Melhor resolução de Ano Novo

I. Introdução

Ao nascer de um novo ano, que o Senhor Deus lhe conceda graça, misericórdia e Sua paz. Estes são tempos em que pessoas fazem diferentes tipos de resoluções para a vida no Ano Novo. Novos sonhos, planos e projetos são feitos com entusiasmo, incentivo, determinação para começar de novo e buscar coisas boas da vida. Sabemos que muitos desses, mesmo iniciados com boas intenções, logo são abandonados, e a vida volta à mesma rotina de antes.

Esses também são tempos em que pessoas são afetadas por sentimentos de baixa autoestima, desânimo, desesperança e outros tipos de transtornos. Algumas fazem avaliação e previsão pessimista e negativa de sua vida e do futuro, tornam-se inseguras e ansiosas. Sentem-se sem importância, inferiores, deprimidas e com falta de dignidade. Preferem enclausurar-se em seu casulo, ruminando pensamentos como: “A vida é o que é, não posso fazer nada para mudar, é isso e acabou.” Durante esses tempos pensamos em muitos que sofrem direta ou indiretamente com a pandemia do Covid-19. Muitos perderam entes queridos, outros estão hospitalizadas, outros não podem visitar familiares e amigos e ainda outros estão convalescendo. Mantemos a todos em nossos pensamentos e orações.

Alguns desses sintomas de baixa têm a ver com nosso conhecimento parcial ou falta do mesmo com respeito a Deus e de Seu propósito para nós na vida. Ignorância, descrença em Deus, desapego do Divino construíram em nós uma forte forma egoísta de pensar e agir, bastante independente e antagônica a Deus. Somado a isso, agentes e forças satânicas externas trouxeram sobre nós, o mundo e as organizações, ideologias morais e éticas malignas, vergonhosas até mesmo para serem mencionadas. “Ele [o Diabo] foi assassino desde o início, não se apegando à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala sua língua nativa, pois é mentiroso e pai da mentira.” João 8.44

Então, qual seria a melhor resolução de Ano Novo para nossa vida nestes tempos e circunstâncias? Gostaria de convidá-lo para uma jornada através da declaração do apóstolo Paulo, em Romanos 8.31-32: “O que, então, diremos em resposta a isso? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós – como não nos dará também, junto com ele, todas as coisas?”

II. A alternativa de deus

“Se Deus é por nós” não é uma pergunta proveniente de dúvida, mas de certeza. É uma questão retórica de reconhecimento e afirmação da presença de Deus e de Sua providência para conosco em todos os momentos. Não é uma pergunta que busca respostas fora do que diz, pois nos dá a única fonte de resposta possível – “sim, o Senhor é por nós!” Seria como dizer: “Se o sol está brilhando, há luz”. Sabemos que o sol está sempre brilhando, pois é luz. Mesmo quando nossos dias são nublados, escuros, há luz. Portanto, o “se” da pergunta retórica de Paulo é bastante profundo, poderoso e confortador em relação ao que segue, que é Deus sendo por nós e nada sendo capaz de sobrepor a Ele e nos separar de Seu amor.

Tal visão abre nossa mente para vermos a Deus, Sua providência para conosco e a vida de uma perspectiva totalmente nova e diferente:

Em Seu amor, Deus é sempre por nós! Tudo o que deseja é trabalhar pela nossa salvação e bem-estar nesta terra e na eternidade. Um cristão fiel sempre confia sua vida em Suas mãos com a plena certeza de que nada do que acontece neste mundo e em sua vida está fora do alcance da vontade graciosa de Deus. As razões e resultados pretendidos por Deus quanto aos eventos da vida podem permanecer ocultos de nossos olhos até o dia em que O encontraremos face a face na eternidade. Um cristão fiel não tentará forçar seu próprio entendimento para escrutinar e decifrar esses mistérios fundamentado em seu próprio conhecimento, mas submeterá sua mente à sabedoria soberana do Senhor e aceitará resolutamente Sua vontade, que transcende toda a compreensão humana. Este conceito não tem nada a ver com filosofias deterministas ou fatalistas. Pelo contrário, é o reconhecimento de que Deus é o Senhor sobre o universo e sobre toda a humanidade, vida e morte. Ele é o Criador e Sustentador de tudo. Ele nos concede vida, comida, água, casa, bens, marido, esposa, filhos, família, amigos e tudo mais. Ele nos sustenta em cada uma de nossas necessidades de corpo e alma. Tudo faz por Seu amor paternal e bondade, sem qualquer mérito ou dignidade em nós. Ele se alegra quando recebemos Suas bênçãos com gratidão e reconhecimento de que Ele é a Fonte de todas as coisas boas.

