No dia 26 de junho, um grande evento marcou as comemorações dos 120 anos de atividades da Igreja Evangélica Luterana no Brasil e dos 53 anos da IELB em Rondônia. A solenidade aconteceu no auditório Amizael Gomes da Silva, da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, e contou com um culto festivo, seguido de sessão solene, que foi proposta e presidida pelo deputado Luizinho Goebel, membro da Congregação Concórdia, de Vilhena, RO (assista aqui).
A liturgia do culto foi dirigida pelo pastor Wendell Naitzel Siring, da Congregação Cristo, de Porto Velho, e pelos conselheiros distritais: pastor Marcio Romeu Gowert, do Distrito Rio Machado; pastor Miqueias Eller, do Distrito Alto Rio Madeira; e pastor Claudir Abentroth, do Distrito Vale do Guaporé. Os pastores Erivelton Butzke e Fernando Eller participaram com leituras do Antigo Testamento e da Epístola, respectivamente.
A mensagem foi dirigida pelo pastor Valci Sering, baseada em Mt 22,21: “Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”, destacando que Igreja e Estado, são duas instituições divinas, que não podem ser fundidas, nem separadas, mas distinguidas e atuarem em cooperação mútua. A bênção final foi conduzida pelos 19 pastores presentes na celebração.
Houve também a participação da banda Estação da Fé, banda da Polícia Militar de Porto Velho, e do coral da Assembleia Legislativa de Rondônia. Cerca de 380 pessoas prestigiaram a solenidade, entre autoridades civis, representantes dos três poderes, membros da IELB de todo o Estado e outros convidados.
Após o culto, o deputado Luizinho Goebel abriu a sessão solene falando da importância da Igreja Luterana para o Estado de Rondônia, que já possui atuação na maioria dos municípios. Goebel lembrou dos desafios da IELB em Rondônia, desde a chegada do primeiro pastor até o atual momento, quando a igreja está fortalecida e presente em todas as regiões do estado.
Por fim, o depulado entregou aos pastores e representantes da IELB, duas placas comemorativas: uma pelos 120 anos da Igreja no Brasil, entregue ao pastor Miqueias Eller, representando o presidente da IELB, pastor Geraldo Valmir Schüler; e a outra pelos 53 anos de atuação em Rondônia, entregue ao pastor Marcio Gowert.
“Foi um dia de uma homenagem honrosa concedida pelo Estado em Rondônia, através da Assembleia Legislativa desse Estado, com propositura do Deputado Luizinho Goebel e aprovada por unanimidade por todos os parlamentares da casa. Que a honra e a glória sejam ao Governo Supremo, o Deus Triúno, o qual rege a Igreja e o Estado, em benefício da humanidade e da sua criação”, concluiu o pastor Valci Sering.