Epifania x Pandemia

O dia 6 de janeiro marca o início do período de Epifania. Epifania significa manifestação. Na Epifania, Deus se manifesta gracioso e misericordioso a todos os povos e nações. Ele mostra que quer salvar a todos através de seu Filho Jesus Cristo.

E mais uma vez estamos celebrando a Epifania, enquanto o Brasil e o mundo sofrem os devastadores efeitos de uma pandemia, a qual já está próxima de alcançar dois anos de duração.

E a pandemia também tem manifestado algumas coisas importantes, as quais muitas pessoas não querem ver e admitir. Possivelmente a maior manifestação da pandemia é que o ser humano não é tão autossuficiente como imaginava. Antes da pandemia, dispondo e usufruindo de todos os modernos recursos científicos e tecnológicos, tinha-se a impressão de que ninguém dependia de ninguém e, aparentemente, todos dependiam muito pouco de Deus. A autossuficiência humana tinha chegado ao cúmulo de muitas pessoas irem à igreja para ouvir o que elas gostariam de ouvir e não para ouvir o que Deus tinha a lhes dizer.

Em março de 2021, quando ninguém esperava, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou uma epidemia e, alguns dias mais tarde, diante da gravidade da situação, anunciou que o mundo vivia uma pandemia.

E a pandemia desnudou a triste e miserável situação do ser humano e da humanidade. Sem dó e sem piedade, ela foi levando pessoas aos escassos e despreparados leitos dos hospitais, e, muitas delas, independentemente da sua situação social, foram sendo levadas para os cemitérios, onde foram sepultadas sem cerimônia e sem a presença dos parentes e amigos. Diante do vírus terrível e assustador, todos viram-se novamente como iguais, pois o dinheiro e todas as coisas que estabelecem a pirâmide social perderam a sua força e o seu poder de ajudar as pessoas. Todos tiveram que viver e morrer nas mesmas condições. Todos tiveram que se submeter aos protocolos sanitários e todos ficaram à espera de uma vacina, que não podia ser comprada, mas vinha do poder público, que pudesse lhes dar alguma segurança contra o vírus.

Se por um lado a pandemia mostra a fragilidade humana, por outro lado a Epifania mostra a grandeza e a universalidade da graça, do amor e da misericórdia de Deus. O Filho de Deus, Jesus Cristo, veio ao mundo para salvar a todos. Ele estendeu seus braços na cruz e entregou a sua vida em favor de todos! As Sagradas Escrituras afirmam: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16); e “[…] Deus, nosso Salvador […] deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1Tm 2.3-4).

A manifestação da pandemia nos leva a reconhecer o quanto somos frágeis e dependentes de Deus e das pessoas que ele coloca em nossa volta; mas a manifestação de Deus na Epifania nos assegura de que ele está conosco e é por nós. Por isso, como o apóstolo Paulo, podemos perguntar: “Que diremos, então, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou, será que não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Rm 8.31-32). É evidente que sim! E nesta confiança podemos encarar o ano de 2022 com esperança e alegria.

Feliz e abençoado ano novo para todos!

Geraldo W. Schüler

Pastor presidente da IELB

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Congregação Cristo Redentor, de Maceió, AL, celebra 43 anos

Culto festivo de aniversário também contou com dedicação de novo projetor e recepção de dois novos membros

Veja também

Congregação Cristo Redentor, de Maceió, AL, celebra 43 anos

Culto festivo de aniversário também contou com dedicação de novo projetor e recepção de dois novos membros

A Escola Dominical

Sua origem e importância para a edificação do povo de Deus

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação