As Bíblias no Instituto Histórico da IELB

No segundo domingo de dezembro celebramos o Dia da Bíblia e, para marcar esta data, iniciamos uma nova série relacionada com a história da IELB, apresentando quinzenalmente um item do acervo do Instituto Histórico da IELB que será publicado nas redes sociais da IELB (Facebook e Instagram), e que também serão incluídos no álbum Resgatando a História da IELB (veja aqui).

Para esta nova série, o IH conta com a contribuição de um expert na área: Prof. Dr. Rudi Zimmer, que atuou por décadas na Sociedade Bíblica do Brasil e também nas Sociedades Bíblicas Unidas.

A editora do Sínodo de Missouri – Concordia Publishing House – foi fundada em 1869. Antes dessa data, as congregações na cidade de Saint Louis, estado de Missouri (EUA), tinham sua própria Sociedade Bíblica. Após a fundação da editora do Sínodo, esta passou também a produzir as Bíblias em idioma alemão, segundo a tradução do Dr. Martin Luther, datando as edições até o ano de 1910.

Depois disso, o ano da edição perdeu destaque, passando a aparecer de maneira discreta, como mostra a 1ª foto. A CPH continuou imprimindo Bíblias regularmente, em alemão e também em inglês, mesmo com a existência de diversas Sociedades Bíblicas nos Estados Unidos.

Essas foram as Bíblias trazidas pelos missionários americanos ao Brasil, e que – conforme a Bíblia completa original de Lutero – além do Antigo e do Novo Testamento, continham 12 livros apócrifos, que ocupavam cerca de 150 páginas.

Também os pastores e professores formados em nosso Seminário Concórdia utilizavam, nas primeiras décadas, estas edições, que eram, inclusive, colocadas à venda em nossa Editora, na época, Casa Publicadora Concórdia. Temos, pois, no IH, diversos exemplares, nos mais diferentes estados de conservação.

As fotos mostram algumas curiosidades:

1 – uma indicação discreta da quantidade (3 mil) e ano da edição (1951);
2 – página da frente da edição de 1907;
3 – página do Registro Familiar, do pastor Benjamin Germano Flor;

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Veja também

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Igreja de Candelária, RS, celebra os 200 anos da imigração alemã

Palestra e descerramento de placa alusiva marcaram a data

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail...