No ano em que celebramos os 200 anos da imigração alemã, o 56º Culto Cantate, sob a temática da IELB 2024 – CONFIRMADOS NA FÉ EM CRISTO – também foi um evento de gratidão aos cristãos alemães que aqui vieram e ajudaram nosso país a se desenvolver tanto material quanto espiritualmente.
Realizado anualmente, no Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS, sempre reforçando a temática da IELB, o evento este ano aconteceu no dia 25 de agosto e contou com a participação da orquestra com músicos de diversos lugares do Brasil – entre eles o deputado federal Marcel van Hattem – solistas e cantores de coro do Seminário e união coral com coros da região, sob a regência do maestro Raul Blum.
Os hinos e, especialmente a Cantata Jesus e o Povo, do pastor Valdo Weber, conduziram através do tema “Confirmados na fé em Cristo” (Cl 2.6-7), temática da IELB deste ano. A liturgia foi conduzida pelo diretor do Seminário Concórdia, dr. Gerson Luís Linden e a mensagem foi proferida pelo pastor emérito Valdo Weber, que foi homenageado, juntamente com sua esposa Lea, em reconhecimento pela sua grande contribuição à música, em especial, nos cancioneiros da Juventude Luterana, JELB.
Para o prof. Raul Blum, a música é suporte para a proclamação da palavra que é o meio de Deus para nos “Confirmar na fé em Cristo”. O maestro recorda que, quando os imigrantes germânicos chegaram ao Brasil no século XIX, muitos trouxeram junto a sua Bíblia e o seu hinário. Palavra de Deus e canto coral e congregacional acompanharam os imigrantes o que é um fato na igreja cristã desde seus primórdios. “Assim, o 56º Culto Cantate também teve o intuito de “confirmar na fé em Cristo” o povo de Deus que veio participar neste culto para ouvir, meditar e proclamar a Palavra de Deus”, enfatizou.
Vale lembrar que o primeiro Culto Cantate na IELB foi celebrado em 1967, numa iniciativa do prof. Hans-Gerhard Rottmann. A família Rottmann é descendente dos iniciadores dos Cultos Cantate na Alemanha, na segunda metade do século XIX.
“A cada Culto Cantate constato a alegria e a satisfação de músicos e cantores não medirem esforços para fazer o melhor possível. Tudo é feito voluntariamente. Tem músicos que precisam dispor de longos deslocamentos e o fazem sem receber nada de auxílio para suas despesas. Isso reflete o amor pela Palavra de Deus e a gratidão de poderem colaborar para o desempenho de um Culto onde se propõe proclamar a graça de Deus e sua majestade e amor para conosco. Cabe-me um agradecimento muito especial por toda essa dedicação e gratidão a Deus por nos dar os dons na arte da música”, finalizou o prof. Raul Blum.
GRATIDÃO PELA HOMENAGEM
“Irmãos e irmãs em Cristo!
Neste 56º Culto Cantate, momento tão singular da Igreja a que sirvo, fui agraciado com uma linda e amável homenagem. Fiquei profundamente emocionado e agradecido ao meu Senhor e aos organizadores por me permitirem participar deste dia tão especial.
Deus me concedeu este dom especial da música e, na medida de minha capacidade, procurei e procurarei até o último dia de minha vida, usá-lo para o engrandecimento de seu Reino e para a proclamação de sua Palavra.
Tudo começou por sentir a necessidade de músicas para as crianças e jovens, já que começavam a entrar em nosso meio músicas de diversas denominações e algumas até com sérios problemas doutrinários. Assim, no ano de 1973, compus a primeira música para a Igreja, “Os Jovens do Brasil” (nº 22 do TPL).
A partir daí, mais de 300 canções foram acrescidas aos cancioneiros e também para eventos específicos na IELB, como lemas de congresso e temas da Igreja. Compus também quatro cantatas, sendo “O Filho Pródigo” (1976), “Cristo e o povo” (1977), “A história de Natal” (1986) e “Um Natal contado nos Pampas”, (1991).
Neste Culto Cantate, em São Leopoldo, de forma exuberante, foi apresentada a cantata “Cristo e o Povo” pelo grande coral e orquestra, com arranjo e regência do prof. dr. Raul Blum.
Na verdade, nunca pensei quão longe chegariam essas composições, que hoje já são cantadas internacionalmente. Louvo ao Senhor em saber que diversas músicas foram traduzidas para o inglês e espanhol, fazendo parte dos hinários da igreja no Canadá, Estados Unidos, Argentina, Espanha, América Latina e Portugal.
É reconfortante saber que minhas músicas foram usadas pelo Senhor para atingir e trazer pessoas para a Igreja de Cristo e incentivaram jovens ao ministério. Reconheço com muita humildade que fui apenas e simplesmente um instrumento, um mensageiro, uma ferramenta usada por Deus para falar do seu amor e salvação por todos nós.”
Com gratidão, pastor Valdo Arlindo Weber