Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Já sou assinante!

Tempos, eventos e ações extraordinárias

Louvamos a Deus por nos ter chamado à família da fé e nos ter enviado ao mundo na missão de levar Cristo para todos, com a única palavra que permanece e transforma vidas para sempre. Senhor, concede-nos sabedoria para perceber, decidir e agir nesse tempo de eventos e ações extraordinárias para a tua glória e a salvação de muitas pessoas. Amém!

                  

       Esta edição do Mensageiro Luterano (ML) foi pensada, escrita, diagramada, produzida, como sempre, por muitas mãos, mentes e corações, mas em um contexto totalmente diferente de outras edições. A nossa geração jamais viu e viveu algo como essa tragédia climática que tão duramente atingiu grande parte do Rio Grande do Sul em final de abril e ao longo do mês de maio, fato já conhecido de todos.

       Acreditamos que a centenária revista oficial da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), assim como na enchente de 1941 e em outras tragédias que marcaram as mais de dez décadas de circulação do nosso ML, não poderia deixar de registrar, para a memória e a história da nossa igreja e da sociedade, esse tempo de eventos e ações tão extraordinários.

       Creio que seria desnecessário dizer, mas vou reforçar aqui: os registros, os relatos em palavras e imagens, são apenas uma pequena amostra, um resumo de tudo o que aconteceu e já foi feito no RS (como local da tragédia climática) e em todo o Brasil (com ações solidárias em favor dos atingidos), nesse período das inundações. E, ao mesmo tempo, apontamos aqui para as inúmeras demandas e oportunidades de ajuda para a difícil e, talvez, longa reconstrução de vidas, casas, igrejas, escolas, empresas, empregos, nos campos e nas cidades.

         Igualmente tão importante quanto as ações solidárias exemplificadas aqui – de pessoas, famílias, igrejas, organizações eclesiásticas, civis e governamentais, pelas quais louvamos a Deus – é a correta compreensão bíblica-teológica das ações de ajuda em amor ao próximo, nas quais participamos, seja in loco ou a distância.

         Nesse sentido, recomendamos a leitura de todos os artigos e textos de reflexão relacionados à tragédia climática. Em especial, o texto: A CRIAÇÃO SOFRE – A teologia da cruz e a misericórdia de Deus. Nele somos lembrados da ação misericordiosa de Deus, em seu Filho Jesus Cristo, em favor de todas as pessoas. E mediante a ação do Espírito Santo, pela Palavra e sacramentos, ele nos chama à vida prática na fé, tanto para testemunho como para atos de misericórdia em favor do nosso próximo, em suas necessidades. Jesus nos orienta, dizendo: “Vocês são o sal da terra. Vocês são a luz do mundo”. E em Mateus 5.16 resume, dizendo: “Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus.”

         Não posso finalizar essa palavra ao leitor sem mencionar que a nossa centenária Editora Concórdia também sofreu e ainda sofre as “dores de parto” dessa inundação, assim como já havia acontecido em 1941, em outro endereço. Há 83 anos, a Editora, mesmo destruída e cheia de lama malcheirosa, foi acolhida, abraçada e reconstruída pela IELB. Os membros e líderes, daquele tempo, entenderam que a missão da editora era fundamental na produção e distribuição de conteúdo cristão confessional luterano, tanto para edificação do povo de Deus, como para testemunho do que cremos, ensinamos, confessamos e esperamos para esta vida e para a eternidade. E assim, sob a bênção de Deus, chegamos aos 101 anos de atividades.

         Louvamos a Deus por nos ter chamado à família da fé e nos ter enviado ao mundo na missão de levar Cristo para todos, com a única palavra que permanece e transforma vidas para sempre. Senhor, concede-nos sabedoria para perceber, decidir e agir nesse tempo de eventos e ações extraordinárias para a tua glória e a salvação de muitas pessoas. Amém!

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Simpósio Internacional de Missão reflete sobre “A Missão de Deus como Marca da Igreja”

Programação contou com 195 inscritos, sendo que uma destas inscrições representou o Seminário El Reformador, da República Dominicana

Veja também

Simpósio Internacional de Missão reflete sobre “A Missão de Deus como Marca da Igreja”

Programação contou com 195 inscritos, sendo que uma destas inscrições representou o Seminário El Reformador, da República Dominicana

30 anos de cooperação entre Brasil e África do Sul

A cooperação entre a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e o Sínodo de Igrejas Livres da África do Sul (FELSISA), igreja luterana irmã da África do Sul, completa 30 anos no mês de julho deste ano.

O perigo de construir com voluntários

Assista ao vídeo da coluna Direito Religioso que aborda vários aspectos envolvendo serviço voluntário e a necessidade de cuidados jurídicos para a contratação segura em construções!