CONSELHO DIRETOR DA IELB

Dias 14 a 17 de novembro de 2024, Curitiba, PR

Fotos: Pastor Walace Uhlylig, Tiago Sazana, Comunicação IELB e Mensageiro Luterano

      O segundo dia da reunião ordinária do Conselho Diretor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (CD-IELB), iniciou com um momento devocional oficiado pelo pastor local Jacson Müller, vice-presidente do CD, sob o tema: Confiança em meio aos desafios e mudanças (Neemias 4.10-17).

      Na sequência o Rev. prof. dr. Gerson Linden, diretor do Seminário Concórdia proferiu palestra, sob o tema: Refletindo sobre ser Igreja, a partir da Escritura e das Confissões, com um olhar atento para o século XXI. A palestra foi seguida com mesa redonda dirigida pelo presidente do CD, Juliano Schneider Belz, com perguntas e reações dos membros participantes.

      Ainda pela manhã, houve um painel com a Diretoria Nacional da IELB, coordenado pelo Juliano Schneider Belz, seguida da oração de encerramento da sessão matinal, pela Sheila Augustin, da Comissão de Eventos.

       O Líder Leigo do Distrito Norte Mato-grossense, Joanã Lyneburger, fez a oração de abertura da sessão da tarde. Logo após, o pastor Geraldo Walmir Schüler, presidente da IELB, proferiu palestra sob o tema: IGREJA, um organismo organizado para crescer.

      Após perguntas e reações à palestra, as organizações auxiliares da IELB, falaram aos participantes do CD. A presidente da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), Dagmara Abigail Figur, agradeceu o apoio recebido pela atual gestão da JELB, em especial, pela Diretoria Nacional da IELB e Departamentos. Pediu especial atenção e incentivo da igreja aos jovens para que os mesmos participem do 48º Congresso Nacional da JELB, em 28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2025, em Sumaré. São Paulo, SP. Informou que até essa data, há 458 pessoas inscritos, com 23 pastores. As inscrições ainda podem ser feitas.

      A presidente da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB), Loci Marinês Narcizo Gobetti, apresentou destaques do relatório impresso e dos múltiplos trabalhos da LSLB, realizados pelas Servas em todo Brasil. Em especial, destacou o lançamento do “Ligue-se” 26, sob o título: Parábolas de Jesus – no contexto do século 21. Também ressaltou a importância do recolhimento das ofertas das sacolinhas para o cumprimento dos projetos de missão. E o congresso nacional das mulheres luteranas, a ser realizado em janeiro de 2026, na cidade de Bento Gonçalves, RS.

       O presidente da Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB), Ives Moller, falou do trabalho desafiador da LLLB, pediu apoio aos jovens da igreja e lembrou que há poucas vagas disponíveis para o congresso nacional 2025, em Salvador, BA. Completou sua fala com dados estatísticos das inscrições, com expressiva participação das mulheres.

      No espaço da Hora Luterana, o pastor Mário Rafael Fukue destacou diversas ações e conteúdos produzidos e disponibilizados para o trabalho missionário da igreja e de testemunho pessoal, agradecendo todo o apoio recebido pela Hora Luterana.

      O prof. dr. Gerson Linden falou sobre as atividades do Seminário Concórdia e perspectivas para 2025. Também pediu à liderança da IELB apoio e incentivo aos membros a fazerem os cursos da ETE.

     O grande destaque ficou por conta da Faculdade Luterana Concórdia, já autorizada pelo MEC, para seu funcionamento. Falou com alegria, entusiasmo e gratidão dessa grande conquista. Lembrou do dedicado e extraordinário trabalho realizado por toda equipe para atender todas as demandas legais para a Faculdade Luterana Concórdia iniciar as suas atividades. Disse que é a realização de um sonho e um feito da IELB e não apenas do Seminário, pois a nova faculdade é da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Convidou o vice-presidente de Comunicação da IELB, Éderson Wasem, para apresentar a Identidade Visual e o logo escolhido para a nova Faculdade Luterana Concórdia que já tem o seu site:

      O diretor do Colégio Concórdia de São Leopoldo, pastor e professor André Luís Bender, falou dos eventos e desafios do colégio em 2024, com vistas ao ano de 2025. Fez especial destaque para o acolhimento de pessoas e famílias atingidas pelas enchentes de maio desse ano, no Rio Grande do Sul.

     Pela Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL), falou o diretor-executivo, prof. Nelci Senger. Em nome da Associação das Entidades de Assistência Social da IELB (AESI), falou o presidente da entidade, o pastor Elberth Davi Jagnow – coordenador do Projeto Eliézer.

     O vice-presidente de Ação Social, pastor Airton S. Schroeder, coordenador do Fundo de Apoio a Projetos da IELB (FAPI) e do Fundo de Resposta a Desastres (FRD), compartilhou o relatório sobre a destinação dos recursos,  pontuando o número de paróquias e somas por distritos, bem como alguns desafios que permanecem, no apoio a agricultores, famílias sem casa, pastores que tiveram perdas e na reconstrução de alguns templos.

     Para finalizar as atividades do dia, aconteceu um painel com os coordenadores dos Departamentos do Conselho Diretor, sob a coordenação do vice-secretário do Conselho Diretor, Mychael Zuge. As atividades da noite foram encerradas com um jantar de confraternização.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.