Ide, ensinai a todos
Lutero constituiu-se, em sua vida e obra, numa marcante expressão dos testemunhos de um chamado peculiar de Deus e, de sua parte, empreendeu uma resposta generosa, corajosa e modelar a esse chamamento e às suas consequências: teológicas, eclesiais e pedagógicas. Para os cristãos e educadores, a obra busca entender e articular a ação educativa como expressão de fé. A prática da educação pode ser compreendida, teologicamente, como a mais genuína expressão evangelizadora, a tarefa militante de anunciar o Reino de Deus para todos.
Subtítulo: Os 500 anos da Pedagogia Luterana
Autor: César Nunes
Dimensões: 14X21cm
Páginas: 112
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Confira o Sumário e lia o prefácio do livro Ide, ensinai a todos
SUMÁRIO
Introdução
Parte I – MODERNIDADE, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA: DEFINIÇÕES BASILARES E FUNDAMENTOS HISTÓRICOS
1.1 A paideia grega: a teoria e a prática da educação entre os gregos
1.2 A paideia cristã: a teoria e a prática da educação que nasce da mensagem de Jesus e de seus seguidores
Parte II – A EDUCAÇÃO E A ESCOLA LUTERANA: O NASCIMENTO DE UMA NOVA PEDAGOGIA
Parte III – A ESCOLA E A PEDAGOGIA LUTERANA NO BRASIL: ORIGENS, FUNDAMENTOS E DESAFIOS ATUAIS
Considerações finais
Referências bibliográficas
Prefácio
A obra que o leitor tem em mãos é de extraordinária profundidade acadêmica e de grande atualidade para a sociedade brasileira. Um estudo de inestimável valor para todos os educadores brasileiros, particularmente para os que se dedicam à educação básica. Excelente para pensar a respeito da pedagogia inspirada na visão luterana de educação.
O autor reúne aqui as principais contribuições da pedagogia luterana para a educação moderna e reafirma sua significativa influência para a expansão do ideal cristão pelo mundo.
Com precisão aponta que, ainda que para Lutero a centralidade do pensamento educacional seja a educação bíblica, não despreza as ciências empíricas e as letras clássicas. Ao contrário, submete-as à finalidade formadora da educação e da escola, para que, juntas, procurem “realizar a obra formadora de Deus e de seu projeto para os homens”.
Elenca as principais características inovadoras da ação pedagógica de Lutero e lembra que a atualidade tem grande influxo das “maquetes pedagógicas luteranas”. Sobretudo porque Lutero advoga uma educação pelo convencimento, pelo comportamento exemplar e autoridade afetiva do professor no ambiente escolar.
A grandeza do momento histórico que vivemos – a celebração dos 500 anos da Reforma – exige uma obra com envergadura de um grande educador. Professor Titular da Faculdade de Filosofia e Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP), o professor dr. César Nunes é um dos grandes pesquisadores brasileiros na área da educação na atualidade, e, como não luterano, tem a vantagem de um olhar “de fora”, o que dá à obra ainda maior credibilidade.
O novum (das Neue) da sua pesquisa tem o especial mérito de registrar a originalidade da pedagogia que nasceu da Reforma religiosa e política inspirada e conduzida por Lutero e de lembrar alguns dos desafios atuais da escola e pedagogia luteranas no Brasil.
Quem já teve a honra e o privilégio de ler livros do professor César Nunes e de assistir a palestras suas, sabe que ele gosta de citar – e de recitar com memória invejável – longos trechos dos grandes pensadores da história. Em sua homenagem, como forma de agradecer pela produção deste livro, valho-me de um extraordinário texto de Berthold Brecht, o grande poeta alemão: Suba nos ombros dos gigantes para olhar mais longe. Mas, ao olhar mais longe, seja humilde, reverencie quem te segurou no ar para que pudesses ver. Aprender é subir nos ombros de gigantes. Ensinar é permitir que subam nos seus com autonomia e liberdade para olhar adiante!
Obrigado, professor, por nos permitir “subir nos seus ombros” através de “Os 500 anos da Pedagogia Luterana”, ajudando-nos a olhar adiante! Que este livro sirva, sobretudo, para retomar o entusiasmo dos herdeiros da Reforma pelas escolas e renove a coragem e o ânimo de continuar praticando um velho e quase esquecido slogan: “Ao lado de cada igreja uma escola”!
Enio Starosky – Diretor do Colégio Luterano São Paulo, SP
Mestre em Educação e doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo