Educação se aprende em casa, na escola, na igreja! E na…

Provavelmente o amigo leitor já deve ter ouvido a máxima que diz: “Família educa; Escola ensina!” Apesar de ser um conceito simpático, penso que não é bem assim.

Marcelo Heemann
Secretário do DE
[email protected]

          Provavelmente o amigo leitor já deve ter ouvido a máxima que diz:“Família educa; Escola ensina!” Apesar de ser um conceito simpático, penso que não é bem assim.

          Quando olhamos educação num aspecto mais restrito, apenas significando um “portar-se adequadamente em relação ao próximo”, essa ideia pode até fazer sentido. Porém, educação é muito mais do que isso. Segundo o dicionário Aurélio, educação significa o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, objetivando à sua melhor integração individual e social”. Já a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional registra, em seu artigo segundo, que “a educação, dever da família e do Estado… tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Duas grandes lições aprendemos com essas definições:

           1 – a educação desenvolve as potencialidades humanas;

           2 – a educação é dever da família e do Estado.  

          Essas duas ideias, embora modernas, já fazem parte da vida dos cristãos, do povo de Deus, há muito, muito tempo! Vejamos esses três versículos:

  • Deuteronômio 6.6,7a > “Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Você as inculcará a seus filhos”.
  • Provérbios 22.6 > “Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele”.
  •  Tito 2.11-12 > “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos. Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa”.

          Nosso querido Pai do Céu, criador de todas as coisas, deu à humanidade esse privilégio e incumbência: de educarmos uns aos outros. E Deus apontou o caminho para que essa educação obtenha sucesso: Jesus Cristo, nosso Salvador! Ele ensinou o povo de maneira simples, capacitou os discípulos ao Ministério, orou pelos seus, praticou o bom senso, a justiça e a piedade, venceu as tentações e, acima de tudo, entregou sua própria vida em favor de nós.

          “Eu sou Caminho, a Verdade e a Vida”, afirmou Jesus. Sim, Jesus é o Caminho para uma educação de excelência, em todos os níveis e aspectos de nossa vida.

          Não foi à toa que Martinho Lutero deu essa tarefa de educação à família, ao escrever o pequeno Catecismo e dizer: Como o chefe de Família deve ensinar com simplicidade em sua casa!

          Também para isso, Lutero expressou seu desejo às igrejas: Ao lado de cada igreja, uma escola. E conclamou os “Conselhos das autoridades das cidades alemãs: Abram e mantenham escolas”.

          Todos nós somos os responsáveis pela educação! Todos queremos excelentes médicos, arquitetos, pastores, governantes, etc. Todos queremos pessoas respeitosas, bondosas, solidárias, etc. E só com uma educação compartilhada é possível alcançar os melhores resultados, quando cada um fizer a sua parte, educando-nos mutuamente para uma vida digna, justa, sensata e piedosa. Porém, o Caminho é um só: Jesus.

Eduquemos nossas crianças em casa, em posturas saudáveis e na Palavra de Deus; Enviemos nossas crianças às escolas, para obterem as ciências da vida; vamos com as crianças à igreja, para nos alimentarmos do pão da vida eterna! E glórias sejam rendidas ao nosso bom Deus!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

A imigração alemã e a estruturação do luteranismo no Brasil

A fé foi um elemento que sempre acompanhou os imigrantes, tanto para fazerem a viagem ao Brasil, como depois os fortaleceu em suas lutas

Veja também

A imigração alemã e a estruturação do luteranismo no Brasil

A fé foi um elemento que sempre acompanhou os imigrantes, tanto para fazerem a viagem ao Brasil, como depois os fortaleceu em suas lutas

Votos matrimoniais

“Eu prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da nossa vida até que a morte nos separe.”

Educação Teológica na IELB

As Confissões Luteranas desempenham um papel vital na formação e prática teológica. Elas não são apenas documentos históricos, mas guias vivos para a prática da fé cristã no contexto contemporâneo. Preservam a pureza doutrinária e servem como uma ferramenta vital para a proclamação do evangelho, garantindo que a mensagem de Cristo seja transmitida de forma fiel em todas as gerações