Fotos: Wilhelm Falkenstein
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) celebrou seus 121 anos de fundação com um culto solene, no dia 29 de junho, em Limeira, SP, reforçando o compromisso da igreja em permanecer fiel aos seus ensinamentos e intensificando sua missão de levar a mensagem de salvação a todos.






A programação foi transmitida ao vivo no canal da IELB no YouTube e contou com a participação de aproximadamente 700 pessoas, incluindo os membros da igreja, visitantes e autoridades civis e eclesiásticas. Entre as autoridades civis, estiveram presentes o prefeito municipal, Murilo Félix; o presidente da Câmara de Vereadores de Limeira, Everton Ferreira; e o secretário municipal de Comunicação, Bruno Cunha. Da IELB, participaram do evento todos os integrantes da Diretoria Nacional – o presidente, pastor Geraldo Schüler, e os vice-presidentes de Ensino, pastor Joel Müller; de Expansão Missionária, pastor Heder Gumz; de Educação Cristã, pastor Fernando Garske; de Ação Social, pastor Airton Schroeder; de Comunicação, Éderson Wasem; e de Administração, Gustavo Becker da Silveira – os presidentes da Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB), Ives Moller; e da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), Luiz Felipe Machado; o presidente da Associação de Entidades de Assistência Social (AESI), pastor Elbert Jagnow; os conselheiros dos distritos Bandeirante, pastor Jorge Falk Júnior; e Paulista, pastor André Kurz; os líderes leigos dos distritos Bandeirante, Cláudio Hergert; e Paulista, Carina Österlein; o pastor local, Gilson Persike; o secretário de Relações Institucionais da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e coordenador da Aliança Pró-Tradução da Bíblia da Associação de Missões Transculturais do Brasil (APTB-AMTB), Paulo Teixeira; os pastores da Hora Luterana, Adelar Munieweg (diretor-executivo) e Mario Rafael Fukue, e demais pastores de ambos os distritos. Pastor Natanael da Silva, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Limeira, também prestigiou a cerimônia, que contou com a participação da banda Brilha Jesus, da Congregação Bom Pastor, de Limeira, do grupo instrumental, conduzido pelo pastor Diego Pulga, da Congregação Novo Mundo, de Indaiatuba, e pelo pianista Sávio Valadares, de Uberlândia, MG, e da União Coral dos distritos Bandeirante e Paulista, composta por 90 vozes e regida por Aline Batista Valadares Melo, da Congregação Cristo, de Uberlândia, e pelo pastor emérito Osmar Schneider, da Congregação Cristo Para Todos, de Ribeirão Preto.













A mensagem do culto foi proferida pelo presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, que usou o versículo-chave do tema da IELB do quadriênio 2022-2026 para estimular os irmãos a permanecerem “firmados no ensino quem recebemos” (Cl 2.6-7). O presidente enfatizou a “preciosa teologia da cruz” como o cerne da fé cristã e o pilar do luteranismo confessional, destacando a ordem de Jesus para ensinar a todas as nações.



Uma das ênfases da pregação foi o pensamento sobre o relativismo, que, segundo o presidente, leva as pessoas a criarem suas próprias verdades e a rejeitarem as verdades absolutas da Bíblia, como a criação divina, a pecaminosidade humana e a salvação por meio de Jesus Cristo. Trazendo para o contexto atual, o presidente traçou uma analogia entre a trágica morte da jovem brasileira que faleceu por falta de socorro após cair em um vulcão na Indonésia, e a situação de milhões de pessoas que se encontram em um “abismo do inferno espiritual”, aguardando a Palavra da salvação.



A comissão organizadora sentiu-se honrada e satisfeita com o evento: “Foi um momento único para o nosso Distrito Bandeirante. Receber toda a Diretoria Nacional da IELB para celebrarmos juntos os 121 anos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, a presença de pessoas de outros distritos, especialmente da capital de São Paulo e de outras regiões, foi realmente muito especial”.





