O diretor prof. dr. Gerson Linden saudou aos professores, alunos, funcionários, autoridades eclesiásticas e demais pessoas presentes no Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS, no dia 5 de agosto, na abertura da exposição que dá início à celebração dos 125 anos do trabalho da Igreja Luterana – Sínodo de Missouri (LCMS) no Brasil e o primeiro aniversário da Faculdade Luterana Concórdia. Lembrou que essa exposição é muito mais do que contar a história, é um legado que foi construído por muitas pessoas, chamadas, motivadas e abençoadas por Deus. “E hoje, nós temos o privilégio e a responsabilidade da preservação e da continuação desse legado, para que as gerações atuais e futuras, também conheçam e tenham o que nós temos: o Seminário, a IELB e a Faculdade Luterana Concórdia, na missão de levar Cristo para todos”, afirmou.

A museóloga Elis Meister, que coordena o Instituto Histórico da IELB e liderou o trabalho de pesquisa, explicou o funcionamento da exposição que ora inicia. Destacou que é um trabalho de equipe, cooperação e parceria de muitas pessoas e de instituições. Em especial, com o Instituto Histórico (CHI) da LCMS. Pontuou que essa é uma das atividades em relação a esse tema, e que, neste semestre ainda, haverá o lançamento do site do Instituto Histórico, com exposições online dessa temática, além de outros itens do acervo que serão disponibilizados também. Informou que a exposição ficará aberta para visitação até o final do ano para dar oportunidade a mais pessoas terem acesso, tanto as que moram e estudam nesse local, no dia a dia, como em eventos futuros no campus do Seminário.

O professor Francis Hoffmann fez um breve resgate histórico do trabalho iniciado há 125 anos pela LCMS, através dos missionários pioneiros que vieram ao Brasil. Enfatizou a importância de conhecermos a história do que foi realizado até aqui e de fazermos história hoje e para o futuro, a partir do que ouvimos e recebemos daqueles que nos antecederam nessa caminhada do Seminário, da IELB e agora com a Faculdade Luterana Concórdia.

Representando a Diretoria Nacional da IELB, o vice-presidente de Expansão Missionária, pastor Heder Gumz, parabenizou e agradeceu a organização dessa celebração. Falou da importância de a IELB também pensar e fazer como a LCMS fez há 125 anos passados, quando enviou pastores missionários para o Brasil. “Graças a essa visão missionária além-fronteiras que nós hoje podemos celebrar e colher muitos frutos desse trabalho”, disse ele, acrescentando que a nossa igreja já atua, em parceria com a LCMS, em outros países com algumas dezenas de pastores formados pelo nosso Seminário Concórdia. “Assim como nossos pais fizeram história na vida da igreja, nós hoje também somos chamados e desafiados a fazer o mesmo para esta e futuras gerações”, concluiu.

Representando a presidência da IECLB, o pastor Mauro Batista de Souza, segundo vice-presidente da IECLB e assessor para Missão Global e Ecumenismo, destacou a importância do trabalho das igrejas luteranas em solo brasileiro e as parcerias em vários projetos realizados ao longo desses 125 anos. Recordou a base teológica comum entre as duas igrejas, reafirmadas nos princípios da Reforma liderada por Lutero, nas quais a pregação de Lei, Evangelho e a administração dos sacramentos, são fundamentais. Por fim, incentivou a continuação do diálogo entre as igrejas e desejou as bênçãos de Deus para a IELB, o Seminário e a Faculdade Luterana Concórdia.


FOTOS: Thiago Sazana/Seminário Concórdia