Castelo Forte: há 55 anos Deus falando com você a cada dia

O Castelo Forte 2023 é a 55ª edição. Até agora foram publicadas mais de 20 mil meditações, com a participação de centenas de autores. O devocionário mais antigo da IELB teve sua primeira edição em 1969, como resultado da parceria entre a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Para colocar em prática a ideia, criou-se uma comissão com integrantes das duas Igrejas Luteranas, responsável pela publicação conjunta do Castelo Forte, e, a partir da década de 1980, do Livro de Concórdia e das Obras Selecionadas de Martinho Lutero.

Aliás, é a venda do Castelo Forte que mantém as demais publicações da CIL. “Se não existisse o Castelo Forte, não existiriam as obras de Lutero em português, por exemplo”, destaca o editor do Castelo Forte, pastor Rony Marquardt.

Além de servir como um devocionário pessoal, o Castelo Forte pode auxiliar nas devoções familiares, em grupos, em trabalhos missionários e nas capelanias, sendo também uma ótima opção de presente. Você pode adquirir a publicação com a Editora Concórdia (www.editoraconcordia.com.br).

O senhor está há um ano e meio como editor dessa publicação histórica das duas maiores Igrejas Luteranas do Brasil. O que isso significa para o senhor?

Dar continuidade à publicação do devocionário Castelo Forte não é apenas uma grande responsabilidade, mas, acima de tudo, uma excelente oportunidade para ajudar na divulgação da Palavra de Deus, do evangelho que anuncia a salvação pela fé em Jesus Cristo. Além disso, o editor do Castelo Forte atua com autores e autoras das duas Igrejas Luteranas do Brasil, sendo uma excelente oportunidade de praticar um ecumenismo saudável para o crescimento do Reino de Deus.

Qual a importância do Castelo Forte para a IELB, IECLB e para as pessoas, em particular?

A oferta anual do Castelo Forte pela CIL mostra que as duas igrejas se preocupam em oferecer alimento espiritual às pessoas e para as famílias, provendo a palavra de Deus em pequenas porções para o dia a dia, com a leitura de um texto bíblico, uma aplicação dessa mensagem para a vida e uma palavra de oração. É como se Deus viesse cada dia ao encontro das pessoas para dialogar com elas na Palavra que ele inspirou, e para que elas apliquem essa Palavra à sua vida e respondam com seus pedidos ao Senhor.

Esse era um privilégio que Adão e Eva tinham no paraíso perfeito criado por Deus para eles, como vemos em Gênesis 3.8, que fala de Deus procurando o ser humano para se comunicar com ele. O paraíso foi perdido por causa do pecado, mas Deus prometeu restaurar seu Reino por meio de seu Filho Jesus. E o Castelo Forte anuncia essa salvação e liberdade que temos de ouvir nosso Deus e Pai e de lhe responder com palavras e com nossa vida.

Vamos relembrar a história do Castelo Forte?

Cito as palavras que constam na apresentação da primeira edição do Castelo Forte, de 1969: “Sob o nome ‘CASTELO FORTE, Devoções Diárias’, esta folhinha se apresenta como nova e tradicional ao mesmo tempo. Novo é seu nome; mas nele se ligam duas tradições: ‘Devoções Concórdia’ – assim se chamava a folhinha devocional publicada para a Igreja Evangélica Luterana do Brasil; ‘A Palavra Diária’ era a congênere, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. A sugestão de uma edição comum, justificada com vistas à boa administração de finanças e esforços, veio da Comissão de Literatura Castelo Forte, existente desde agosto de 1966”.

Em agosto de 1966, representando a IELB e a Casa Publicadora Concórdia, os pastores Guido Rubem Goerl e Johannes Hermann Gedrat e o professor Albert Mattis; e pela IECLB e a Editora Sinodal, os pastores Johannes Hasenack, Erdmann Götz e Paul Gerhardt Götz, reuniram-se em São Leopoldo, RS, buscando a possibilidade de compilar um devocionário único e comum nas duas igrejas; assim, as pessoas ali presentes se tornaram a Comissão de Literatura Castelo Forte.

