A contemporaneidade da pedagogia luterana

14º ENEL contou com palestras e oficinas relacionadas à temática envolvendo os 500 anos da pedagogia luterana

Revisitar o passado visando planejar o futuro. O 14º Encontro Nacional de Escolas Luteranas (ENEL) entra para a história como um dos mais significativos eventos promovidos pela Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL). Sob o tema “A Contemporaneidade da Pedagogia Luterana”, o evento, realizado de 16 a 19 de julho, em Santo Amaro da Imperatriz, SC, reuniu cerca de 330 participantes, entre educadores, administradores e entusiastas da pedagogia luterana de todo o país, que debateram sobre os 500 anos da Pedagogia Luterana.

A programação contou com sete palestras, seis oficinas, feira de eventos dos parceiros (Sistema Positivo de Ensino, Escola da Inteligência, Nave à Vela, Positivo English Solution, ZOOM education for life, Isaac, Maralto Edições, Programa Escola Segura, Jovens for Schools, PROESC e ULBRA), devoções, culto, trilha ecológica e momento de confraternização.

Veja um pouco mais sobre as palestras e oficinas:

  1. AVANÇANDO ALICERÇADO NO PASSADO (Dr. Thomas Korcok, Saint Catharines, Canadá)

Este ano celebramos os 500 Anos da Carta de Martinho Lutero aos Conselheiros das cidades alemãs, que marca o início da Educação Luterana A apresentação do Dr. Korcok desvendou as lições da Reforma, demonstrando como podemos aplica-las às salas de aula de hoje. Descobrimos algumas abordagens interessantes referentes à pedagogia, que podem verdadeiramente contribuir para construção da identidade das nossas escolas.

  • A ORIGINALIDADE DA PEDAGOGIA LUTERANA NA PRODUÇÃO DO IDEÁRIO EDUCACIONAL MODERNO FUNDAMENTAÇÕES FILOSÓFICAS E TEOLÓGICAS E DISPOSITIVOS INSTITUCIONAIS E PEDAGÓGICOS (Dr. Cesar Nunes)

Apresentou uma síntese das características do movimento pedagógico emanado da Reforma Luterana demonstrando porque podemos, sim, utilizar a expressão “Pedagogia Luterana”. Destacou o corajoso pioneirismo de Philip Melanchthon 1497 1560 e suas originais proposições para a educação luterana emergente. Atualizou os pressupostos ontológicos, teológicos e filosóficos nascidos da Reforma Luterana para a realidade brasileira, destacando a eventual presença/ausência desses pressupostos nas lutas e proposições legais (Constituição Federal de 1988 LDBEN, BNCC e PME) e pedagógicas recentes do Brasil.

  • CONTRIBUIÇÕES NEUROCIENTÍFICAS PARA OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO (Prof. PhD Guilherme Nogueira)

O cérebro é uma estrutura, ao mesmo tempo fascinante e intrigante, que orquestra todo o nosso aprendizado e funcionamento social. Nas últimas décadas, a Neurociência vem ganhando espaço nas discussões acerca do comportamento e da aprendizagem, contribuindo para a ampliação do conhecimento no que se refere ao funcionamento cerebral, o que possibilita novas formas de pensar e agir as estratégias procedimentais em cada domínio profissional, incluindo a Educação. Assim, a palestrante versou sobre a interação cérebro/ambiente, ampliando a compreensão do público sobre como os processos estimulatórios do ambiente impactam o cérebro e influenciam no aprendizado e no comportamento adaptativo. Alcançar uma “equação inteligente”, integrando Neurociência e Educação, requer desmistificar a ideia de que as neurociências darão soluções rápidas e se tornarão prescritivas, mas entender a importância desse escrutínio científico como alicerçamento de conhecimento para a vida.

  • O PROFESSOR INESQUECÍVEL (Dr. Geraldo Peçanha de Almeida)

Empatia, escuta e transformação por meio do ofício educativo. Esta palestra resgatou o orgulho e a paixão de ser professor. Trouxe reflexões importantes e emocionadas sobre o ofício educativo. Com isso, espera-se que o educador possa, ao participar dessa palestra, fazer suas autoavaliações acerca do trabalho e do compromisso para com a educação. Essa palestra também apontou saídas para que o trabalho se torne uma prática de felicidade e de realização pessoal, sobretudo àqueles que se entregam verdadeiramente ao ofício educativo.

  • A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS MINDSETS DA EDUCAÇÃO (Ms. Marcos Meier)

Abordou o professor mediador e sua forma de potencializar a aprendizagem de seus alunos. Os critérios universais de Feuerstein, a resistência à mudança em confronto com a necessidade de atualizar nossas metodologias, a neurociências e as inteligências artificiais na educação foram os temas abordados.

  • EDUCAÇÃO E FUTURO: IMPACTOS, DESAFIOS E NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM (Prof. José Motta)

Esse encontro foi uma profunda e necessária reflexão sobre a inovação evolutiva da educação, as tecnologias educacionais emergentes, a aprendizagem híbrida, as Metodologias Ativas de Aprendizagem, as Softs Skills + Competências Socioemocionais, a BNCC na prática, o futuro do mercado de trabalho, o propósito da educação no século XXI, a Educação 5.0 e o Future-se. Foi um verdadeiro choque de realidade com o propósito de apresentar uma nova maneira de pensar uma educação que atenda as demandas do futuro que já se faz presente.

