Brasil, campeão mundial do crer

A mensagem cristã entregue aos brasileiros tem o poder de transformar. Pela ação do Espírito Santo... Se o Brasil é número 1 no crer, significa que nossa sociedade tem portas abertas para o anúncio da Palavra. Pelo menos, por enquanto

        Já respirando os ares de setembro, somos convidados a refletir como nação. Afinal, lá se vão 201 anos da proclamação da Independência, feita por Dom Pedro I. Aliás, fico a imaginar a certidão de batismo com o nome completo desta nobreza: Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. Mais fácil Dom Pedro I, não é mesmo?

          Desde o 7 de setembro de 1822, muitos eventos formataram nossa nação. Povos originários, imigrantes, questões comerciais, conflitos, formas de se praticar a política e tantos outros fatores, são ingredientes formadores de nossa cultura e jeito de ser. Neste país multicultural, há vários selos de reconhecimento internacional. Brasil, terra do carnaval e do samba. Brasil, país do futebol – será que ainda é? Brasil, povo de tantos folclores. Caberia ao Brasil o selo de “país das crenças”?

          De acordo com a pesquisa Global Religion 2023, sim. O Brasil destaca-se quando o assunto é crença. Dentre os 26 países pesquisados, estamos no topo, junto com a África do Sul. Cerca de 89% dos brasileiros afirmam crer em algum ser superior. A média mundial é de 61%. Na outra extremidade da pesquisa está o Japão, com apenas 19%. Observando a estatística de nosso país, algo chama a atenção. Dos que creem em algo, 70% afirmam ser cristãos. Destes, apenas 49% frequentam, ao menos uma vez ao mês, sua igreja.  Eis aí um retrato interessante da fé brasileira.  

          É nesse contexto bem brasileiro que estamos inseridos. Sociedade onde uma pequena porcentagem afirma categoricamente o não crer. E que, mesmo dentre os esmagadores 89% que afirmam crer em algo, ainda assim há muita confusão sobre o conteúdo do crer. Refiro-me ao sincretismo religioso. Uma grande salada de frutas, com ingredientes provenientes das diferentes culturas que marcam o Brasil de norte a sul.

Neste mundo brasileiro, estamos presentes, como uma igreja confessional. E que tem uma mensagem relevante a ser entregue aos brasileiros. Seja aos que professam seu ateísmo. Seja aos perdidos em suas crendices e idolatrias. Seja aos que não sabem exatamente no que realmente creem. Por vezes, precisamos fazer a ginástica que Paulo fez em Atenas (At 17), partindo de “DEUS DESCONHECIDO” até chegar à cruz e à ressurreição de Cristo. Este é o conteúdo do único crer que salva. Eis a exclusividade que choca o Brasil pós-moderno.

          A mensagem cristã entregue aos brasileiros tem o poder de transformar. Pela ação do Espírito Santo. Poder para libertar de um sincretismo religioso vazio, com o velho slogan que Deus é um só e que todas as religiões levam ao mesmo alvo. Poder para frutificar uma vida com amor, perdão e misericórdia em um Brasil tão polarizado e acalorado diante de assuntos pontuais. Poder para criar uma fé sólida nas Escrituras, a fim de posicionar-se diante de ideologias e temas que fervilham na sociedade brasileira. Poder para agir de forma ética e quebrar o ciclo de corrupção impregnado na forma de pensar e agir naquele velho jeitinho brasileiro. Se o Brasil é número 1 no crer, significa que nossa sociedade tem portas abertas para o anúncio da Palavra. Pelo menos, por enquanto.

          Oremos pelo Brasil conforme a orientação de 1Timóteo 2. Para que “possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros”.

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Câmara homenageia os 200 anos de presença luterana

Pastor Aramis Jacoby representou a IELB em sessão solene no dia 16 de outubro

Veja também

Câmara homenageia os 200 anos de presença luterana

Pastor Aramis Jacoby representou a IELB em sessão solene no dia 16 de outubro

Aos professores, com carinho. E às crianças também!

Na escola se aprende a arte, o conhecimento, a complexidade e as resoluções de problemas que envolvem as áreas da ciência. Mas é em casa, através da vocação de pai e mãe, que os filhos de Deus são educados para a vida

Congregação São João celebra 75 anos

Presidente da IELB participou do culto festivo em Passo Fundo, RS, dirigindo a mensagem