O apóstolo levanta uma segunda pergunta retórica: “Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós – porventura não nos dará também, junto com ele, graciosamente todas as coisas?” Romanos 8.32. Toda a vida, ministério, sofrimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo é fato histórico inegável, atestado por estudiosos ligados ou não ao Cristianismo. Para os cristãos, esses eventos, entre outros, são parte do plano de Deus e prova visível do Seu amor por todas as pessoas. Ele deu Seu próprio Filho para sofrer e morrer por todos, para que todos fossem salvos por meio da fé em Seu sacrifício por eles. No evento da cruz de Jesus, a grande troca teve lugar. Ali está Deus, não poupando Seu próprio Filho, mas entregando-o por todos nós. Ele tomou nosso lugar na cruz, derramando Seu sangue santo e precioso e morrendo por nós. Seu sangue nos purifica de todos os pecados. Os resultados e benefícios para toda a humanidade são incomensuráveis ??e insondáveis ??nesta vida e por toda a eternidade. Todos os que creem em Jesus como o Filho Servo de Deus, que sofreu, morreu e nos deu a salvação, são abençoados. Todos os que aplicam a si mesmos pessoalmente todos os benefícios de Sua cruz e do túmulo vazio, serão salvos.

Portanto, Paulo afirma que seria impensável da parte de Deus sacrificar Seu próprio Filho por nós – e ao mesmo tempo não estar conosco e cuidar de nós em todos os momentos e circunstâncias da vida. Ele deu tudo por nós em Cristo. Provou Seu mais profundo amor por nós. Da mesma forma, atende a todas as nossas necessidades diárias de corpo e alma.

III. Nova Vida – Novas Atitudes

Em vista de tudo isso, Deus, por meio de Sua Palavra e do Espírito Santo, nos concede uma nova vida, uma nova visão de mundo e atitude para com Ele como Seus filhos amados neste mundo.

Podemos viver uma vida de gratidão, pois estamos livres da escravidão ao pecado, morte e condenação. Somos refeitos livres para viver uma vida na plenitude do amor de Cristo.

Começamos a perceber o valor e a dignidade de nossa própria vida nas mãos de Deus. Começamos a nos ver como filhos amados de Deus, para viver e desfrutar a vida livremente para Sua alegria e glória. Não somos mais escravos da velha vida egoísta. Renascemos para pertencer a Ele, pois nos chamou pelo seu próprio nome e pertencemos a Ele! Somos chamados para pertencer! Que título! Claro, cristãos sofrem os mesmos ou piores reveses e desafios temporais do que qualquer outra pessoa, mas com uma grande diferença: o cristão fiel tem uma âncora na qual se segurar quando o barco da vida é lançado em todas as direções e prestes a afundar. Ele sabe e tem livre acesso para clamar por aquele que pode ajudar. Mesmo nas provações e tribulações, é mais do que vencedor pela fé em Cristo. Esta declaração não é um sentimento farisaico pretencioso, mas uma convicção de fé que Deus criou em seu coração. Ele se considera filho precioso de Deus, que o amou e se entregou por ele.

Começamos a viver uma vida ativa em amor por todas as pessoas, focando nossa vida mais exterior do que interiormente. Queremos ser para outros a boca, mãos e pés de Jesus, levando Suas boas novas de salvação e de paz a todos. Queremos socializar, fazer o bem, celebrar e usufruir a vida na comunidade dos cristãos. Deus sustenta nossa fé por meio de Sua Palavra e dos sacramentos, fortalecendo-nos na verdadeira fé, na comunhão da igreja de Cristo e nas orações.

