O Criador na alvorada do novo ano

Deus me dá o sentido dos meus atos. A vida divina é ativa, a abundância é sem limites, a vida se renova sempre. A vida está em Deus, a vida vem de Deus sem se distanciar dele. Vida é a relação entre Deus e o mundo

(Leia o Salmo 127)

          Proclamar o Criador é confessá-lo. A confissão enraíza em formulações feitas na aurora do cristianismo. O primeiro credo procede de pessoas ameaçadas, perseguidas, martirizadas. A concepção sobre o universo mudou muito de lá para cá. As imagens que os telescópios nos transmitem está muito distante dos rudimentos que andavam na cabeça dos mais atentos observadores. A superfície plana contornada pelo rio Oceano se arredondou, o céu estrelado subiu a trilhões de corpos estelares só em nossa galáxia, uma entre bilhões de outras.

Moisés levanta os olhos ao céu estrelado, além do visível alarga-se o invisível. No invisível soa uma voz que ilumina tudo. Isso aconteceu no princípio. O movimento é do invisível ao visível, “a Deus ninguém viu…” O movimento acontece do invisível ao visível, da escuridão à luz. A palavra rompe o silêncio. A Palavra (Logos) cria e recolhe. O não ser nega o ser, depende do ser, está subordinado ao ser.

O que persiste é o reconhecimento da minha relação pessoal com o Criador.  A luz que vem do Criador é mais do que os raios que procedem do sol para despertar a vida na terra. O Criador decide criar sem estar sujeito a nenhuma obrigação. O criador se revela na criatura, assim como o artista se revela na obra de arte. Vejo o artista na obra de arte, não vejo o artista sem a obra. O visível nos cerca. O invisível fundamenta o visível.  Invisível é o Pai, visível é o Filho. Estou na situação do Jó interrogado pelo Criador. Onde estava você? –  Pergunta a voz que vem da tempestade. O que vejo em telas luminosas me deixa muito menor.

Construímos casas e cidades. Hoje a população urbana supera a população rural.  A cidade nos ensina que todos vivemos conectados; dependemos de outros e outros dependem de nós. No momento que saímos de cena, outros tomam o nosso lugar. As teorias que buscam explicar nosso modo de criar ficam aquém do que desejamos saber. Somos mistério para nós mesmos.

Davi declara que se Deus não constrói a casa, trabalham em vão os construtores (Sl 127). Se confesso o Deus Criador, expresso o que Deus opera em mim. Deus criou e continua a criar. Construo porque sou imagem de Deus. Deus me dá o sentido dos meus atos. A vida divina é ativa, a abundância é sem limites, a vida se renova sempre. A vida está em Deus, a vida vem de Deus sem se distanciar dele. Vida é a relação entre Deus e o mundo. Na vida sentimos a presença de Deus. Deus não cria de outra fonte, Deus cria contra o nada, contra a morte.

Não posso ignorar outros construtores mais ou menos bem sucedidos do que eu. Devo contribuir para que todos estejam abrigados. Do contrário não tem sentido o que faço, ainda que levante de madrugada. Deus vela pela minha preservação enquanto estou dormindo. Trabalho para o bem de todos mesmo que eles não o sintam. Se amparamos uns aos outros, o trabalho deixa de ser penoso, podemos sentir as delícias do repouso.

O ano novo abre novo ciclo de realizações. Cristo trabalhava enquanto adversários o torturavam, garantiu abrigo ao crucificado que lhe rogava atenção. O Redentor trabalha na dor, alivia a dor, aponta vida além da dor.

O Criador fala comigo na tempestade, na brisa da tarde, na noite suave. Conversa de Criador a criador, discutimos projetos, avaliamos resultados, conversa sem hora de começar e de terminar.

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Veja também

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Dia de vistoria?

Assista à reflexão do pastor Cesar Rios

Formandos de Teologia conhecem de perto o trabalho das servas

Diretoria Nacional da LSLB dirigiu aula para os estudantes no Seminário Concórdia