Muitos filmes fazem sucesso no cinema. Mas poucos batem recordes. Foi o caso de “Divertida Mente 2”, que se tornou a animação com maior bilheteria da história.
O enredo é genial! Grande parte da história acontece dentro da mente de uma menina; justificando o título. Os personagens são sentimentos, como: alegria, medo, tédio, tristeza, etc. As experiências da vida causam ações e reações nos personagens, e, por vezes, as coisas fogem do controle.
Especialistas atribuem o sucesso da obra ao enredo criativo, a capacidade com que os telespectadores se identificam e entendem a força das emoções, mas, sobretudo, a animação é o retrato desta época, onde tantas pessoas andam com a mente fragilizada. Doenças emocionais, traumas e dificuldades de lidar com as emoções fazem parte da atual geração!
Há um verso na Bíblia que revela algo preciosíssimo quanto à proteção da mente. O texto bíblico está em Filipenses 4.7 e diz: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a MENTE de vocês em Cristo Jesus”.
Perceba que o texto diz que a paz será uma proteção, um escudo para a mente! Note também que o texto afirma que essa paz excede todo o entendimento! Vai além de qualquer saber, além de qualquer ciência! Nada deste mundo ou de outros mundos pode ser maior que tal “paz de Deus” – que se torna nossa, por meio da fé. E, curiosamente, o caráter de proteção e escudo é indicado em Efésios 6.16, nos instigando a segurar constantemente o escudo da fé! Ali está prometido que estaremos protegidos contra os dardos inflamados do diabo. Nossa mente e coração estarão guardados.
Quando duas pessoas brigam e se reconciliam, costumamos dizer que elas fizeram as “pazes” – construíram a paz. A verdadeira paz realmente começa pelo perdão! E o autêntico perdão está em Jesus.
O texto de Filipenses 4.7 é antecedido de um conselho sobre como devemos lidar com as preocupações e com a famosa ansiedade. Ele diz: Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças (v.6).
Em tempos de tantas fragilidades emocionais, em que a mente é atacada de todos os lados, não podemos abrir mão dessa proteção. Não há ciência e nem tecnologia que a possa substituir. A paz de Deus protege nossa mente e nosso coração com uma força que excede todo o entendimento. Que bênção! Que maravilha!
Em Jesus, nossa vida pode ser um filme de sucesso; não baseado na bilheteria ou na ausência de lágrimas e dramas, mas na certeza do amor de Deus que nos ajuda a enfrentar toda e qualquer situação.
O Congresso Nacional das Servas, lá em janeiro de 2026, trabalhará esses assuntos. Por isso o tema escolhido foi: “GRACIOSAmente”, com o lema ancorado em Filipenses 4.7.
Desde já oramos para que seja um divertido, mas, sobretudo, gracioso e abençoado congresso!
Ismar Lambrecht Pinz
Pastor conselheiro da LSLB