Reflexão de fim de tarde

Gosto muito de olhar para essa mata que aparece por cima do muro aqui de casa. Infelizmente a foto não registra o que os olhos veem. Os tons de verde que se completam, a exuberância das cores, a força da mata… são muitos detalhes para contemplar.
Esse final de semana, escutamos o apóstolo Paulo comparando a igreja com um corpo. Um membro servindo ao outro, e todos sendo mantidos pelo cabeça, que é Cristo.
Ao olhar para a mata, ao mesmo tempo singela e imponente, comparações com a igreja de Cristo vieram-me sutilmente ao pensamento.
O que torna a mata estonteante são as texturas, as cores e os tons diferentes, que, juntos, vibram como um acorde harmonioso em tom maior. O que torna a igreja bela são pessoas diferentes que se completam em tom harmonioso por causa de Cristo.
Árvores sozinhas podem até ter sua beleza, mas não se comparam à exuberância de uma mata. Árvores sozinhas, ainda que sejam grandes, são fracas se comparadas à força que transborda aos olhos dos muitos galhos, troncos e folhas juntos e sobrepostos que formam a floresta.
Pessoas sozinhas podem ter sua beleza, esperteza e todas as qualidades, mas não têm como contemplar a diversidade de dons que Deus dá a fim de servirmos uns aos outros.
Se no mato uma planta sufoca todas as outras, toda a beleza, força e exuberância delas se esvai. Se na igreja pessoas forem sufocadas, sua beleza e força se esvai.
Enfim, como toda comparação não é perfeita, essa também não é. Se mal entendida, poderá ser aplicada de maneira bem errada. Por isso deixo aqui o seu propósito: igreja unida é igreja forte e bela. Unida com Cristo e unida com os irmãos.
Daqui posso contemplar uma mata bela e uma igreja exuberante.

Ismael Verdin,

pastor em Piedade, SP

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.