Divórcio

Quando o casamento desmorona, de quem é a culpa? É minha? É do outro?

Lilian Marx Flor
Psicóloga

A dor toma conta. A dor da frustração, do fracasso. A dor de sentir que todo o esforço, todo o empenho, toda a paciência… tudo foi em vão. Não deu certo. E não há mais o que fazer; esgotaram-se as possibilidades. Todos os sonhos de um casamento feliz desmoronaram.

Nessa tristeza, o cristão, que fez os seus votos matrimoniais com toda a sinceridade e colocou tanta disposição na tentativa de superar as dificuldades e levar adiante a ideia da família unida, dobra os joelhos, no mais profundo desespero, e clama: “Senhor, o que eu faço?” É legítimo eu me separar? Posso fazer isso sem me afundar no sentimento de culpa?

Essa questão é tão complexa, que foi utilizada pelos fariseus para colocar Jesus à prova. O que Jesus diria?

“Se você se comprometeu, azar o seu; continue casado, mesmo que isso seja prejudicial à sua vida”?

Ou ele diria:

“Se você é inocente, é legítimo se divorciar; você não tem culpa nenhuma!”?

Admitiria Jesus que o plano de Deus era falho?

O que disse Jesus?

Em primeiro lugar, Jesus confirmou o plano de Deus de forma muito clara. Ele disse: Deus instituiu, sim, o matrimônio, e ninguém pode separar o que foi unido por Deus (Mt 19.6). O casamento é uma instituição sagrada. Foi planejada por Deus, para ajudar homem e mulher a viverem felizes na terra e construírem uma família saudável. Não há erro nesse plano. É perfeito. É divino.

Depois de confirmar o plano, Jesus identificou claramente a causa do fracasso, da quebra do contrato firmado: o PECADO. Jesus explicou: “Foi por causa da dureza do coração de vocês que Moisés (A Lei) permitiu que vocês repudiassem a mulher, mas não foi assim desde o princípio” (Mt 19.8). Deus fez um plano perfeito, mas o mundo não é perfeito. Deus ensinou o homem como deveria viver para ser feliz: Não adore outros deuses, não invoque em vão o nome do Senhor, santifique o dia do descanso, honre os seus pais, não mate, não adultere, não roube, não levante falso testemunho, não cobice o que pertence ao teu próximo. Se a humanidade andasse sempre no caminho do Senhor, viveria em harmonia com ele. Mas o homem está no mundo, sujeito ao pecado. E Jesus sabe disso.

Quando o casamento desmorona, de quem é a culpa? É minha? É do outro?

Há situações que realmente fogem ao nosso controle. Há momentos em que nos deparamos com questões no casamento que não podemos contornar: violência, relação tóxica, adultério. Por mais que eu tenha tentado, percebo que não depende só de mim, do meu desejo, do meu esforço. Em algumas situações trágicas, não há mais o que fazer. Está acima das minhas possibilidades consertar algo que não tem mais conserto. O casamento é um contrato a dois. Uma promessa a dois. Com o pedido de bênção divina e, muitas vezes, com todo o meu empenho… mas é um contrato, que depende de mim e do outro. E houve uma quebra desse contrato.

Ainda assim, ficam dúvidas no coração daquele que devota a vida a Deus com todo o coração: EU prometi. Diante do altar, EU prometi. Será que tentei tudo mesmo? Será que falhei? Qual foi a minha participação no fracasso do meu casamento? O meu coração me acusa, ainda que todos à minha volta se esforcem para me deixar tranquilo, sem culpa. Porque eu conheço o meu coração e sei que houve momentos em que eu poderia ter agido de forma diferente. Será que o desfecho do conflito seria diferente se eu tivesse manejado melhor a situação? Será que esperei o suficiente, tomei as melhores decisões?

