Quarta-feira de Cinzas – Início de nova caminhada

Iniciamos hoje uma nova caminhada como cristãos. Após o período de Epifania, onde meditamos sobre as primeiras manifestações de Jesus como Messias e Salvador, após seu Batismo, esta nova caminhada nos faz acompanhar Jesus em sua trajetória rumo ao Calvário.

Por isso, o tema de hoje é ARREPENDIMENTO. As leituras para as meditações não poderiam ser diferentes: Salmo 51 e Joel 2. Falam da mudança, não somente de atitudes, mas de coração.

Aliás, a palavra “arrependimento” tem como tradução literal “mudança de mentalidade”. Não banalidades como “Foi mal, desculpa aí, blz?” Não futilidades como “Deus é pai, não é padrasto”. Não fake news como “Deus é amor, ele não vai condenar ninguém”.

Arrependimento, segundo os textos acima mencionados, requer :

1. Reconhecimento do próprio pecado. Olhar para o interior de seu coração (“meus pecados…minhas maldades…meus erros” e não para o “quintal do vizinho”.

2. Confessar, honesta e sinceramente. “Contra ti eu pequei e fiz o que detestas”. Joel: “rasgar o coração”.

3. Pedir perdão e libertação. “Tira de mim o meu pecado…apaga as minhas maldades…”

4. Confiar, absoluta e exclusivamente, no perdão que Deus oferece e dá por Jesus Cristo

5. Promessa de renovação e mudança. “Conserva em mim o desejo de ser obediente…ensinarei aos desobedientes as tuas leis…anunciarei a tua salvação…eu te louvarei”

Para Jesus, esta fase de sua vida não foi nada fácil. Ele mesmo sabia que o final desta caminhada seria a cruz. Mas ele o fez, porque sabia que a nossa salvação dependia disso.

Para nós, caminhar com Jesus não é fácil também. O Diabo, o mundo e nossa própria natureza humana são nossos adversários diretos.

Por isso, mesmo precisamos demais ficar o mais próximo possível de nosso Pastor e Mestre Jesus, atentos à sua Palavra, permitindo que o Espírito Santo nos mantenha no caminho, de mãos dadas com irmãos irmãos, fortalecendo-nos, consolando-nos, animando-nos e orando uns pelos outros.

Rev. Sergio Flor

CEL Bom Pastor da Lapa

CEL Cristo Salvador do Morro Doce

São Paulo Capital

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Os 5 ladrões da felicidade

Conheça os sentimentos e comportamentos que nos cegam para a realidade e distorcem nossa percepção de felicidade

Veja também

Os 5 ladrões da felicidade

Conheça os sentimentos e comportamentos que nos cegam para a realidade e distorcem nossa percepção de felicidade

Congregação Cristo Redentor, de Maceió, AL, celebra 43 anos

Culto festivo de aniversário também contou com dedicação de novo projetor e recepção de dois novos membros

A Escola Dominical

Sua origem e importância para a edificação do povo de Deus