Viver e morrer no Senhor

Ensino Confirmatório na igreja, antes, durante e depois da confirmação

No primeiro domingo no Advento, iniciamos um novo ano da igreja. O enfoque que nos guiará neste novo ano é “Firmados na fé que recebemos”.

Vivemos tempos desafiadores. A era digital, marcada pelas redes sociais e pela inteligência artificial, transformou a maneira como nos comunicamos, aprendemos e nos relacionamos. As pressões sociais exercem uma influência silenciosa e poderosa sobre nossa vida. Somos constantemente bombardeados por padrões que tentam nos moldar de acordo com as tendências do mundo.

O apóstolo Paulo adverte em Romanos 12.2: “E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente…” Esse alerta é especialmente importante para nossos jovens, que estão em uma fase de descobertas e formação. Como igreja, temos a responsabilidade de auxiliá-los a resistir a essas pressões, firmando-se na fé batismal que receberam.

A instrução aos confirmandos desempenha um papel importante nesse processo. Trata-se de uma grande oportunidade de orientar o jovem a lembrar-se do seu batismo, reafirmar sua fé em Jesus e comprometer-se a renunciar ao mal, servir a Deus em suas vocações e permanecer fiel à igreja.

No mundo atual, é comum que os adolescentes se sintam como Êutico de Trôade, o jovem que, durante uma longa pregação de Paulo, adormeceu e caiu da janela (At 20.7-12). Muitos dos nossos jovens estão sentados nas “janelas” da vida contemporânea, distraídos ou entediados, correndo riscos que, muitas vezes, são ignorados. Somos desafiados, como igreja, a estender a mão e trazê-los para o centro da vida congregacional.

É importante reconhecer que os desafios enfrentados pelos jovens de hoje são diferentes dos enfrentados pelas gerações anteriores. No entanto, suas necessidades espirituais permanecem as mesmas; todos somos pecadores por natureza e necessitamos do Salvador Jesus Cristo.

Diante disso, é com grande alegria que os Encontros de Capacitação para a Educação Cristã (ECEC), em 2025, terão como foco a instrução aos confirmandos. Sob o tema “Viver e morrer no Senhor – Ensino Confirmatório na igreja, antes, durante e depois da confirmação”, iremos refletir sobre o desafio de ensinar nossos adolescentes e integrá-los à vida da congregação. Nosso objetivo é preparar as lideranças congregacionais para promover essa integração, fortalecendo sua fé e identidade batismal.

Em um mundo repleto de desafios e distrações, precisamos reafirmar nossa identidade em Cristo, resistindo às pressões dos padrões deste mundo e recebendo da parte do Espírito Santo, por meio da Palavra e dos sacramentos, a renovação da nossa mente. Como nos exorta o apóstolo em Colossenses 2.6-7: “Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, estando enraizados e edificados nele, e confirmados na fé, como foi ensinado a vocês, crescendo em ação de graças”.

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

De geração em geração

Ao olharmos para trás, somos tomados por gratidão. Por isso podemos olhar para o futuro com bom ânimo, com a convicção de que as próximas gerações levarão a mensagem do evangelho até lugares e tempos que nós mesmos jamais alcançaremos.

Veja também

De geração em geração

Ao olharmos para trás, somos tomados por gratidão. Por isso podemos olhar para o futuro com bom ânimo, com a convicção de que as próximas gerações levarão a mensagem do evangelho até lugares e tempos que nós mesmos jamais alcançaremos.

CULTO E BEM-ESTAR

O que a pesquisa confirma e Lutero já sabia