A vida é boa!

Ser positivo é conseguir entender que não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe. É ser grato.

Daniela von Mühlen
Psicóloga Relacional Sistêmica – Terapeuta de Casal e Família
https://danielavonmuhlen.com/ ou @danielavonm

          Tantas coisas já aconteceram em 2024, não é mesmo? Mudanças climáticas, enchentes, secas, queimadas, crises financeiras, embates políticos, violência familiar; tudo muda o tempo todo e cada vez mais rápido. Acompanhar tudo isso e manter a mente saudável é um grande desafio.

          Alguns dias atrás, conversava com meu filho Miguel, de 17 anos, sobre todas essas mudanças na vida da gente em tão pouco tempo. E ele encerra o assunto com a frase “mas a vida é boa, é bom viver”. Confesso que me deu uma sensação de dever cumprido como mãe, pois este também é um grande desafio diário.

          Pois bem, a vida é boa, sempre, e é muito bom viver. Mas precisamos direcionar nosso olhar para fora do furacão ou para além do túnel escuro. Muitas vezes não conseguimos fazer isso sozinhos, então precisamos permitir que alguém nos guie ou acompanhe para fora ou além dos problemas que parecem não ter solução. É preciso manter a esperança.

          Passamos também por um período em que a esperança foi deturpada, e a positividade da vida se tornou tóxica, foi e ainda é usada para ganhar dinheiro, vender receitas prontas de sucesso e bem-estar; os golpes estão aí e cada vez mais convincentes. Por causa desse tipo de exagero, muitos se tornaram negativos e pessimistas, o outro extremo.

Para perceber que a vida é boa e é bom viver é preciso ser positivo. E isso não significa ser ingênuo ou alienado. Ser positivo é conseguir entender que não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe. É ser grato.

          Tem uma música de que gosto que traz essa reflexão, no refrão: “Mas se a gente juntasse as pequenas alegrias, seríamos felizes todos os dias”. A cantora Marcela Taís lista várias coisas pequenas que acontecem com frequência e às quais nem sempre damos valor, ou deixamos passar desapercebidas quando estamos envoltos em grandes problemas. Para escutar a música, acesse:

         

          A vida é boa, sim, acredite! E é muito bom viver, mesmo que hoje esteja pesado, mesmo que ninguém tenha percebido que você está triste, mesmo que você não encontre abertura para falar o que o incomoda em casa ou no trabalho.

Lembre-se que Jesus está sempre com você. Peça-lhe sabedoria e oportunidade para passar por esses momentos difíceis; peça-lhe que coloque pessoas bacanas na sua vida; que ele o direcione para profissionais competentes e responsáveis. Peça-lhe paciência e persistência diante dos desafios da vida. E agradeça-lhe sempre pelas pequenas alegrias de todos os dias. Agradeça-lhe pela vida e cuide bem dela.

Se estiver muito difícil, se sentir que está sozinho, acesse https://www.vocenaoestaso.org/.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Legados da imigração alemã no Brasil

IMIGRAÇÃO ALEMÃ – 200 ANOS Numa edição anterior, falamos das condições dos imigrantes alemães na Europa e da realidade que enfrentaram aqui...

Veja também

Legados da imigração alemã no Brasil

IMIGRAÇÃO ALEMÃ – 200 ANOS Numa edição anterior, falamos das...

Natal Solidário

No dia 14 de dezembro, foi realizado, na Congregação...