No dia 31 de agosto, realizou-se o 57º Culto Cantate, no ginásio do Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS, com o tema Firmados no ensino que recebemos. A liturgia foi conduzida pelo professor dr. Samuel Reduss Fuhrmann e a mensagem foi dirigida pelo me. Clóvis Victor Gedrat, pastor da Congregação Concórdia, de São Leopoldo, RS, e professor convidado do Seminário Concórdia.





O culto contou com a participação de coros do Seminário Concórdia, de congregações da região, além de músicos de várias cidades do país, destacando-se por um repertório litúrgico e confessional. “Tivemos uma União Coral recorde no número de cantores: em torno de 200. Somando mais 45 do coro masculino, mais os solistas, chegamos em torno de 250 cantores”, comemorou o maestro dr. Raul Blum.






Também estiveram presentes os vice-presidentes de Ensino, de Comunicação e de Expansão Missionária da IELB, que participou da orquestra; e de Administração, que integrou o Coro do Seminário e interpretou solos em alguns hinos.




“O 57º Culto Cantate realizado, neste ano de 2025, e apreciado pelo povo, graças à participação de muitas pessoas dedicadas como vocês [instrumentistas]. Entregar seus dons voluntariamente num Culto Cantate é a expressão de agradecimento a Deus por tudo o que ele nos tem dado para a nossa vida, especialmente a nossa salvação em Cristo. Muito obrigado. Deus continue abençoando suas vidas e seu trabalho com a música”, declarou o maestro, estendendo o agradecimento aos regentes e aos coristas. “O Culto Cantate propõe, em seu objetivo, promulgar a Palavra de Deus através do canto, acompanhado de instrumentos. Para tanto, a atuação de vocês, caros regentes, juntamente com seus coros, contribui, de maneira direta, para alcançar o objetivo do Culto Cantate. Por isso agradeço à disposição de vocês para que esse objetivo de promulgação da Palavra de Deus foi alcançada, graças à atuação de vocês e de seus coros”, conclui.





O diretor do Seminário Concórdia, o professor dr. Gerson Linden, com alegria e gratidão saudou o público presente. E na pessoa do professor e regente Raul Blum, agradeceu e parabenizou a todos músicos, coralistas e a todos que, de alguma forma, participaram na organização e realização do 57º Culto Cantate, para louvor, honra e glória a Deus.




O local estava lotado, com a presença da comunidade local, professores e visitantes, em um momento de louvor, adoração, agradecimento ao nosso Deus e edificação da igreja.











FOTOS: Hitalo Werneck Frederico/Seminário Concórdia