Recalculando a rota

Um dos itens quase que obrigatórios para uma viagem longa e rumo a uma cidade desconhecida são os aplicativos de GPS, como o Waze, por exemplo. No Waze, você é guiado por uma rota segura, tem o tempo estimado de viagem, além dos avisos de acidentes, buracos na pista ou congestionamentos.

O mais interessante é que, caso venhamos a nos perder, saindo da rota certa já calculada pelo aplicativo, o próprio Waze emite o alerta: recalculando rota. Imediatamente, mesmo em movimento, nos é oferecido um novo caminho, que irá nos reconduzir ao destino esperado.

Nas viagens da vida, facilmente tomamos caminhos errados, que nos levam às culpas e sofrimentos diversos. Estes caminhos podem até parecer belos em seu início, mas à medida em que avançamos neles, vamos percebendo que eles nos levam a um destino de pecado, morte e condenação. Disto a Palavra do Senhor nos dá um belo exemplo: “os lábios da mulher imoral podem ser tão doces como o mel, e os seus beijos, tão suaves como o azeite; porém, quando tudo termina, o que esta é a amargura e o sofriment0.” (Provérbios 5.3-4)

Longe do caminho certo, carregando culpas e não sabendo qual caminho devemos seguir, eis que uma mensagem surge diante de nossos olhos. Algo parecido com recalculando rota, do Waze. A mensagem é “arrependam-se dos seus pecados” (Mateus 4.17), “voltem para o SENHOR, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente” (Isaías 55.7).

Não importa o quão longe do Senhor já andamos e o quão sujos e culpados nos sintamos, é possível voltar ao caminho certo e sermos libertados de nossas culpas. Isto só é possível graças a Jesus. Por nós, ele tomou o caminho da cruz, a rota do sofrimento. E, com seu sangue precioso, pagou por nosso pecado e, ressuscitado ao terceiro dia, garantiu algo a todos: “eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (João 14.6). Guiados pelo Espírito Santo, voltemos a Jesus. Ele é o único caminho certo. Estar nele é ter já, agora mesmo, a salvação.

Então fica a dica: que o tempo da quaresma nos faça recalcular rotas e voltar a Jesus, o Salvador. Aliás, o que diríamos de um motorista que rejeita os inúmeros avisos do Waze para retornar ao caminho certo? E o que diríamos de alguém que rejeita constantemente os avisos do Senhor para arrependa-se e volte de seus maus caminhos?

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

A contradição da cruz

Como um objeto de tortura tornou-se sinônimo de esperança?

Veja também

A contradição da cruz

Como um objeto de tortura tornou-se sinônimo de esperança?

Na cruz e no sepulcro vazio da Páscoa estão os sinais que apontam para o mistério da reconciliação!

Reconciliados com o Criador por meio da fé no Cristo morto, contudo, ressuscitado, podemos agora viver uma nova vida

Celebrando a Páscoa no ano de Lucas

Confira as leituras para cada um dos sete domingos chamados “Domingos de Páscoa”