Outonos da vida

Março traz consigo um tom diferente. De recomeço. Da rotina. Do ano novo que, agora, é para valer na terra do carnaval. Praias quase vazias. Turistas em casa. Salas de aulas cheias. Escritórios e ambientes de trabalho a todo o vapor. Em março, há um tom sobre todos os tons. O da quaresma. É música em tom menor, cadenciada, que nos conduz ao sofrimento do Salvador em direção à cruz.

Neste mês, parte da criação também se reveste de um tom especial. O dourado. Março é tempo de outono. Oficialmente, dia 20. Lentamente, as árvores frondosas, de sombra farta para o verão escaldante, vão tendo suas folhas pintadas. Do verde para o dourado. Algumas, mais amareladas. Outras, avermelhadas. Quase que em uma pintura artesanal. Chegará o momento dessas folhas irem ao chão. Para alguns, sinônimo de trabalho constante com a vassoura. Para outros, uma obra de arte a ser apreciada, como se fossem tapetes dourados pelos jardins e praças.

A vida, por vezes, nos proporciona processos parecidos com o do outono. O que antes poderia ser forte e vigoroso, como as frondosas árvores no verão, pode tornar-se frágil e ir ao chão. Saúde física. Saúde mental. Estabilidade profissional. Paz e sossego. Família. Pessoas. Tudo pode mudar. Seja em um processo lento e contínuo. Seja de forma violenta, sem avisos. E assim podemos nos ver. Secos e frágeis como as árvores de outono, quando suas folhas se vão ao chão.

Quando passamos pelos outonos da vida, precisamos lembrar do tom que nos rege neste período. A Quaresma. Ela aponta para um processo parecido com o próprio outono. O Filho de Deus “abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz” (Fp 2.7-8 – NTLH). Na cruz, a intensidade da vida foi engolida pela morte. Não como causa e consequência natural. Afinal, na cruz estava o Justo. Mas este foi o sacrifício feito por Deus para pagar a conta que, para nós, sempre foi e será impagável.

Na cruz, ecoou o grito: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?” (Mt 27.46). Quando aquilo que é importante se vai ao chão, somos tentados a pensar que Deus nos esqueceu. Que estamos sozinhos nas dores da vida. Que, justamente quando mais precisamos, o Senhor afastou-se. Nessas dúvidas, precisamos ouvir o grito que ecoou na cruz. Alguém já experimentou o abandono. E não fomos nós. Foi Jesus. Ele foi castigado, abandonado, sacrificado em nosso lugar. Para que tenhamos perdão, salvação e a certeza do que o próprio Jesus, já ressuscitado, nos deu: “lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20). Jamais estaremos sozinhos!

O Senhor é conosco. Seja quando estivermos no verão da vida, cheio de intensidade e brilho, seja no outono da vida, quando passamos pelo processo de ver nossas folhas amarelarem e irem ao chão. Através da sua Palavra e da ceia, o Senhor se faz presente quando nos recolhemos, por vezes afundando-nos em nossos próprios pensamentos.
O outono nos lembra que, após o inverno, surgirá a primavera repleta de folhas, cores e perfumes. Uma doce lembrança. Mesmo quando todas as nossas folhas forem ao chão e enfrentarmos a lápide fria, a ressurreição dos mortos será como a mais encantadora primavera, cheia de vida, com a criação em festa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Veja também

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Dia de vistoria?

Assista à reflexão do pastor Cesar Rios

Formandos de Teologia conhecem de perto o trabalho das servas

Diretoria Nacional da LSLB dirigiu aula para os estudantes no Seminário Concórdia