Com ânimo renovado, alunos têm primeiro dia de volta às aulas

De baterias recarregadas, os estudantes da Ulbra Canoas retornaram das férias para mais um semestre letivo nesta segunda-feira, 17 de fevereiro. Em meio às diversas novidades, os alunos formavam rodas de conversa para se atualizarem de tudo que ocorreu nesses quase três meses que estiveram fora do campus. Nova Reitoria e troca na gestão do estacionamento foram alguns dos assuntos nos grupos que se dirigiam aos seus prédios.

Para receber e orientar os alunos, a Direção do campus mobilizou colaboradores para ficarem nos saguões dos prédios. Quem tinha dúvidas sobre suas salas, teve todo o suporte necessário para não perder o horário. Durante as férias, a coordenação acadêmica promoveu algumas mudanças em turmas mais numerosas, remanejando-as para salas maiores, para uma maior comodidade. A coordenadora acadêmica Lucimar Filot Brum informou as atualizações na reunião realizada com os coordenadores na última quinta-feira, 13 de fevereiro.

Alessandra Pacheco, do 5º semestre de Ciências Biológicas se disse esperançosa com as novidades. “Em quase três anos como aluna da Ulbra, sinto que há uma perspectiva de melhora”, destacou. Indo ao encontro do pensamento de Alessandra, o acadêmico do 6º semestre de Engenharia Elétrica, Jeferson Boeira, encara como positiva a disposição da Universidade em melhorar o ambiente e a infraestrutura. “Parece que as coisas estão tomando o seu rumo. Nós, que estamos aqui, só podemos torcer para que tudo melhore. Acho que trocar a gestão do estacionamento por uma líder do seu segmento é um passo importante para dar boa estrutura aos alunos”, observou.

Manhã também foi movimentada

Muitos jovens iniciaram sua caminhada na Instituição neste semestre. Os colegas do grupo de calouros do curso de Odontologia, Isadora Severo e Leonardo Godoy, de 18 e 19 anos, respectivamente, estão muito empolgados para os novos desafios que os aguardam. Isadora contou que o direcionamento de uma profissional da área a fez decidir pelo caminho da Odonto. “Li folhetos de cursos e estava um pouco perdida sobre o que gostaria de fazer. Uma semana depois conversei sobre isso com minha dentista e ela me inspirou para começar o curso”, comenta.

Já para Leonardo, os resultados de testes vocacionais não lhe fizeram muito sentido. “Ao final do teste, recebi o direcionamento para Engenharia Civil. Não tinha nada a ver comigo. Hoje, estou confiante na minha escolha e para este semestre”, conta. Sempre apoiando nos momentos mais precisos, Liara Tatsch, de Tramandaí, é mãe da acadêmica Livia, que cursa o quinto semestre de Odontologia. “Na saída do ensino médio, em 2018, foram os desafios de morar sozinha, aos 17 anos, que a Livia teve de enfrentar. Mesmo assim, ela se adaptou muito bem e adora o curso”, cita.

Egresso sem sair da casa

Não apenas os calouros marcaram presença nesse recomeço de semestre. As expectativas de Vinícius Camargo, de 27 anos, são muito boas para a segunda graduação. Formado em Educação Física em 2018, ingressou agora no curso de Fisioterapia. Vinícius é filho da docente Miria Elisabete Bairros Camargo, que já está inserida no ambiente da Ulbra há 23 anos. Ele conta que a história da família na Universidade é grande. “Tanto eu quanto minha irmã, minha mãe e minhas primas estudamos aqui. Temos todos uma história com a Instituição”, cita.

Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS

Thierre Cósta
Estagiário de Jornalismo da Ulbra Canoas

Foto: Leonardo Magnus

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ovelhas geram ovelhas. Pastores apascentam ovelhas

No evangelho de João 10.11,14, Jesus é o “Bom Pastor” que apascenta e gera, espiritualmente, as ovelhas que escutam sua voz e que o conhecem e são por ele conhecidas.

Veja também

Ovelhas geram ovelhas. Pastores apascentam ovelhas

No evangelho de João 10.11,14, Jesus é o “Bom Pastor” que apascenta e gera, espiritualmente, as ovelhas que escutam sua voz e que o conhecem e são por ele conhecidas.

Cheiro de salvação

O texto de 2 Coríntios 2.14 diz assim: “Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas”.

Quem está nas trincheiras ao seu lado?

Quando a gente casa, traz uma bagagem para a vida a dois. Nessa bagagem, estão os valores aprendidos em casa, as experiências de relacionamentos anteriores, nossa profissão talvez, sonhos e desejos.