O conselheiro, pastor Jorge Falk Júnior, lembrou como surgiu a ideia de o Distrito Bandeirante sediar o culto nacional da IELB. “O presidente nos convidou para sediar o culto de 121 anos da nossa igreja, neste ano especial em que a Congregação Cristo, do bairro dos Pires, celebrou 100 anos de fundação. No início do ano, formamos uma equipe distrital composta pelas congregações Bom Pastor e Cristo – dos Pires e a diretoria distrital. Esta equipe foi coordenada pela comissão de eventos, organizando todos os detalhes estruturais. Foram convidados os regentes para liderar a união coral dos distritos Bandeirante e Paulista – também foi planejado um momento de música instrumental, e convidado também a banda Brilha Jesus. Foram muitas reuniões e decisões importantes até este dia”, relatou o conselheiro, destacando que “A mensagem do pastor Geraldo marcou a mente e o coração de cada um, lembrando que, aqui neste mundo muitos esperam serem salvos, assim como a jovem brasileira aguardava socorro no vulcão na Indonésia, e como podemos e devemos levar a palavra de Deus a todos, como diz nosso lema Cristo para todos”, finalizou.






Para o conselheiro do Distrito Paulista, André Kurz, o culto em comemoração aos 121 anos da IELB foi um momento marcante de fé, gratidão e comunhão. “A mensagem inspiradora do presidente Geraldo nos conduziu a refletir sobre o passado com gratidão, a vivermos o presente com firmeza no ensino da Palavra e a projetarmos o futuro com esperança em Cristo. Foi uma celebração abençoada, que renovou nosso compromisso com a missão da Igreja de Cristo e fortaleceu nossa unidade como povo de Deus”, considerou.






Entre muitos elogios e agradecimentos pela celebração, destacamos aqui um que veio de uma irmã que acompanhou a transmissão online: “Minha gratidão pela oportunidade de adorar e celebrar com a IELB em Limeira! A música estava linda e foi uma alegria cultuar juntos. Sou grata pela oportunidade de conhecer tantos membros, pastores e líderes da IELB durante esta visita. É um belo lembrete do corpo de Cristo e um prenúncio da nossa celebração eterna juntos no céu! Eu me senti honrada por participar do culto em Limeira”, relatou Karin L. Semler, da Hora Luterana dos Estados Unidos.






Logo após o momento cívico e o culto, foi realizado um almoço de confraternização na Congregação Cristo, do bairro dos Pires, em Limeira.








DN SE REÚNE COM PASTORES E LIDERANÇAS PARA NOVOS PROJETOS
Aproveitando a ocasião de todos os integrantes da Diretoria Nacional estarem presentes no culto nacional, a DN se reuniu com as lideranças dos dois distritos paulistas. No domingo à tarde, na Congregação Cristo, de Limeira, com os pastores e lideranças do Distrito Bandeirantes, totalizando 60 pessoas, e na segunda-feira pela manhã, na Congregação Ebenézer, em São Paulo, com 18 pastores e 1 estagiário do Distrito Paulista. Ambos os encontros tiveram como pauta: saudação do pastor conselheiro, devoção e palavra do presidente da IELB, apresentação do trabalho, desafios e projetos das congregações do distrito, palavra dos integrantes da DN e apresentação do projeto do Encontro de Capacitação para Educação Cristã (ECEC) 2026, com o tema “Congregação preparada para a missão e a evangelização”, feita pelos vice-presidentes de Educação Cristã, pastor Fernando Garske, e de Expansão Missionária, pastor Heder Gumz.

Segundo o pastor Fernando, o diálogo e a apresentação do projeto do ECEC aconteceram na perspectiva do enfoque da IELB em 2026 “Crescendo em Ação de Graças”, reafirmando que a igreja que foi enraizada e edificada por Deus (2023), preservada e confirmada na fé em Cristo mesmo diante das dificuldades e perseguições (2024), que é firmada no ensino por meio da educação cristã e da vida receptiva (2025) agora, agradecida, transborda toda essa ação graciosa de Deus em direção aos “de fora”, participando da missão de Deus e assumindo seu papel na evangelização. “Por isso, chamamos o ano de 2026 de ‘o ano da missão’”, pontuou.

O conselheiro do Distrito Bandeirante, pastor Jorge Falk Júnior, classificou o momento de diálogo e aproximação como positivo. “É um projeto que abrange várias áreas dentro do distrito, com o objetivo de trabalhar a missão da região. Todos estão animados em fazer essa missão”, observou.

Para o conselheiro do Distrito Paulista, André Kurz, foi um encontro para escuta mútua e visão missionária. “A reunião não apenas trouxe direcionamento e ideias práticas, mas também fortaleceu nossa comunhão e renovou nosso compromisso com a missão de Deus. Somos gratos por esse momento de escuta, diálogo e alinhamento, e seguimos confiantes de que, unidos em Cristo, daremos passos significativos para que o Evangelho continue sendo anunciado com fidelidade e relevância em nosso Distrito”, finalizou.

