No dia 16 de outubro, na biblioteca da Unisinos, em São Leopoldo, RS, ocorreu o Fórum Brasil e Alemanha: passado, presente e futuro – Vozes da Imigração alemã. O evento foi dividido em três momentos: abertura oficial da Exposição Memórias Imigrantes: Objetos, Imagens e Histórias; lançamento do Selo dos Correios e o Fórum.
Na abertura da celebração, o vice-reitor, Artur Jacobus, o decano da Escola de Humanidades, Luiz Rohden, a decana da Escola da Industria Criativa, Laura Dalla Zen e o curador da exposição e coordenador do Instituto Anchietano de Pesquisas e Memorial Jesuíta Unisinos, Pe. Felipe Soriano, realizaram o ato de descerramento da fita inaugural e abertura oficial da Exposição, que conta com peças pertencentes ao Memorial Jesuíta e ao Museu do Colégio São José. A exposição é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 até as 16h, até o dia 25 de outubro.
O vice-presidente de Comunicação da IELB, Éderson Wasem, acompanhado pela museóloga Elis Meister, representou a IELB no evento. A IELB, parte dessa trajetória, estava retratada com imagens do Colégio Luterano Concórdia, de São Leopoldo, RS, e do templo da CEL Cristo, de Porto Alegre, RS, além de publicações históricas, como o Kirchenblatt. Durante o Fórum, foram lidas traduções de cartas de imigrantes, compartilhando relatos sobre a chegada ao Brasil.
O evento tem o objetivo de celebrar os 200 anos da imigração alemã oferecendo ao público não apenas um panorama histórico da imigração alemã na região, mas também um olhar para o presente e o futuro das relações entre Brasil e Alemanha.