A boa notícia é que Jesus não está interessado em procurar um culpado. Ele não veio para julgar o mundo, mas para salvá-lo (Jo 12.47). Jesus conhece o pecado e o condena, mas ele ama o pecador. Apesar do seu pecado. Não importa se eu me sinto 99% vítima, 70% vítima, 50% vítima. Não importa se eu me sinto inteiramente culpado pelo fracasso do meu casamento. O perdão de Jesus é para todos os pecadores que reconhecem a sua insuficiência e acreditam no seu amor. Jesus está sempre pronto a perdoar, tanto a mim quanto ao meu (ex-)cônjuge, se o nosso coração estiver arrependido. Quando uma mulher, que pecou muito, ia ser apedrejada, Jesus não se preocupou em analisar se ela era completamente culpada ou vítima da sociedade. Ele disse: “Quem de vocês estiver sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra nela” (Jo 8.7). Depois, ele disse à mulher: “Também eu não a condeno; vá e não peque mais” (Jo 8.11).

Vejamos, Jesus disse: “Também eu não a condeno”. Ele não dividiu a situação entre perpetrador e vítima. Ele sabia que a mulher pecou em algum momento e precisava de perdão. O que a pessoa faz, o que a pessoa é, é o resultado de inúmeras situações vivenciadas. Muitas dessas vivências foram difíceis, até mesmo injustas, mas toda a trajetória de vida está manchada pelo pecado. O primeiro passo é saber que eu não serei condenado, porque o perdão me foi concedido por amor.

Depois de perdoar, Jesus estimula: “Vá”. Levante-se. Recomponha-se e refaça a sua vida. Não se sinta condenado à infelicidade; não se penitencie para sempre. Aceite que a situação é essa e que você está vulnerável. Peça ajuda quando precisar: dos amigos, dos parentes, da igreja, da psicologia, do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), da polícia… Não fique sozinho! Reconheça a sua fragilidade, a sua impotência. Nem sempre é possível dar conta sozinho de todas as situações.

Por fim, Jesus adverte: “Não peque mais”. Jesus não revogou a lei. A lei continua sendo o nosso guia, ainda que eu nunca a possa cumprir perfeitamente. Todos os relacionamentos requerem paciência, respeito, sacrifício, renúncia. É assim que Deus quer que eu viva, pelo meu próprio bem. Mas ele também me dá a dica de como continuar tentando: Ore. Estude. Aproxime-se da família da fé. Peça perdão novamente quando errar, porque você certamente vai errar de novo… e de novo.

Enfim, seria muito difícil julgar as situações que poderiam considerar legítimo o divórcio. Somente Jesus conhece o coração dos seus filhos. Só ele é capaz de decidir em que medida cada um errou, em que momento o contrato foi definitivamente quebrado e por quem. O importante é saber que, de uma forma ou outra, todos pecamos. Mesmo aqueles que conseguiram manter a relação sadia. Não há pessoa que esteja perfeitamente limpa diante de Deus; não há uma sequer. A notícia maravilhosa é que Jesus não está procurando justiça em minhas obras; Jesus quer me justificar mediante a fé! Jesus me acolhe, perdoa e revigora para que eu esteja sempre atento ao que mais importa: a vida eterna. Com todo o seu amor, Jesus cola todos os caquinhos da minha vida destroçada e me faz inteiro novamente, formoso e cheio de possibilidades. Porque é preciso estar inteiro e forte para enfrentar novos desafios. E compartilhar essa graça com os outros irmãos.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Quero conhecer Noé

Rev. Davi SchmidtPastor na Bethel Lutheran Chur–h - Kitchen–r - ON, CanadáCongregação filiada à Lutheran Church Canada Querido irmão e irmã em...

Veja também

Quero conhecer Noé

Rev. Davi SchmidtPastor na Bethel Lutheran Chur–h - Kitchen–r...

Doçuras que escondem travessuras

Com a verdade e com princípios cristãos, cada pai e mãe precisa saber o limite entre o lúdico e o que não convém

Encontrão reúne mais de 250 participantes

Tradicional programação tão aguardada, tinha sido transferida devido à enchente no RS