Pedagogia luterana

Ide, ensinai a todos

Lutero constituiu-se, em sua vida e obra, numa marcante expressão dos testemunhos de um chamado peculiar de Deus e, de sua parte, empreendeu uma resposta generosa, corajosa e modelar a esse chamamento e às suas consequências: teológicas, eclesiais e pedagógicas. Para os cristãos e educadores, a obra busca entender e articular a ação educativa como expressão de fé. A prática da educação pode ser compreendida, teologicamente, como a mais genuína expressão evangelizadora, a tarefa militante de anunciar o Reino de Deus para todos.

Subtítulo: Os 500 anos da Pedagogia Luterana
Autor: César Nunes
Dimensões: 14X21cm
Páginas: 112

Adquira aqui.

Confira o Sumário e lia o prefácio do livro Ide, ensinai a todos

SUMÁRIO

Introdução

Parte I – MODERNIDADE, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA: DEFINIÇÕES BASILARES E FUNDAMENTOS HISTÓRICOS

1.1 A paideia grega: a teoria e a prática da educação entre os gregos

1.2 A paideia cristã: a teoria e a prática da educação que nasce da mensagem de Jesus e de seus seguidores

Parte II – A EDUCAÇÃO E A ESCOLA LUTERANA: O NASCIMENTO DE UMA NOVA PEDAGOGIA

Parte III – A ESCOLA E A PEDAGOGIA LUTERANA NO BRASIL: ORIGENS, FUNDAMENTOS E DESAFIOS ATUAIS

Considerações finais

Referências bibliográficas

Prefácio

A obra que o leitor tem em mãos é de extraordinária profundidade acadêmica e de grande atualidade para a sociedade brasileira. Um estudo de inestimável valor para todos os educadores brasileiros, particularmente para os que se dedicam à educação básica. Excelente para pensar a respeito da pedagogia inspirada na visão luterana de educação.

O autor reúne aqui as principais contribuições da pedagogia luterana para a educação moderna e reafirma sua significativa influência para a expansão do ideal cristão pelo mundo.

Com precisão aponta que, ainda que para Lutero a centralidade do pensamento educacional seja a educação bíblica, não despreza as ciências empíricas e as letras clássicas. Ao contrário, submete-as à finalidade formadora da educação e da escola, para que, juntas, procurem “realizar a obra formadora de Deus e de seu projeto para os homens”.

Elenca as principais características inovadoras da ação pedagógica de Lutero e lembra que a atualidade tem grande influxo das “maquetes pedagógicas luteranas”. Sobretudo porque Lutero advoga uma educação pelo convencimento, pelo comportamento exemplar e autoridade afetiva do professor no ambiente escolar.

A grandeza do momento histórico que vivemos – a celebração dos 500 anos da Reforma – exige uma obra com envergadura de um grande educador. Professor Titular da Faculdade de Filosofia e Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP), o professor dr. César Nunes é um dos grandes pesquisadores brasileiros na área da educação na atualidade, e, como não luterano, tem a vantagem de um olhar “de fora”, o que dá à obra ainda maior credibilidade.

O novum (das Neue) da sua pesquisa tem o especial mérito de registrar a originalidade da pedagogia que nasceu da Reforma religiosa e política inspirada e conduzida por Lutero e de lembrar alguns dos desafios atuais da escola e pedagogia luteranas no Brasil.

Quem já teve a honra e o privilégio de ler livros do professor César Nunes e de assistir a palestras suas, sabe que ele gosta de citar – e de recitar com memória invejável – longos trechos dos grandes pensadores da história. Em sua homenagem, como forma de agradecer pela produção deste livro, valho-me de um extraordinário texto de Berthold Brecht, o grande poeta alemão: Suba nos ombros dos gigantes para olhar mais longe. Mas, ao olhar mais longe, seja humilde, reverencie quem te segurou no ar para que pudesses ver. Aprender é subir nos ombros de gigantes. Ensinar é permitir que subam nos seus com autonomia e liberdade para olhar adiante!

Obrigado, professor, por nos permitir “subir nos seus ombros” através de “Os 500 anos da Pedagogia Luterana”, ajudando-nos a olhar adiante! Que este livro sirva, sobretudo, para retomar o entusiasmo dos herdeiros da Reforma pelas escolas e renove a coragem e o ânimo de continuar praticando um velho e quase esquecido slogan: “Ao lado de cada igreja uma escola”!

Enio Starosky – Diretor do Colégio Luterano São Paulo, SP

Mestre em Educação e doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Nossa oração mudou

   ”Deus, abençoe as pessoas pobres e ricas que perderam tudo na enchente. Que elas consigam o que vestir, o que comer e uma casa para morar”

Veja também

Nossa oração mudou

   ”Deus, abençoe as pessoas pobres e ricas que perderam tudo na enchente. Que elas consigam o que vestir, o que comer e uma casa para morar”

ANEL participa de Congresso Nacional de Escolas Luteranas da Argentina

Presidente Marlus Seling, diretor-executivo Nelci Senger e vice-presidente de Ensino da IELB, Joel Muller, representaram o Brasil no evento que reuniu mais de 300 participantes

O surgimento de uma tradição cristã

Participaram das aulas 19 alunos de diversos lugares do Brasil e do continente americano, tais como Canadá, México, Venezuela e Paraguai.