se reuniram novamente para apresentação de relatórios e definição da equipe responsável por redigir o Documento Norteador.

O devocional de encerramento foi conduzido pelo presidente da ANEL, pastor Marlus Seling, que baseou sua mensagem no versículo-chave do encontro: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como convém responder a cada um” (Cl 4.6c) e na passagem bíblica de 1 Pe 3.13-22, que fala sobre o sofrimento dos seguidores de Cristo.

Pastor Marlus avaliou positivamente o encontro, pela expressiva participação dos representantes das escolas da rede luterana de educação, que foi viabilizada pelos parceiros da ANEL, e pelo conteúdo de formação, com temas profundos e inovadores, capacitando nossos gestores e capelães para manterem essa unidade confessional em nossas escolas. “Desejo que cada escola seja um celeiro de boas práticas pedagógicas e onde a Palavra de Deus é pregada diariamente”, resumiu.

O Revista CPT desta sexta-feira repercutiu o evento (assista aqui).

PALESTRAS

  • Gestão da inovação na educação (Paulo Evando Gonçalves Costa, especialista em gestão integrada e práticas pedagógicas)
  • LGPD no chão da escola: do texto da lei à responsabilização fática (Prof.ª Dra. Ângela Christianne Lunedo de Mendonça e Dra. Ana Victória Lunedo de Mendonça, especialistas em direito educacional)
  • Capelania escolar: o privilégio de semear, cultivar e colher (Nikolas Schellin Wille, Pastor da Congregação Cristo e Capelão do Colégio Concórdia, Porto Alegre, RS).
  • ADO 26 e a escola confessional: possibilidades e limites no estado laico colaborativo brasileiro (Dr. Jean Marques Regina, advogado, mestre em direito político e econômico, vice-presidente do IBDR)
  • A ideologia de gênero no contexto da escola confessional cristã: perspectiva confessional (Pastor Fernando Ellwanger Garske, vice-presidente de Educação Cristã da IELB)
  • Neurociência e liderança (Dr. Guilherme Nogueira, professor de neurociência e consultor educacional e de projetos socioeducativos)

POCKET PALESTRAS – PARCEIROS DA ANEL

  • O aprendizado deve ser uma experiência signi­ficativa (Sistema Positivo de Ensino)
  • Formação bilíngue com certifi­cação e reconhecimento internacional (Programa English Solution)
  • Reduza a inadimplência e o retrabalho e automatize os processos da sua instituição de ensino (PROESC)
  • Cultura Maker como ponto de partida para a construção de uma Cultura de Inovação (Nave à Vela)
  • Emoções saudáveis conectam pessoas (Escola da Inteligência).
  • Um lugar de ideias e ações em torno da leitura, da literatura e dos leitores (Maralto Edições)
  • Segurança e prevenção no ambiente escolar (Programa Escola Segura)
  • Integração e acolhimento no amor de Deus (Editora Concórdia)
  • Sua escola em sintonia com a cultura digital (ZOOM education for life)

Veja o álbum de fotos na página da ANEL no Facebook (clique aqui).

Fotos: Luana Lemke/IELBcom

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Veja também

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Enchente no RS provoca mudanças no Simpósio de Missão

Programação do Seminário Concórdia será reduzida e online. Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho

Saúde mental em meio a desastres e catástrofes

A busca por autoconhecimento é sempre fundamental, ter ciência das suas habilidades, quando e onde tem condições físicas e emocionais para atuar é fundamental. Confira algumas dicas de como lidar com as emoções em cada fase