Essa comissão inicial foi reestruturada em 17 de junho de 1974, recebendo o nome de Comissão Interluterana de Literatura (CIL), que continua se reunindo para coordenar a publicação do Castelo Forte. Hoje participam três representantes de cada igreja como membros efetivos e mais dois como suplentes.

Como o devocionário é produzido?

A produção do devocionário começa um ano e meio antes do período para o qual ele se destina. O primeiro passo é selecionar os textos bíblicos. Atualmente, é utilizada a seleção de textos feita pelos Irmãos Moravianos, uma sociedade missionária alemã que, desde 1731 elabora, a cada ano, a seleção de um texto para cada dia. A ideia por trás dessa seleção é guiar as pessoas através da Escritura, para que a cada quatro anos seja lida toda a Escritura Sagrada.

Em seguida, é hora de convidar os autores das mensagens. A CIL tem um grupo básico, mas mesmo esse é constantemente renovado. No Castelo Forte de 2023, por exemplo, participaram 258 pessoas. O editor encaminha para cada uma o convite, por e-mail, indicando o dia, o texto bíblico selecionado, algumas dicas de redação e a informação do prazo final para o envio da mensagem à CIL.

Então vem a fase de recebimento das meditações e sua revisão e correção, um trabalho meticuloso e profundo. Todos os 365 (ou 366) textos precisam ter um título, um versículo destacado, o texto da mensagem com um desenvolvimento compreensível e do mesmo tamanho, finalizando com uma oração. São feitas várias leituras de cada texto, com o objetivo de torná-lo fácil já na primeira leitura. A revisão final do texto é encaminhada para cada autor dar o seu aval.

Depois disso, o editor encaminha os textos para uma das editoras, a Editora Sinodal, da IECLB, ou a Editora Concórdia, da IELB. Cada ano, uma delas é responsável pela diagramação, pela capa e impressão do Castelo Forte do devocionário. Ao final do mês de julho, o Castelo Forte vai para a gráfica para impressão e depois para as editoras para distribuição. Neste ano, foram impressos 55 mil exemplares.

Como o Castelo Forte pode fazer a diferença na vida das pessoas?

– Anamaria Kovács, jornalista e professora aposentada em Blumenau, SC, declarou em sua coluna no jornal O Caminho, em março de 2014, intitulada “Castelo Forte”: “Desde que moro em Blumenau, este devocionário vem me acompanhando. Sua leitura sempre trouxe consolo em tempos difíceis, paz e bênção em todos os momentos”.

– Um presidiário escreveu: “Eu ganhei um livro que se chama Castelo Forte – Meditações Diárias. Ele tem edificado muito minha vida. As palavras dele tem penetrado em meu coração. Só tenho a agradecer ao Senhor Jesus pelas bênçãos derramadas na minha vida e dar os parabéns pelo trabalho de vocês”.

– O pastor Flavio L. Hoerlle, de Ponta Grossa, PR, compartilhou o e-mail que recebeu de um leitor: “Prezado pastor luterano Flavio. Graça e paz de Cristo Jesus. Sou cristão, frequento e congrego atualmente a igreja metodista. […]. Hoje, lendo o devocional Castelo Forte, meditando tanto sobre a passagem bíblica quanto sobre a mensagem de texto, me tocou muito no meu coração, na minha alma. […]. Oro pela sua vida, pastor, e que Deus continue a usá-lo para colocar sábias palavras nos textos devocionais…”.

Um pedido muito especial: a CIL quer completar o seu acervo de devocionários Castelo Forte e lhe falta um exemplar da primeira edição, de 1969. Se você tiver esse exemplar e quiser doá-lo à CIL, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Luana Lemke

Jornalista

Assessoria de Comunicação da IELB

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Veja também

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Dia de vistoria?

Assista à reflexão do pastor Cesar Rios

Formandos de Teologia conhecem de perto o trabalho das servas

Diretoria Nacional da LSLB dirigiu aula para os estudantes no Seminário Concórdia