As Bíblias no Instituto Histórico da IELB

No segundo domingo de dezembro celebramos o Dia da Bíblia e, para marcar esta data, iniciamos uma nova série relacionada com a história da IELB, apresentando quinzenalmente um item do acervo do Instituto Histórico da IELB que será publicado nas redes sociais da IELB (Facebook e Instagram), e que também serão incluídos no álbum Resgatando a História da IELB (veja aqui).

Para esta nova série, o IH conta com a contribuição de um expert na área: Prof. Dr. Rudi Zimmer, que atuou por décadas na Sociedade Bíblica do Brasil e também nas Sociedades Bíblicas Unidas.

A editora do Sínodo de Missouri – Concordia Publishing House – foi fundada em 1869. Antes dessa data, as congregações na cidade de Saint Louis, estado de Missouri (EUA), tinham sua própria Sociedade Bíblica. Após a fundação da editora do Sínodo, esta passou também a produzir as Bíblias em idioma alemão, segundo a tradução do Dr. Martin Luther, datando as edições até o ano de 1910.

Depois disso, o ano da edição perdeu destaque, passando a aparecer de maneira discreta, como mostra a 1ª foto. A CPH continuou imprimindo Bíblias regularmente, em alemão e também em inglês, mesmo com a existência de diversas Sociedades Bíblicas nos Estados Unidos.

Essas foram as Bíblias trazidas pelos missionários americanos ao Brasil, e que – conforme a Bíblia completa original de Lutero – além do Antigo e do Novo Testamento, continham 12 livros apócrifos, que ocupavam cerca de 150 páginas.

Também os pastores e professores formados em nosso Seminário Concórdia utilizavam, nas primeiras décadas, estas edições, que eram, inclusive, colocadas à venda em nossa Editora, na época, Casa Publicadora Concórdia. Temos, pois, no IH, diversos exemplares, nos mais diferentes estados de conservação.

As fotos mostram algumas curiosidades:

1 – uma indicação discreta da quantidade (3 mil) e ano da edição (1951);
2 – página da frente da edição de 1907;
3 – página do Registro Familiar, do pastor Benjamin Germano Flor;

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.