Introdução às confissões luteranas – Sua Atualidade e Relevância

Como e por que surgiram os textos confessionais luteranos do século XVI? O que pretendiam essas confissões e o que alcançaram? Essas e muitas outras perguntas são tratadas nesta obra com objetividade e economia de texto, desdobrando um mapa claro e bem delineado para quem quer visitar, com proveito, cada um dos recantos dos documentos confessionais do Luteranismo, reunidos no Livro de Concórdia, de 1580.

A Reforma do século XVI fez com que, na segunda metade do milênio, a igreja estivesse em permanente estado de alerta quanto à questão essencial: o que é realmente evangelho? Desde a rejeição das proposições luteranas pelo Concílio de Trento até o diálogo católico-luterano que resultou na tentativa de convergência da Declaração Conjunta de Augsburgo em outubro de 1999, necessário é admitir que a questão da confessionalidade em função da fidelidade ao evangelho é vital para a igreja cristã.

Verdade é que a discussão em torno da confessionalidade pode se tornar um fim em si em alguns momentos. Mas onde essa discussão não acontece, o evangelho tende a ser sufocado por práticas, posturas e discursos que o anulam.

Este livro de Erní Walter Seibert, é muito útil a todos que individualmente ou em grupos se disponham a conhecer não somente as Confissões, mas especialmente o pano de fundo em que elas foram criadas. E assim sirva de auxílio e estímulo a que, especialmente hoje, a questão da confessionalidade diante do evangelho permaneça viva entre nós.

AUTOR: Erní Walter Seibert

FORMATO: 14 x 21 cm

NÚMERO DE PÁGINAS: 144

Adquira o livro aqui!

Artigo anterior
Próximo artigo

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

A imigração alemã e a estruturação do luteranismo no Brasil

A fé foi um elemento que sempre acompanhou os imigrantes, tanto para fazerem a viagem ao Brasil, como depois os fortaleceu em suas lutas

Veja também

A imigração alemã e a estruturação do luteranismo no Brasil

A fé foi um elemento que sempre acompanhou os imigrantes, tanto para fazerem a viagem ao Brasil, como depois os fortaleceu em suas lutas

Votos matrimoniais

“Eu prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da nossa vida até que a morte nos separe.”

Educação Teológica na IELB

As Confissões Luteranas desempenham um papel vital na formação e prática teológica. Elas não são apenas documentos históricos, mas guias vivos para a prática da fé cristã no contexto contemporâneo. Preservam a pureza doutrinária e servem como uma ferramenta vital para a proclamação do evangelho, garantindo que a mensagem de Cristo seja transmitida de forma fiel em todas as gerações