Começamos a viver a perspectiva de uma vida plena, dada por Deus que nunca tínhamos experimentado antes. Podemos enfrentar dificuldades, perseguições, sofrimentos de todos os tipos neste mundo – mas Deus não nos permitirá perder de vista a “melhor vida por vir”. Podemos ter a certeza de nossa vida com nosso Senhor na bendita eternidade da mesma forma como temos a Sua presença conosco neste mundo. Podemos ter certeza de que “nada poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8.39

IV. Conclusão

Que vida, Ano Novo e futuro brilhantes o Senhor colocou diante de nós! Não ficaremos abalados ou desanimados se honesta e genuinamente cremos nele e em Sua providência. Mesmo em meio à tempestade pandêmica do Covid-19, Ele está conosco e é por nós! Esta convicção não é um clamor triunfalista infundado, baseado em conceitos humanos! É um eco criado por Deus, nascido da certeza absoluta que o Senhor nos concede para esta vida e para a eternidade – de que Ele está conosco para sempre, e que nada jamais será capaz de nos separar do Seu amor, que está em Cristo Jesus.

Amigos têm questionado: “Eu sei de tudo isso, mas preciso de alguns insights e exercícios práticos para me fortalecer na fé e na compreensão adequada do amor e da vontade de Deus por mim, especialmente quando estou sobrecarregado e aflito.” Não pode haver melhores exercícios práticos de vida espiritual do que aqueles que o próprio Autor da vida prescreve. Primeiro, Ele nos convida a ler, meditar, marcar, sublinhar, memorizar e levar a sério a Sua própria Palavra que nos foi dada. Por vezes reservamos mais tempo para lazer e leitura de romances do que para ler a Palavra de Deus. Queremos reservar um tempo para a leitura da Palavra de Deus. É aqui que Ele revela Seu coração e vontade compassiva a nós. “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.” Salmo 42. Em todos os momentos e de inúmeras maneiras, Deus continua a nos chamar para permanecermos em Sua Palavra, o único exercício para fortalecer nossos músculos espirituais. Em segundo lugar, o Senhor Jesus não apenas nos chama a nos mantermos em sintonia com Ele por meio da oração, mas nos ensina a orar. Ora conosco e intercede por nós em Seu nome. Ele nos conclama a invocarmos a Ele no dia da angústia; Ele nos livrará e nós O honraremos. Terceiro, o Senhor Jesus reúne Sua igreja para nutrição espiritual e exercícios de fé. Na comunhão dos cristãos, Ele nos fornece Sua Palavra, os Sacramentos, o perdão regular e reiterado dos pecados, orações e oportunidades de estudo da Bíblia. Esses são recursos e ferramentas tremendos para nosso exercício de saúde espiritual cristã.

Que o Espírito Santo continue nos lembrando de que não somos mais escravos do pecado, do medo e da morte, mas filhos preciosos de Deus. Ele chamou a cada um de nós pelo Seu nome e nós somos Seus. Por causa do Seu profundo amor e a vida que nos foi concedida pelo batismo, somos transformados e feitos Seus servos-instrumentos de transformação e salvação de muitos.

Que o Espírito Santo continue nos lembrando de que somos um milagre vivo de Suas mãos amorosas. Ele fez de você um novo ser! Em cada dia do Ano Novo e sempre, “que a paz de Deus, que transcende todo entendimento, guarde seus corações e suas mentes em Cristo Jesus”. Filipenses 4.7. Amém.

Leonardo Neitzel

Pastor

Surrey, Canadá

Artigo anterior
Próximo artigo

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Os 5 ladrões da felicidade

Conheça os sentimentos e comportamentos que nos cegam para a realidade e distorcem nossa percepção de felicidade

Veja também

Os 5 ladrões da felicidade

Conheça os sentimentos e comportamentos que nos cegam para a realidade e distorcem nossa percepção de felicidade

Congregação Cristo Redentor, de Maceió, AL, celebra 43 anos

Culto festivo de aniversário também contou com dedicação de novo projetor e recepção de dois novos membros

A Escola Dominical

Sua origem e importância para a edificação do povo de Deus