Palavras monossilábicas

Se você também tem o privilégio de ser chamada dessa forma monossilábica agradeça a Deus e busque sabedoria, inteligência e conhecimento na Palavra dele para seguir edificando seu lar.

       Foi criado um grupo online em nossa congregação para incentivar a leitura de toda a Bíblia em um ano. Nosso filho mais velho quis fazer parte, junto com meu marido e eu.

        Ao concluir o primeiro dia, perguntei ao Rafael o que tinha achado da experiência. Como 99% das crianças de 9 anos, ele simplesmente disse: “Legal!” Retruquei: “Não aceito respostas monossilábicas”. Ele logo acabou com meu argumento ao responder: “Legal é dissílaba!”

      Além de me divertir com a sábia resposta do meu filho, me dei conta de que, às vezes, ficamos “forçando a barra”, querendo estender a prosa quando nossos filhos já deram uma resposta que lhes pareceu boa. É saudável termos momentos de conversas mais longas, mas também precisamos avaliar cada contexto, evitando brigas desnecessárias. Nesse caso, achei melhor ficar quieta para evitar o que diz em Provérbios 17.14: “Começar uma discussão é como abrir uma represa; por isso, desista antes que surja o conflito”.

      Ser mãe de três meninos tem moldado constantemente a minha comunicação. Mulheres são mais detalhistas, emotivas, etc. Homens são mais diretos, sem rodeios. Quando começo a argumentar demais sobre alguma questão ou a exigir muitas explicações dos guris, o Tiago me lembra: “São meninos, Aline”.

      Nessa história, o principal é que nosso filho está animado com o plano de leitura bíblica, crescendo na fé e no conhecimento da Palavra de Deus – onde justamente lemos que, ao falar, menos é mais. Provérbios 17.27 diz: “Quem controla as suas palavras possui conhecimento, e o sereno de espírito é inteligente”.

     Inteligência, conhecimento e sabedoria são as três grandes pedras fundamentais de um lar, identificadas por Salomão, em Provérbios 24.3 e 4: “Com a sabedoria se constrói a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento os seus cômodos se encherão de todo tipo de bens, preciosos e agradáveis”.

     Além de gerenciar a casa, a mulher tem a oportunidade de criar um ambiente carinhoso e agradável, em que cada membro da família se sinta aceito, possa crescer emocional e espiritualmente. Um lugar em que os relacionamentos são construídos com base na comunicação, entendimento mútuo e onde as pessoas aprendem e desenvolvem aptidões práticas necessárias para que a vida flua tranquilamente.

       Desde aquela rápida conversa, tenho buscado eliminar essa cobrança por respostas detalhadas. Nestes tempos em que mensagens do WhatsApp são verdadeiros monólogos escritos ou falados, respondidos apenas com um emoji, até mesmo um SIM ou um NÃO têm o seu valor.

     Afinal de contas, é monossílaba uma das palavras que amo escutar, é falada a toda hora aqui em casa, é um dos propósitos mais lindos da minha vida, tem feito meus dias mais intensos, desafiadores, mas enche meu coração de alegria e contentamento: MÃE!

      Se você também tem o privilégio de ser chamada dessa forma monossilábica agradeça a Deus e busque sabedoria, inteligência e conhecimento na Palavra dele para seguir edificando seu lar, compartilhando a FÉ no Salvador Jesus, gerando conexões saudáveis, sendo âncora que traz segurança em meio às tempestades da vida e não sendo a causadora dos temporais. Aproveite todas as oportunidades de comunicar amor mesmo sem pronunciar uma sílaba sequer.

Assista a esta mensagem, em vídeo, no canal Youtube.com/AlineKoller.

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Cuidando dos feridos. Reaproximando pessoas

Mães, sejam sábias aos olhos do Senhor. Sempre confiantes em Cristo Jesus, o autor e consumador de nossa fé

Veja também

Cuidando dos feridos. Reaproximando pessoas

Mães, sejam sábias aos olhos do Senhor. Sempre confiantes em Cristo Jesus, o autor e consumador de nossa fé

CORAÇÃO DE MÃE

Olga Beatriz Hepp HannesCongregação Cristo, de Venâncio Aires, RS O...

PLANEJAMENTO IELB – QUADRIÊNIO 2027-2030

       O planejamento da IELB para o quadriênio 2027-2030,...