Gestores e capelães escolares debatem visão, realidade e valores eternos

Participantes do 24º EGC/ANEL foram desafiados a elaborar Documento Norteador sobre questões relacionadas à identidade de gênero

O 24º Encontro de Gestão e Capelania (EGC), promovido pela Associação Nacional das Escolas Luteranas (ANEL), reuniu cerca de 100 participantes, entre mantenedores, gestores, capelães e agentes da pastoral, professores e auxiliares administrativos que atuam nas escolas da rede luterana de educação, parceiros e demais interessados.

Sob o tema “Liderança: visão, realidade e valores eternos”, o evento aconteceu de 29 de setembro a 1º de outubro, no Hotel Mabu Curitiba Business, em Curitiba, PR. A programação contou com sete palestras de formação, além de palestras no formato pocket, ministradas pelas empresas parceiras da ANEL (veja abaixo).

Destaque para o protagonismo dos participantes que puderam compartilhar cases e experiências em temas atuais e desafiadores, como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e identidade de gênero. Este último recebeu atenção especial: além da palestra conduzida pelo vice-presidente de Educação Cristã da IELB, pastor Fernando Garske, houve um momento de reflexão em grupos, dividido entre os gestores e os capelães. O primeiro foi dirigido pelo advogado Dr. Jean Regina, que ministrou a palestra sobre ADO 26 e a escola confessional; e o segundo grupo foi mediado pelo pastor Fernando. Ambos com a tarefa de analisar casos relacionados à questão de gênero vivenciados pelas escolas e apontar tópicos para elaboração de um Documento Norteador sobre o assunto a ser disponibilizado para as escolas. Depois, os grupos se reuniram novamente para apresentação de relatórios e definição da equipe responsável por redigir o Documento Norteador.

O devocional de encerramento foi conduzido pelo presidente da ANEL, pastor Marlus Seling, que baseou sua mensagem no versículo-chave do encontro: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como convém responder a cada um” (Cl 4.6c) e na passagem bíblica de 1 Pe 3.13-22, que fala sobre o sofrimento dos seguidores de Cristo.

Pastor Marlus avaliou positivamente o encontro, pela expressiva participação dos representantes das escolas da rede luterana de educação, que foi viabilizada pelos parceiros da ANEL, e pelo conteúdo de formação, com temas profundos e inovadores, capacitando nossos gestores e capelães para manterem essa unidade confessional em nossas escolas. “Desejo que cada escola seja um celeiro de boas práticas pedagógicas e onde a Palavra de Deus é pregada diariamente”, resumiu.

O Revista CPT desta sexta-feira repercutiu o evento (assista aqui).

PALESTRAS

  • Gestão da inovação na educação (Paulo Evando Gonçalves Costa, especialista em gestão integrada e práticas pedagógicas)
  • LGPD no chão da escola: do texto da lei à responsabilização fática (Prof.ª Dra. Ângela Christianne Lunedo de Mendonça e Dra. Ana Victória Lunedo de Mendonça, especialistas em direito educacional)
  • Capelania escolar: o privilégio de semear, cultivar e colher (Nikolas Schellin Wille, Pastor da Congregação Cristo e Capelão do Colégio Concórdia, Porto Alegre, RS).
  • ADO 26 e a escola confessional: possibilidades e limites no estado laico colaborativo brasileiro (Dr. Jean Marques Regina, advogado, mestre em direito político e econômico, vice-presidente do IBDR)
  • A ideologia de gênero no contexto da escola confessional cristã: perspectiva confessional (Pastor Fernando Ellwanger Garske, vice-presidente de Educação Cristã da IELB)
  • Neurociência e liderança (Dr. Guilherme Nogueira, professor de neurociência e consultor educacional e de projetos socioeducativos)

POCKET PALESTRAS – PARCEIROS DA ANEL

  • O aprendizado deve ser uma experiência signi­ficativa (Sistema Positivo de Ensino)
  • Formação bilíngue com certifi­cação e reconhecimento internacional (Programa English Solution)
  • Reduza a inadimplência e o retrabalho e automatize os processos da sua instituição de ensino (PROESC)
  • Cultura Maker como ponto de partida para a construção de uma Cultura de Inovação (Nave à Vela)
  • Emoções saudáveis conectam pessoas (Escola da Inteligência).
  • Um lugar de ideias e ações em torno da leitura, da literatura e dos leitores (Maralto Edições)
  • Segurança e prevenção no ambiente escolar (Programa Escola Segura)
  • Integração e acolhimento no amor de Deus (Editora Concórdia)
  • Sua escola em sintonia com a cultura digital (ZOOM education for life)

Veja o álbum de fotos na página da ANEL no Facebook (clique aqui).

Fotos: Luana Lemke/IELBcom

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Veja também

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Igreja de Candelária, RS, celebra os 200 anos da imigração alemã

Palestra e descerramento de placa alusiva marcaram a data

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail...