Posicionamento da IELB sobre o aborto

Confira a carta do presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler

Estimados irmãos e irmãs em Cristo.

A medida que o debate sobre a descriminalização do aborto é novamente trazido à tona no Supremo Tribunal Federal, surgem solicitações para que a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) expresse o seu posicionamento.

Sendo uma Igreja Luterana Confessional, que tem as Escrituras Sagradas como norma de fé e vida, e as Confissões Luteranas como a clara exposição das Escrituras, a IELB historicamente tem se posicionado em favor da vida humana.

Por isso, na qualidade de presidente da IELB, em nome da diretoria nacional e, portanto, em nome da IELB, reafirmo o posicionamento que foi expresso em 07 de agosto de 2018, pelo então presidente da IELB, Rev. Dr. Rudi Zimmer. As palavras dele são as seguintes:

“A POSIÇÃO DA IELB SOBRE O ABORTO

Visto que o aborto foi levado ao Supremo Tribunal Federal e ali foi discutido em audiência pública, líderes de igrejas também se manifestaram. Alguns colocaram sua posição contrária ao aborto, outros, porém, colocaram-se a favor. Diante disso, também a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) foi questionada a respeito. Em resposta, evidentemente, não é possível dar um longo parecer. No entanto, trazemos, deforma resumida, a posição da IELB.

Em primeiro lugar, a IELB chama atenção para o fato de que julgamentos feitos por cortes judiciais, inclusive pelo Supremo Tribunal Federal, sobre a legalidade ou ilegalidade de ações das pessoas, não resolvem assuntos morais e não são determinativos para a consciência cristã.

Em segundo lugar, quanto ao aborto, evidentemente, ocorrem abortos espontâneos e inevitáveis, que se equiparam à morte de uma pessoa. Agora, quanto a abortos provocados, a posição da IELB é esta: Visto que o aborto provocado implica em tirar uma vida humana, ele não é uma opção moral viável, a não ser que se trate de um infeliz e inevitável procedimento médico necessário para evitar a morte de outro ser humano, a saber, da mãe. Se não houver esta infeliz e inevitável necessidade de escolha entre duas vidas, o aborto provocado se equivale ao assassinato, pois claramente é uma desobediência aberta ao quinto mandamento, dado por Deus, que diz: “Não mate” (Exodo 20.13). Isto, porque, do ponto de vista bíblico, o embrião humano já é um ser humano, conforme Davi, inspirado pelo Espírito Santo, claramente confessa no Salmo 139.13-16 (NAA):

‘Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ventre de minha mãe. Graças te dou, visto que de modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.

Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia.

Além de o aborto provocado ser uma séria ofensa contra o quinto mandamento, ele também é ofensa contra o primeiro mandamento, em que Deus diz: “Não tenha outros deuses diante de mim” (Êxodo 20.3). Pois a ação de abortar claramente é manifestar rejeição de honrar a Deus como o Criador e de buscá-lo acima de tudo em tempos de necessidade. Assim, isso se encaixa naquilo que diz o apóstolo Paulo, em Romanos 1.32: “Embora conheçam a sentença de Deus, de que os que praticam tais coisas são passíveis de morte, eles não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam”

Portanto, em consonância com o ensinamento bíblico, a IELB é contrária à prática do aborto provocado de forma indiscriminada.

Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estejam conosco enquanto enfrentamos essas questões importantes e desafiadoras.

Porto Alegre, 26 de setembro de 2023.

Em Cristo,

Rev. Geraldo Walmir Schüler
Presidente da IELB

Comentários

  1. Com gratidão eu saúdo o posicionamento claro, inequívoco, e fiel à Palavra de Deus que a IELB reafirma nesse momento de debate da sociedade brasileira. O mandamento de Deus é claro; aos cristãos cabe confessar, viver, e defender a Palavra de Deus em dias bons ou maus, quer sejamos por isso louvados ou perseguidos. Que Deus continue a abençoar nossa igreja com a sua graça e salvação.
    Pastor (Major) Gerson Flor, Mons, Bélgica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Veja também

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Dia de vistoria?

Assista à reflexão do pastor Cesar Rios

Formandos de Teologia conhecem de perto o trabalho das servas

Diretoria Nacional da LSLB dirigiu aula para os estudantes no Seminário Concórdia