Vida e saúde

“Do que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8.36). “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”, diz Jesus (Jo 10.10).

Tradicionalmente, o mês de novembro é o mês da mordomia cristã na IELB, quando são abordados temas relacionados à administração de tempo, dons e recursos. Desse mesmo modo, deve-se enfatizar o importância do cuidado com a vida como maior presente de Deus:

“O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele” (2Pe 1.3).

Ao observar os animais livres na natureza, a morte ocorre, na sua grande maioria, de forma natural (velhice, predação…). Já ao observar o fim da vida nos homens, a forma mais comum é a doença. Como isso é possível, se ambos são criaturas de Deus? Teriam os animais um apreço maior pela vida? Seriam os seres humanos negligentes para com a vida?

Como nos diz o versículo de 1Pedro 1.3, Deus nos dá abundantemente tudo aquilo que é necessário para o bom cuidado da vida: o ar que respiramos, o qual nos fornece oxigênio; os rios e mares, os quais nos fornecem água; a terra, a qual nos fornece o alimento. Observando esses três pilares, é de suma importância preservar e utilizar de forma consciente o ecossistema em que habitamos.

Diferente dos animais, Deus concedeu aos homens inteligência e sabedoria, conferindo-lhes capacidade de decidir suas ações de acordo com seu próprio desejo. Dessa forma, deve-se utilizar essa sabedoria para o bom cuidado para com a vida, ou seja, fazendo boas escolhas. Mesmo com todos recursos para ter uma vida saudável, porque se opta por um estilo de vida que leva à doença? Assim, será que os animais estão mais próximos do seu Criador, e por outro lado, o ser humano estaria distante de Deus?

Cuidar bem da vida seria voltar para Deus e buscar nele orientação. Dessa forma, deve-se cuidar do ar que se respira e da própria respiração; cuidar das fontes de água e da própria hidratação; da pureza da terra e da boa alimentação; manter o corpo ativo e a mente saudável; investir em relacionamentos sadios; ter um sono de qualidade.

Em forma de gratidão pela vida, maior presente recebido de Deus, “templo” do Espírito Santo (1Co 6.19), a maior oferta que se pode dar é cuidar bem do corpo, da mente e da fé, permanecendo em comunhão com Deus (Jo 15.5) até o dia de devolver tudo aquilo que foi recebido.

João Janke

Pastor, médico e psicólogo

Porto Alegre, RS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Veja também

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Dia de vistoria?

Assista à reflexão do pastor Cesar Rios

Formandos de Teologia conhecem de perto o trabalho das servas

Diretoria Nacional da LSLB dirigiu aula para os estudantes no Seminário Concórdia