Mensagens para crianças

Mensagens para as crianças – Deixai vir a mim os pequeninos é um livro que se propõe a ser um instrumento facilitador na comunicação, no anúncio, na apresentação do Salvador Jesus às pessoas, muito especialmente às crianças. É um conteúdo com linguagem simples e com ilustrações que ajudam na compreensão da verdade central do Evangelho – Jesus Cristo, o Filho de Deus.

A proposta deste material é auxiliar os pastores, os professores de Escola Dominical na igreja e no Ensino Religioso nas escolas, bem como os pais e responsáveis pelas crianças em suas casas a compartilhar que Jesus veio do Céu para fazer e sofrer, em nosso lugar, tudo o que era necessário para nossa salvação.

Para melhor fixação do conteúdo, da mensagem, da vida e da obra do Salvador Jesus, todas as lições destacam atributos de Jesus, como:

– Jesus é o Filho de Deus

– Jesus é o Salvador

– Jesus é o Bom Pastor

– Jesus é o Mediador

– Jesus é Porta

– Jesus é a Paz

– Jesus é a Esperança…

Organizador: Ismar L. Pinz
Dimensões: 13,5X21 cm
Número de páginas: 80

Adquira aqui.

Leia a mensagem Jesus é a Luz do Mundo

Ilustração

Use maquetes ou imagens representando o sol, a lua e o planeta Terra – de preferência em tamanhos proporcionais, isto é, o sol imensamente maior que a Terra, e essa maior que a lua. Pode-se igualmente mostrar em imagens projetadas. O texto abaixo prevê que sejam usadas três imagens recortadas. Seria interessante escrever JESUS na imagem do sol e Ser Humano na imagem do planeta Terra. Na lua, poderia ser escrito o termo “Instrumento”.

Ilustrando

Mostraremos aqui três imagens: uma representando o nosso planeta; outra, o sol e a terceira, a lua (peça ajuda de outras duas pessoas para que cada uma segure uma imagem).

a) A vida na Terra depende muito do sol, essa estrela que ilumina e traz vida ao nosso planeta. Certa vez, Jesus disse ser a Luz do Mundo. Poderíamos dizer que, assim como a Terra não tem vida sem o sol, o ser humano (mostrar o termo Ser Humano) não existe e não subsiste sem Jesus. Ele é o nosso Sol! (mostrar a Palavra Jesus).

b) Antigamente, na ignorância e no desconhecimento de como estavam dispostos os planetas, pensava-se que a Terra fosse o centro do universo. Eram intensamente criticados aqueles que diziam ser o sol o centro da galáxia. Todos imaginavam que a Terra estivesse no centro de tudo.

Copérnico descobriu e provou que o sol era o centro de nossa Galáxia. Ele mostrou que todos os planetas giravam em torno do astro rei. Semelhantemente, na ignorância e na falta de conhecimento espiritual, pensamos que o ser humano está no centro. Muitos continuam vivendo sua espiritualidade desta forma, como se tudo girasse em torno deles.

Aplicando

Jesus é o Centro de tudo. Ele é o alfa e o ômega, o princípio e o fim. A Ele devemos render toda honra e glória. Em todos os assuntos, em especial na salvação, Ele é o Centro – nós somos salvos pela graça de Deus, mediante a fé, não por nossas obras. Jesus é o agente ativo de tudo; nós apenas recebemos – como tudo em nosso planeta floresce e frutifica a partir do brilho do sol, assim somos nós diante de Jesus.

Sabemos que o sol ilumina nosso planeta e nos faz ver e perceber as coisas. C.S. Lewis escreveu que acreditava no cristianismo assim como acreditava no sol – não simplesmente porque conseguia vê-lo no céu brilhando, mas também porque, por meio dele, enxergava e entendia tudo ao seu redor. Através dele tudo fica claro, entendido. Na Epifania, que começa com o brilho de uma estrela, temos a manifestação da justiça de Deus, a vinda de Jesus é manifestada ao mundo todo.

À noite, não enxergamos o sol, mas isso não significa que ele não exista. Na verdade, o que ocorre é o dia virando noite e a noite virando dia (mostrar as posições do sol e da Terra). Interessante que à noite temos o brilho da lua, que ilumina bastante, mas que não possui brilho próprio, apenas reflete o brilho do sol. Assim lembramos e entendemos que Jesus usa pessoas, usa instrumentos para refletirem sua luz, usa inclusive os seus anjos para nos protegerem e cuidarem.

Conclusão

Muitas luas estão ao nosso redor, iluminando, brilhando e nos lembrando de que, apesar da escuridão das dificuldades, Jesus continua brilhando sobre nós. Na Epifania, somos convidados, de maneira muito especial, a testemunharmos falando e anunciando Jesus, a Luz do Mundo.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.