  • COMO O CÉREBRO SE (RE)ORGANIZA PARA APRENDER: QUESTÕES RELACIONADAS AO NEURODESENVOLVIMENTO TÍPICO E ATÍPICO – INCLUSÃO (Prof. PhD Guilherme Nogueira)

Trouxe contribuições para a área da educação, pelas “lentes” do Programa de Aprimoramento e Monitoramento da Inclusão (PROAMI):

*Avaliação diagnóstica;

*Utilização da avaliação diagnóstica para elaboração de planos de intervenção;

*Monitoramento, através de avaliações de desempenho.

Tudo isso com fundamentação neurocientífica, dando base para a compreensão acerca do fluxo neurofisiológico do processo de aprendizagem e dos aspectos que se mostram pré-requisitos, para cada etapa do processo de aprendizagem.

+ POCKET PALESTRA: Biodiversidade da Serra do Tabuleiro (Biólogo Guilherme Willrich)

Além da palestra expositiva sobre a flora e fauna da Serra do Tabuleiro, os participantes puderam fazer uma trilha ecológica guiada para conhecer parte dessa biodiversidade, localizada no Resort Plaza Caldas de Imperatriz.  

OFICINAS:

  1. DIDÁTICA E CRISTOCENTRISMO NA COLEÇÃO CONEXÕES DE FÉ (Pastor Ismar Lambrecht Pinz – Congregação Cristo, de Porto Alegre, RS)

O lenhador é protagonista em seu trabalho. Mas todo lenhador sabe que um machado bem afiado facilita o processo. Uma boa ferramenta pode fazer a diferença. Na educação, o professor apenas é protagonista quando faz seu aluno protagonizar. Nesta oficina, dialogou-se sobre a Coleção Conexões de Fé, como uma ferramenta bem alinhada com processos didáticos que auxiliam professor e aluno na bonita caminhada da aprendizagem, no caminho que é Jesus!

  • APRENDIZAGEM CRIATIVA: UMA NOVA ABORDAGEM PARA AS PRÁTICAS EM SALA DE AULA BASEADA NOS 4 PS: PROJETO – PAIXÃO – PARES – PENSAR (Prof. Pós-doutor Fábio Gusmão / SPE)

A aprendizagem criativa é uma abordagem pedagógica que busca uma educação mais relevante e significativa pautada no estímulo à criatividade, à imaginação, à colaboração e ao pensamento crítico, buscando, desse modo, despertar o interesse em aprender nos nossos estudantes. Essa oficina teve como propósito apresentar os conceitos relacionados a essa abordagem pedagógica que está baseada em quatro pilares, os 4 Ps: Projeto, entendido como a experiência que promove a prática da aprendizagem criativa; Paixão, sentimento que gera engajamento intrínseco ao indivíduo; Pares, que corresponde ao trabalho colaborativo e ao Pensar brincando, sugerindo a livre iniciativa de representar e experimentar ideias para trabalhar de forma lúdica e prazerosa.

  • PROMOVENDO O PROTAGONISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (Psicopedagoga Maria Rita Grande Gulo / Jovens for Schools)

Objetivo foi capacitar os professores da Educação Infantil e 1º Ano EF com estratégias e metodologias ativas para promover o protagonismo em sala de aula, tanto para os alunos quanto para os próprios educadores. A oficina buscou incentivar a reflexão sobre práticas pedagógicas, fortalecer a autonomia das crianças e estimular o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem.

  • HACKENEL: DESENVOLVENDO NOVAS HABILIDADES, FLEXIBILIDADE E ADAPTABILIDADE RUMO ÀS PROFISSÕES DO FUTURO (Prof. Esp. Luiz Eduardo Pacagnella e Prof. Rogério Escribano / Nave à Vela)

Um mundo em constante mudança exige novas habilidades em consonância com a tecnologia. Contudo, apenas a teoria não é suficiente. A proposta do HackENEL foi desafiar os participantes a, junto com o Nave à Vela, conhecer e experimentar as profissões do futuro.

  • A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A EDUCAÇÃO: TRANSFORMAÇÃO PARA OS NOVOS FUTUROS (Prof. Me. Solange Giardino / ZOOM)

Esse encontro buscou refletir, por meio de atividades e experimentação, os impactos da Inteligência Artificial Generativa na escola, que, para cumprir seu papel de formar cidadãos críticos e conscientes, precisa trabalhar dentro de três contextos: Aprendizagem sobre a IA – Proporcionando aos estudantes a compreensão sobre seu funcionamento. Aprendizagem com a IA  –  Aplicando as ferramentas de IA nos diversos componentes curriculares; Aprendizagem para a IA – Estimulando a postura crítica sobre os vieses éticos, a apropriação de conteúdo sem a indicação das fontes e a identificação de desinformação.

  • A IMAGEM DO INVISÍVEL: PENSANDO A ILUSTRAÇÃO DE LIVROS A PARTIR DAS EMOÇÕES, LEVANDO O ALUNO A DESENVOLVER MECANISMOS CRIATIVOS ATRAVÉS DA IMAGEM E DA OBSERVAÇÃO (Alexandre Rampazo – Maralto)

Tendo como ponto de partida a ideia que o autor de livros ilustrados ilustra o invisível, o autor Alexandre Rampazo propôs nessa oficina a possibilidade de pensar a ilustração a partir das emoções, explorando pensamentos através de uma conversa expositiva e posteriormente o desenvolvimento de possibilidades imagéticas através de técnica combinada de colagem e tinta.

Na semana passada, o programa Revista CPT, do Canal CPT, repercutiu o encontro. Assista abaixo:

Confira aqui a programação completa.  

Veja aqui o álbum de fotos.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.